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Cobrança indevida

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. C.

Para: Amazon.es

03/05/2023

Em 11/04/2023 recebo na minha caixa de email do endereço ligado à minha conta na Amazon.es um pedido de avaliação de um produto que não comprei.Surpreendido, fui consultar a minha conta da Amazon.es e, como esperado não tinha este nem qualquer outro produto em “Os meus pedidos” nos últimos 3 meses.Ao consultar os movimentos do meu cartão visa, associado à carteira da minha conta na Amazon.es para minha surpresa, existiam dois débitos de compras que não fiz. Aliás toda a compra tem sempre associado o correspondente email de confirmação da encomenda o que no caso não existiu. Por isso o meu total desconhecimento dos movimentos na minha conta associada ao cartão visa.Acesso ao Centro de Mensagens da minha conta da Amazon.es e deparo-me com várias mensagens do dia 17/03/2023 que não foram direcionadas para o email da conta:1. Em 17/03/2023 – 00:39:17 – Confirmação do pedido 406-5407569-0756363 no valor de 50,00 euros.2. Em 17/03/2023 – 02:24:20 – Confirmação de entrega digital, Nº pedido D01-4614306-6613437 com descritivo em português.3. Em 17/03/2023 – 02:24:32 – Confirmação do pedido D01-4614306-6613437 com descritivo em espanhol.4. Em 17/03/2023 – 02:55:55 – Confirmação do pedido 406-1095033-6477118 no valor de 60,00 euros.5. Em 17/03/2023 – 03:17:11 – Alterações recentes na sua conta da Amazon6. Em 17/03/2023 – 14:24:49 – Reembolso del pedido de Amazon nº 406-1095033-6477118 no valor de 60,00 euros.Da análise data/hora em que os pedidos foram feitos poderia ficar preocupado se não serei um sonâmbulo que vai ao seu desktop pessoal e intransmissível, liga-o, digita a senha de acesso e põe-se a fazer compras na Amazon.es. Aqui somos apenas marido e mulher e a PlayStation só dos anúncios.Analisando a sequência das mensagens dá a impressão de que a Amazon andou +/-2 horas às aranhas. Permitiu que às 00:39:17 horas alguém não autorizado acedesse à minha conta e, pelo menos até às 02:24:32 horas fizesse o que bem quis. Em nova tentativa do intruso às 02:55:55 horas já tinham descoberto a marosca, por isso o alerta da intrusão e, mais tarde o reembolso, mas apenas da segunda tentativa falhada. Quanto à compra inicial no valor de 50,00 euros ainda continuo a aguardar o reembolso o qual é a razão desta queixa.Juntando a isto fico com a suspeita de que os meus dados foram parar às mãos de terceiros e que todas estas mensagens do dia 17/03/2023 foram direcionadas para o email do intruso. Esta a razão pela qual penso ser o motivo de não ter recebido qualquer comunicação. Será que estamos perante uma conduta negligente por parte da organização?Regressemos então, ao dia 11/04/2023. Após o envio de uma mensagem a solicitar informações sobre o sucedido e o reembolso dos 50,00€ recebo, agora sim, na minha caixa de correio eletrónico a respetiva resposta.11/04/2023 – 09:50Recentemente, processamos essas cobranças no seu visa card com final 40:-- order # 406-1095033-6477118, 406-5407569-0756363-- EUR 110.00Há que ressalvar que o Centro de Mensagens não permite o acesso às mensagens enviadas.14/04/2023 – 19:06Nova mensagem solicitando o reembolso dos 50,00 euros e informando que os 60,00€ já tinham sido creditados em 17/03/2023.15/04/2023 – 08:00:14Resposta à minha solicitação do dia anterior em que a primeira parte da mensagem é a mesma do dia 11/04/2023 – 09:50 com a variante:Recentemente, processamos essas cobranças no seu visa com final 40:-- 406-1095033-6477118 406-5407569-0756363-- EUR 60,00 EUR 50,0018/04/2023 – 13:19Recebo novamente um email com o mesmo pedido de avaliação do produto em litígio.18/04/2023 – 13:34 Mais uma vez envio uma mensagem solicitando o reembolso dos 50,00€.18/04/2023 – 14:58:35Uma resposta algo diferente:Acreditamos que uma pessoa não autorizada tentou acessar a sua conta. Cancelamos todos os pedidos pendentes. Você pode ignorar todos os e-mails de confirmação recebidos sobre esses pedidos.18/04/2023 -16:55:26Uma resposta já vista com uma nuance, já conseguiram verificar que é apenas os 50,00€ que estão em causa:Recentemente, processamos essas cobranças no seu visa com final 40:-- 50,0020/04/2023 – 19:44:59Mais uma mensagem enviada, nova resposta em linha com as anteriores, mas com uma novidade, a informação sobre o processamento dos 50,00€ deixou de aparecer.Chegados aqui pareceu-me que estava a bater com a cabeça contra um muro. Até porque as mensagens da Amazon não são assinadas com um nome, mas sim “Especialista em contas”.E, como as contas não batem certo, só me dá a sensação de estar a trocar mensagens com uma máquina especialista em IA.Assim, abandonei o Centro de mensagens da conta e passei para o email clientes@amazon.es.24/04/2023 – 12:44Envio do primeiro email para clientes@amazon.es expondo a situação do não crédito dos 50,00€.24/04/2023- 14:24A resposta veio, com certeza, doutro ramo de Especialista em contas:Confira todas as atividades recentes do seu cartão de crédito ou débito e informe todas as cobranças não autorizadas ao seu banco em até 90 dias a partir da data da transação não autorizada em sua conta…Ainda caí na patetice de consultar o banco pois não podia esperar outra coisa senão ser aconselhado a cancelar o meu cartão de crédito. 01/05/2023 – 19:47Novo email para clientes@amazon.es informando isto mesmo, que iria fazer uma queixa e solicitar ajuda. Como apêndice enviei o histórico de todo o processo para simplificar a decisão do Especialista de contas, mas nem mesmo assim.Até esta data não obtive mais nenhuma resposta. Em conclusão:É claríssimo que a Amazon foi vítima de um ataque que afetou a minha conta e do qual não deu conhecimento pelos respetivos meios de contato, morada, mail ou telefone tudo disponível na minha conta.Por outro lado, desde o dia 11/04/2023 que afirmam que processaram o valor de 50,00€ no meu visa, o que não é verdade denotando uma inimaginável falta de sensibilidade perante o cliente.Valha-me, ao menos, que a idade disponibiliza tempo e paciência para lidar com tudo isto.


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