back

Demora na ligação de electricidade

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

N. P.

Para: EDP Comercial

01/01/0001

No passado dia 16/07, através do Contact Center da EDP, rubriquei um contrato de electricidade com factura segura incluída.Ao receber o email de confirmação do contrato, verifiquei que o nome não estava correto, pelo que pedi a correcção do mesmo.Foi-me dito pelo operador que não podia fazer nada e que teria de fazer um novo contrato.No dia 17/07, rubriquei novo contrato com a devida correcção de nome.Pedi que a ligação fosse feita o mais urgente possível, porque estava sem electricidade, chega o final de semana, os alimentos que tinha no frigorífico iriam-se estragar-se, tenho três filhas todas menores, e sem luz, não posso fazer comer, porque tenho tudo eléctrico, dar banhos e outras necessidades inerentes há falta da mesma.Foi-me dito que tal não era possível porque os agendamentos são feitos de um dia para o outro, ou seja provavelmente só na segunda-feira dia 20 é que poderia ser agendado.Com a estação do ano em que estamos, é claro que, todos os bens alimentares que tinha no frigorífico e congelador ficaram todos estragados.Na 2.ª feira liguei novamente para a edp comercial e foi-me dito que o processo tinha passado para a edp distribuição, que tinha de ligar para lá para saber em que situação estava o processo.Contactei a referida e foi-me dito que a edp comercial ainda não tinha feito lá chegar o processo. Contactei novamente a edp comercial, e como uma bola de pingue-pongue, empurram de um lado para o outro. Exigi falar com um superior e ao fim de alguma espera e falei com o mesmo, foi-me dito que apesar do carácter urgente que tinha até 5 dias úteis para a situação ficar resolvida.Questionei como iria confeccionar alimentos para as minhas filhas menores, inclusive uma foi operada e necessitava de cuidados especiais, foi-me dito que, nada podiam fazer mais da parte deles.Nos dias seguintes 21, 22, 23, contactei por várias vezes ao longo do dia, as linhas de apoio da edp comercial e distribuição e a história foi a mesma, empurrando de um lado para o outro e ficámos todos sem luz em casa.Durante este tempo dia 20 e 21, tive de socorrer da casa de um familiar, para poder dar ás minhas filhas, dignidade e aconchego humano.No dia 22,23,24,25,26,27 tive que me deslocar todos os dias duas vezes por dia para comprar alimentos e confeccioná-los no lume de lenha para que nada se estragasse, ficá-mos estes dias todos sem poder tomar um banho decente, foi a lei da sobrevivência. Fomos privados de bens de primeira necessidade, bem como de todos os outros aspectos do quotidiano inerentes ao espaço familiar.No passado dia 24 contactei novamente as linhas e exigi que me fosse ligada a luz pois já tinha ultrapassado o prazo legal para cumprimento da situação inclusive dirigi-me a uma loja local da EDP para fazer uma reclamação por escrito. Ainda nesse dia liguei para a linha da edp comercial e pedi para falar com a supervisora, D. Marta Amorim, que tentou solucionar a questão pois a própria disse-me que de facto não é normal esta situação estar a ocorrer. Na loja de Abrantes a pessoa que atendeu tentou também ela através dos seus contactos fazer algo pela nossa situação.Foi-me referido por ambas que na 2.ª feira dia 27. iria ser contactada para agendamento da ligação de luz.Ou seja estou sem electricidade desde o dia 16/07, dez dias de calendário.No passado dia 27 pela manhã contactei novamente a linha de apoio da edp comercial e foi-me dito que o agendamento só poderia ser feito para o dia seguinte, ou seja dia 28/07, eu perguntei o que consideravam como caso urgente e foi-me dito que não podiam fazer nada e que o agendamento só poderia ser feito para o dia mencionado.Por ironia do destino na passada sexta-feira de manhã quando vou a um café, vi que estavam os trabalhadores da visa-beira, firma que faz as ligações, expliquei-lhes a situação e disseram-me que sem a ordem da EDP distribuição não podiam fazer nada.O Sr. ficou ficou com uma cópia do contrato e disse que ia ver o que podia fazer.Na parte da tarde ligou-me e disse-me que nada podia fazer e que só quando o pedido fosse para agendamento ai já podia fazer alguma coisa.Como na 2.ª feira dia 27 o pedido foi para agendamento a tarde e como fiquei com o contacto do sr. da empresa liguei-lhe para ver se ele podia vir fazer a ligação de luz.No dia 27 por volta das 18:30h finalmente terminou o calvário da minha família porque foi estabelecida a electricidade.De salientar que hoje dia 28/07, recebi um sms da edp a confirmar que me viriam ligar a luz só no dia 30/07, quando já tenho electricidade.Algo não está bem naquela empresa e quem sofre são os consumidores que pagam e não têm os serviços pretendidos.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.