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criação de dois contratos no meu nome sem minha autorização

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. C.

Para: NOS Comunicações SA

03/10/2016

Queria começar esta reclamação dizendo que o meu único contrato voluntário com a NOS havia sido terminado em 22 de Março de 2016, data em que a ordem de desligamento de serviço foi oficial, sendo que me facturaram serviço até 30 de Abril de 2016, ficando tudo pago e tudo saldado.O problema pelo qual venho fazer a reclamação começou no dia 12 de Setembro quando recebi em casa dois envelopes da NOS, cada um com seu contrato, com o meu nome, BI, NIF mas com instalação em duas moradas completamente desconhecidas à minha pessoa. O número telefónico listado no contrato não era o meu, mas sim, assumo o número da pessoa que fez o contrato em meu nome. O contrato indicava que o serviço já havia sido instalado no passado dia 3 de Setembro. Telefonei imediatamente para a NOS (departamento de cancelamento de contratos) e expus a situação. Na altura não me conseguiram explicar como é que tinha sido possível estes contratos serem criados, dado que não estavam assinados, e que era uma situação muito peculiar. A operadora do call center que me atendeu foi bastante prestável e apesar de não me ter conseguido explicar como é que aquilo tinha acontecido, disse que ia encaminhar para um departamento de contratos suspeitos e que iria dar a ordem para desligar o serviço. A operadora fez questão de me dizer que não tinha que me preocupar, porque não seria responsabilizada nem teria que pagar seja o que for, e que seria informada sobre a resolução do problema. Resolvi esperar uma semana para ver se me ligavam, mas como não o fizeram, e calhou receber uma fatura em casa da NOS correspondente a estes contratos, resolvi ligar no dia 20 de Setembro. Expus de novo o caso à operadora de Call Center que me calhou, e pedi informações sobre como estava a decorrer o processo. Desta vez fui recebida com alguma resistência e pouca vontade em facultar detalhes, e só com alguma insistência é que ela me disse que a ordem de desligamento tinha sido emitida a 13 de Setembro e que dia 14 de Setembro pelas 10:30 e 10:32 tinham desligado os dois contratos. Disse-me também que por volta das 14:45 da tarde, um [nome desconhecido] terá ligado para se queixar de falta de serviço e foi-lhe comunicado que o serviço tinha sido desligado por ordem da titular do contrato, eu. Explicando à operadora que tinha medo que esta pessoa, claramente desonesta, considerando que fez dois contratos com os meus dados, tentasse retaliação dado ter acesso à minha morada de residência, tentei saber mais detalhes sobre como o contrato tinha sido feito. Aí foi-me dito que se eu tenho medo para ir à polícia e que não era a NOS que ia investigar. A operadora não me quis dizer se o contrato tinha sido feito por telefone, ou por vendedor porta a porta, ou se tinha sido trabalho interno, apenas que se os contratos não estão assinados, não poderá ter sido numa loja e com a minha insistência em saber, questionou que utilidade me teria saber como é que a NOS permitiu que os contratos tivessem sido celebrados sem pelo menos confirmar com o titular, dado terem o meu contacto telefónico. Acredito ser meu direito saber como é que estes contratos foram feitos. Fiz questão de lhe dizer que durante o tempo em que fui cliente NOS chegaram a ligar-me dezenas de vezes por dia por motivos comerciais, até eu ter oportunidade de atender, e num caso destes, em que acrescentam dois contratos comigo como titular, não tive qualquer contacto. A operadora acrescentou também que não cabe à NOS questionar se qualquer pessoa ligar para a NOS e munida apenas do meu NIF e BI e disser que é [meu] marido e que quer fazer dois novos contratos, só têm que aceitar o pedido. Disse-me que não faziam qualquer tipo de verificação porque eu já era cliente e assumiam que era verdade o que qualquer pessoa disse ligando para lá. Acontece que para todos os efeitos eu já não era cliente, o meu último contrato activo tinha sido terminado em Março. A desculpa de que não questionam 2ºs nem 3ºs contratos parece isso mesmo, uma desculpa para uma falha muito grande de segurança. Segundo a informação dada pela NOS para fazer contratos novos é preciso Documento de Identificação (Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão) Cartão de Contribuinte Comprovativo da morada) e não apenas os números, e não havia possibilidade de quem fez os contratos ter um comprovativo de morada para as moradas contratadas em que estivesse o meu nome. Outra coisa que a operadora tentou fazer foi culpar-me por terem tido acesso aos meus dados, criando uma teoria de uma carta que tivesse o meu BI e NIF se ter extraviado e magicamente tivesse passado pelas mãos de quem celebrou contrato com a NOS usando os meus dados. Na mesma frase que indica que os dados são pessoais e que ninguém deveria ter acesso, reconheceu que afinal o NIF é de fácil acesso hoje em dia. Para finalizar, voltei a perguntar se podia estar descansada que não ia ser responsabilizada e ter que pagar fosse o que fosse, e a resposta foi Não lhe podemos prometer nada, não sei se vai ter que pagar ou não. O que me deixou completamente desconcertada, porque a última coisa que eu quero ouvir é que para além da preocupação com a minha segurança, também corro o risco de ter que pagar serviços usufruídos por outros e criados de forma suspeita.A NOS criou-me um problema deixando que alguém criasse dois contratos sem o meu consentimento, nem assinatura, nem conhecimento, e das duas uma, ou tem um sistema mais seguro e houve conivência de um trabalhador da NOS que deixou o contrato passar, não seguindo os procedimentos da empresa, ou então tem um sistema que promove burlas, em que realmente basta alguém ter acesso a um NIF e um Cartão de Cidadão e pode andar a celebrar contratos com facilidade. Eles tinham veículos de verificação e escolheram não os usar. Como é que fazem duas novas instalações sem notificar o titular pelo número de telefone que estava em ficha? Como é que instalam primeiro e depois é que enviam o contrato para o titular assinar? Sinto que o cenário que me foi descrito pela operadora põe qualquer cliente da NOS em risco de receber em casa contratos celebrados por outros, e muito provavelmente ser responsabilizado pelos custos inerentes.Prevendo que a NOS, mesmo que descubra como é que esta falha aconteceu, não me vai dar satisfações, e correndo o risco de ter financeiramente responsabilizada, resolvi recorrer a esta reclamação.Volto a repetir, a NOS criou-me um problema aceitando estes dois contratos, e fui tratada ao telefone como se a culpa fosse minha, e como se eles não tivessem que investigar e dar satisfações a quem tem um problema de segurança em mãos criado por eles. Desvalorizaram completamente a gravidade do problema, apesar de reconhecerem que não era comum, tentaram culpar-me pelo mesmo e isso não é aceitável. Sinto que no segundo telefonema me estavam a tentar demover de descobrir a verdade sobre este caso, e isso a mim só me deixa a pensar que devem estar comprometidos. Não só ainda não recebi nenhum telefonema da NOS com feedback sobre este caso, como ontem recebi uma SMS a dizer que tinha em 5 dias atingia o prazo legal para regularizar o meu valor em dívida, e já vem uma ameaça de processo em tribunal. Aparentemente para isto a NOS já tem o meu número de telemóvel. Estou mesmo a ver que isto vai escalar e daqui a nada tenho o departamento de contenciosos da NOS a cobrar-me dinheiro por estes dois contratos que fizeram no meu nome.Sempre fui uma cliente correcta, com tudo pago, contratos cumpridos, e não estou disposta a ser penalizada por erros de outros.


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