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Cartão de crédito cancelado sem Aviso prévio

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. M.

Para: Banco Santander Totta

15/11/2017

Desde 2009 que possuo e utilizo um cartão de crédito SATA IMAGINE, denominação à data da sua criação no ano de 2009, ainda no antigo BANIF.O plafond foi-me aumentado de 2000,00 para 4.800,00 - de forma espontânea sem eu ter solicitado qualquer aumento.A partir da data do aumento de plafond, passei a utilizar o mesmo, aproveitando os seus benefícios e períodos de free float - sem ter falhado com uma única prestação - como ferramenta de trabalho e de uso que tornou-se indispensável no dia-a-dia e a nível profissional para aquisição de bens e serviços.Este cartão foi sempre renovado automaticamente. O último a ser emitido, tinha caducidade em 30/09/2017.Ora, após contactar a minha agência bancária informaram-me que o cartão, por decisão do banco não será emitido novamente.Informo que não recebi qualquer informação escrita do banco até à data referente a este situação e que a mesma provoca os seguintes motivos de reclamação:1) o banco não informou da anulação do cartão. O Banco de Portugal informa da obrigação de 60 dias2) a subscrição deste cartão faz parte de uma das minhas cláusulas do meu crédito habitação como condicionante a manter o spread. Por acção do próprio banco, este coloca-me numa situação de incumprimento contratual por esta decisão unilateral, sem me ter sequer apontado alternativ. Aliás, bem como em todo o processo. Contacto e atenção com o cliente, notas 0 (Zero)3) tanto no crédito ao consumo na minha vida pessoal, como no meu exercício de profissional liberal, redimensionei todas as minhas compras e métodos de pagamento em função da agilidade que tal cartão/crédito me facultava, quanto à escala de investimento e modo de utilização, mesmo que em combinação com outros cartões e/ou outros créditos ao consumo4) Para além das razões e riscos ao qual o banco me expôs, conforme mencionado nos tópicos acima, ainda proporcionou a agravante maior de, ao não ter-me informado atempadamente, a alteração na minha conta netbanco – onde desapareceu a área específica à gestão do cartão – fazendo com que:4.a) eu perdesse o direito à consulta do extrato do mesmo4.b) Provocando o risco de, à data da liquidação na totalidade, o banco debitar a totalidade do crédito, deixando-me o saldo da conta a negativo e sem qualquer meio de subsistência4.c) Eu, sendo um trabalhador independente - com alguma dificuldade de recurso ao crédito tradicional - fiquei por isto em risco de cumprimento com outros cartões que utilizo em combinação, aproveitando os períodos free float4.d) esta atitude unilateral e não comunicada, retirou-me autonomia financeira do uso do cartão como ferramenta de subsistência.Não fosse a minha forma organização de organização e responsabilidade, qualquer uma das alíneas anteriores já poderia ter acontecido.Face ao acima relatado, entendo ser uma ação ilegal por parte do meu banco que já me lesa sobremaneira desde o dia 1 de Outubro de 2017.

Mensagens (3)

Banco Santander Totta

Para: M. M.

28/11/2017

ASSUNTO: V. Ref.ª: CPTPT00279092-23 V. Comunicação de 15/11/2017Exmos. Senhores,Temos presente a V. comunicação acima mencionada, relativa a exposição do Exmo. Sr. Miguel Maia, que mereceu a melhor atenção.Sobre o exposto, o Banco Santander Totta, S.A. teve já oportunidade de transmitir ao Visada o resultado da análise efetuada à situação apresentada.Cordiais cumprimentos.Ricardo SousaBANCO SANTANDER TOTTADireção de Coordenação da QualidadeDepartamento de Atenção ao ClienteRua da Mesquita n.° 6, 1070 - 238 LisboaTel: 21 370 00 00e-mail: qualidade@santander.ptAVISO LEGALEsta mensagem é confidencial e dirigida apenas ao destinatário. Se a recebeu por erro solicitamos que o comunique ao remetente e a elimine assim como qualquer documento anexo. Não há renúncia à confidencialidade nem a nenhum privilégio devido a erro de transmissão.Qualquer opinião expressa nesta mensagem pertence unicamente ao autor remetente, e não representa necessariamente a opinião do Santander Totta, a não ser que expressamente se diga que o remetente está autorizado para o efectuar.DISCLAIMERThis message is confidential and intended exclusively for the addressee. If you received this message by mistake please inform the sender and delete the message and attachments. No confidentiality nor any privilege regarding the information is waived or lost by any mistransmission.Any views or opinions contained in this message are solely those of the author, and do not necessarily represent those of Santander Totta, unless specifically stated and the sender is authorized to do so.

M. M.

Para: Banco Santander Totta

28/11/2017

Exmos Srs, Informo que não obtive qualquer resposta escrita de Vossa parte.Permaneço com a situação por resolver.

Banco Santander Totta

Para: M. M.

07/12/2017

ASSUNTO: V. Ref.ª: CPTPT00279092-23 V. Comunicação de 28/11/2017Exmos. Senhores,Relativamente à V. comunicação acima mencionada, sobre a exposição do Exmo. Sr. Miguel Maia, informamos que o Banco Santander Totta, S.A. transmitiu ao Visado o resultado da análise efetuada à situação apresentada através de comunicação de 24/11/2017.Cordiais cumprimentos.Ricardo SousaBANCO SANTANDER TOTTADireção de Coordenação da QualidadeDepartamento de Atenção ao ClienteRua da Mesquita n.° 6, 1070 - 238 LisboaTel: 21 370 00 00e-mail: qualidade@santander.ptAVISO LEGALEsta mensagem é confidencial e dirigida apenas ao destinatário. Se a recebeu por erro solicitamos que o comunique ao remetente e a elimine assim como qualquer documento anexo. Não há renúncia à confidencialidade nem a nenhum privilégio devido a erro de transmissão.Qualquer opinião expressa nesta mensagem pertence unicamente ao autor remetente, e não representa necessariamente a opinião do Santander Totta, a não ser que expressamente se diga que o remetente está autorizado para o efectuar.DISCLAIMERThis message is confidential and intended exclusively for the addressee. If you received this message by mistake please inform the sender and delete the message and attachments. No confidentiality nor any privilege regarding the information is waived or lost by any mistransmission.Any views or opinions contained in this message are solely those of the author, and do not necessarily represent those of Santander Totta, unless specifically stated and the sender is authorized to do so.


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