back

Custo do estacionamento

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. C.

Para: Aeroporto de Lisboa - Aeroporto Humberto Delgado

01/01/0001

No passado dia 12-03-2016 formulei a referida reclamação no Parque de Estacionamento do Aeroporto de Lisboa, cujo teor reproduzo:“Marquei e paguei uma reserva em parque low-cost e antes de vir para o Aeroporto procurei na página da ANA quais os parques low-cost e tendo verificado que eram os parques 5 e 6 entrei no 5*. Segui os procedimentos que foram passar o código de barras e quando passei o código o botão sinalizou para carregar. Carreguei o botão, saiu o cartão e entrei e agora tive de pagar mais do dobro do que tinha contratado. Agradeço a devolução do que paguei a mais”*Esclarecimento: Na reclamação referi que entrei no Parque 5, mas de facto tinha entrado no parque 6.Porquê a reclamação? Eu tinha efetuado uma reserva no parque low-cost nº 5 e antes de me dirigir ao Aeroporto, apesar de ter imprimido (quando fiz antes a reserva) e ter na posse o Voucher de entrada com a indicação do parque reservado (mas com um tipo de letra tão pequeno que mal se vê o parque em causa o que deve ter sido a causa da minha dúvida), e porque tinha a ideia de haver mais do que um parque low-cost no aeroporto, consultei a página da ANA e, quando cliquei em estacionamento low-cost, o primeiro parque de Lisboa que aparece é o nº 6, como se pode verificar na sequência de imagens que anexo.Acontece que no regresso da viagem e quando pretendi sair do estacionamento com a minha viatura, a ANA obrigou-me a pagar pelo estacionamento mais €35 euros. A reserva havia sido efetuada por €20 euros.Em resposta à minha reclamação, a ANA respondeu-me por carta datada de 18-03-2016, na qual concluem que “Não obstante o incumprimento das condições de utilização da reserva de estacionamento, foi, por nós, a título excecional, considerado para efeitos de cálculo do valor de estacionamento no parque P6, o valor da reserva realizada, ato que não garantimos no futuro…”.Fiquei convencido assim por esta carta que iriam devolver-me os €35 euros que havia pago a mais. Deixei passar algum tempo e porque a devolução da verba não ocorria entrei em contacto com a ANA para esclarecer a situação, tendo enviado por email de 11-04-2016 o IBAN da minha conta bancária para que da parte da ANA pudessem fazer a transferência.Nesse mesmo email efetuei as seguintes considerações sobre o ocorrido:“Gostaria, ainda, se me permite, de referir dois pontos. Primeiro, que a numeração dos vossos parques, designadamente no Aeroporto de Lisboa, é indutora de erro, pois se o Parque 5 é low-cost porque razão o Parque 6, que é o ultimo na numeração, é mais caro do que o parque 5, sendo os parques 1, 2 e 3 os que têm estacionamento mais caro?Segundo, quando entrei no parque 6, tentei, tal como indicado no Voucher, que a máquina lêsse o código de barras. Mas se eu estava no parque errado, não há/haverá a possibilidade de uma mensagem no ecran do leitor a avisar que me encontrava no parque errado? O vosso sistema ou os Controladores em serviço não podem verificar, no momento, que estava enganado? Não poderiam avisar sonoramente para eu me dirigir para o parque correcto?Estas observações têm por fim evitar erros como o que aconteceu comigo”Entretanto a ANA, por carta registada datada de 11-04-2016 (cópia em anexo), vem agora referir que o que paguei a mais (€35 euros) foi “uma medida de caracter excecional (que me) beneficiou”!!!!Reconheço que errei e que no Voucher estava referido o Parque 5. Não disponho da cópia do Voucher, porque quando fiz a reclamação, o Agente de Segurança pediu que o deixasse no parque o que fiz porque estava de boa fé. Mas sublinho que a identificação do Parque no Voucher estava com uma letra pequeníssima, o que V. Exas poderão verificar solicitando cópia do dito Voucher à ANA.Depois, a sequência de imagens na página da ANA na internet leva a pensar que o Parque 6 é low-cost, porque é o primeiro que aparece quando se clica na imagem inicial de low-cost.Finalmente os procedimentos do leitor de Código de Barras e de quem deverá fazer, a todo o momento, o controle da situação não ajuda, ou não ajudou quando eu entrei no parque 6, pois deveria ter havido a indicação de que estava a entrar no parque errado. O registo informático, se ainda não foi apagado, do sistema de parques da Ana deve ter o registo de que alguém com a marcação para o parque 5 esteve a tentar ler o código de barras no parque 6 no dia 9-03-2016.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.