Exmos. Senhores,
No dia 29/06/2023, agendei on-line um envio para a China com a ref.ª CA001600289PT, entretanto ao dirigi-me aos CTT para despachar a encomenda (20g) em questão, e ao explicar ao funcionário de que se tratava-se de um objeto para substituição e respetiva devolução foi-me aconselhado a utilizar outro serviço, que seria igualmente eficaz/rápido e mais barato.
Assim foi enviado, no mesmo dia a encomenda com a ref.ª RT145731161PT, contudo no dia 11/07 deparei-me com uma indicação no site CTT, de que o envio teria sido selecionado para apresentação à Alfandega. Dirigi-me de imediato aos CTT para tentar resolver esta situação, por tratar-se de uma encomenda no valor de 480€ e que a garantia do mesmo terminaria em Outubro de 2023. Tendo como resposta de que não podiam fazer nada e que teria de reportar a situação para o e-mail dos CTT (CTT@crm.ctt.pt), assim o fiz e o resultado não foi muito diferente, indicaram que a encomenda estava na Alfandega e que não podiam fazer nada.
Desde então ainda me dirigi várias vezes aos CTT, reenviei mais e-mails, sempre na busca de uma solução, mas sempre com o mesmo desfecho, de que nada podiam fazer a não ser aguardar pela devolução.
Passado 1 ano, em 21/06/2024 recebo a devolução da encomenda.
Ao comunicar novamente a empresa, já me fui negada a substituição do objeto pois já não se encontra na garantia.
Após várias trocas de e-mails a única solução apresentada seria a substituição com o acréscimo de 200€.
Tendo em conta que paguei por um serviço que não foi prestado... ou mal prestado, como preferirem interpretar, pois nada chegou a ser enviado e nada foi feito para resolução do problema, mas que agora tem um custo associado que poderia ter sido evitado.
Entendo que os CTT são responsáveis pela situação atual e que por isso têm o dever de assumir os custos agora agregados.
Cumprimentos,
Bruno Martins