Olá, No dia 04/07, a Vodafone fez uma cobrança em débito direto na minha conta no valor de 390,79 EUR. O valor que pago mensalmente por um plano de internet fixa + dados é de 69,50 EUR. Quando vi, imediatamente liguei na Vodafone. Eles alegaram que, em determinada ocasião, meu pacote de dados acabou (algo que eu nunca percebi) e foi iniciado um processo de contratação automática de novos pacotes de 200 MB, múltiplas vezes - eles também alegaram que a cada contratação automática era enviada uma SMS informando a contratação. Eu nunca havia recebido notificação dessas SMS no telemóvel, e até agora não sei o motivo. Toda a situação me pegou de surpresa. Quando fui ver, de fato haviam as SMS no histórico de mensagens do telemóvel. A Vodafone disse que essas contratações automáticas estavam previstas em contrato... porém, depois de voltar de uma viagem a trabalho, voltei a este assunto e fui estudar o contrato. A única menção a este tipo de situação que encontrei está no capítulo D - Uso do serviço pelo Cliente, cláusula 18, que diz: Na eventualidade do limite de consumo definido ser alcançado, a Vodafone poderá exigir a realização do pagamento das comunicações realizadas e não faturadas, mediante solicitação efetuada através de documento escrito ou qualquer outro meio de comunicações eletrónicas. A Vodafone alega que as SMS enviadas contam como garantias contratuais para que eles não devolvam o dinheiro... mas, na minha interpretação, isto não está tão claro no contrato. Se o pagamento só pode ser exigido mediante solicitação, uma SMS que apenas informa a contratação dos dados não pode valer como uma solicitação de pagamento. Tais contratações de dados adicionais foram feitas sem confirmação de que eu estava ciente, e cobradas automaticamente na minha conta bancária sem qualquer solicitação de pagamento. Eu escrevi no livro de reclamações da Vodafone exatamente o que estou relatando agora, há mais de duas semana - eles ficaram de me telefonar em três dias, mas até agora nada. Portanto, recorro à DECO Proteste para ver se conseguem me auxiliar juridicamente neste processo. No mais, 390 euros é uma cobrança obscena de tão abusiva: é um valor estrondosamente maior do que qualquer plano da operadora. Será que conseguem me auxiliar?Desde já agradeço