Reclamações recentes

K. A.
02/03/2021

insatisfação com Centro de saúde de São João do Estoril

Boa Tarde, Venho novamente mostrar a minha insatisfação com Centro de saúde de São João do Estoril.Antes de mais e para que fique esclarecido a minha reclamação é sobre o vosso atendimento ao público, não se trata do meu direito ou não à declaração profilática, como a enfermeira Celeste Moniz quis dar a entender.Gostaria, pois, que a resposta a esta reclamação se centrasse no meu desagrado com a vossa prestação de serviço, que volto a descrever: No dia 10 de Dezembro dirige-me ao centro de saúde de São João do Estoril, com o objetivo de pedir a minha declaração profilático pois já tinha enviado um email para o centro e tentado alguns contactos por telefone mas sempre sem sucesso.No centro de saúde estavam 4 funcionários que estavam na conversa (reparei que não era sobre trabalho que falavam) e logo notei algum desagrado com a minha chegada. Pouco tempo depois percebi o porquê desse desconforto, estávamos próximo da hora do fecho, mas ainda dentro do horário (eram 15:50). A verdade é que na declaração que eu tenho o horário de funcionamento é até às 16:30 e não às 16h. Fui atendida pela administrativa Andreia Mendonça que com uma postura muito autoritária, impos as suas regras dizendo que não iria passar a declaração profilática, pois a declaração provisória servia como prova para a segurança social. Fez-me muitas perguntas, mas sempre sublinhando que não iria passar a declaração. Fez questão de chamar a enfermeira Susana Alvides que não me quis atender, disse que estava de saída e que me ligaria no dia seguinte. Entretanto questionei a administrativa Andreia Mendonça acerca do telefone tocar e ninguém atender, ela responde que o mesmo está avariado.No dia seguinte a Enfermeira Susana Alvides liga-me e coloca-me um conjunto de questões referindo que eu não deveria ter ficado em casa para isolamento, e que a Doutora da saúde 24 não sabia do que estava a falar, que as regras mudaram e que dá próxima vez não teria que ficar em casa.No dia 14 de Dezembro fui novamente ao centro de saúde pedir novamente a declaração. Estavam 4 pessoas na sala de espera e 4 funcionárias para atender, aguardei 1hora para ser atendida, pois apenas 1 funcionaria estava a atender as outras colegas estavam na conversa e outras ainda com o seu telemóvel pessoal. Durante a hora em que estive a aguardar o telefone fixo não tocou uma única vez. Uma utente apresentou a mesma situação que eu e a administrativa Andreia Sousa com os mesmos argumentos disse à pessoa que nada iria passar pois a declaração provisória profilática tinha o mesmo efeito. Entretanto a utente diz-lhe que não e mostra uma prova em como a declaração provisoria não servia, só assim a administrativa se viu obrigada a passar a declaração. Uma vez que assisti a emissão da declaração para a utente que foi atendida antes de mim, a administrativa teve que passar a declaração, mas mesmo assim teve de ir confirmar com a enfermeira. Perguntou-me se tinha feito o 2 teste do Covid, ao que lhe disse que não, disse-lhe que a Dr que me atendeu no serviço saúde 24, informou-me de que ligar-me-iam se tal fosse necessário, o que acabou por não acontecer. No dia 13 de Janeiro dirigi ao centro de saúde de São João do Estoril. Estavam 2 pessoas na sala de espera e 4 funcionárias para atender, aguardei 1hora para ser atendida, pois apenas 1 funcionaria estava a atender as outras colegas estavam na conversa.Entretanto aproveitei e questionei a administrativa Andreia Mendonça acerca do telefone, ela responde que o mesmo está avariado. Situação que considero completamente desajustada.A enfermeira Celeste Moniz deu-me novas regras sobre a declaração profilática, a regra tinha sido atualizada no dia 04/12/2020, eu fiquei em confinamento no dia 6 de Novembro 2020, logo essa regra não era para ser aplicada em mim.Quero com esta reclamação chamar a atenção para o facto do centro de saúde de São João do Estoril estar a realizar um péssimo serviço, com informação contraditória a que recebemos da saúde 24, referindo que os técnicos que prestam apoio nessa linha não sabem o que dizem. Não estão a par das informações necessárias que o segurança social exige. A enfermeira Celeste Moniz fez questão de me dizer que não existem Doutores linha saúde 24, isso prova-se através do email que me enviou, onde coloca duvidas relativamente ao meu isolamento, se o mesmo tinha sido ou não indicado pelo sistema nacional de saúde.Questionou-me se teria indicação para o segundo teste, para o despiste (teste de cura como a enfermeira Celeste o diz). Este teste eu só o faria por orientação da delega de Saúde de Cascais, Dr Paula Sousa Uva, o que não aconteceu. Durante o meu isolamento fiz o registo dos sintomas, um deles era dor cefaleia que foi registada pela Doutora quando liguei para linha 24.Volto novamente a referir que a minha queixa é sobre o meu desagrado com o centro de saúde de São João do Estoril nomeadamente na informação contraditória que passam, na forma como lidam com os utentes, apresentam uma postura de desconfiança, como se alguém quisesse ficar em isolamento por vontade própria. Quando se chega para se pedir informação ou apoio o sentimento que se tem é de estarmos a “incomodar”.As informações falsas, o excessivo tempo de espera para ser atendida, o telefone que se encontrava avariado, e a falta de empatia mostrada foram de um nível tal, que senti que esta situação devia ser denunciada e devidamente corrigida.Espero que desta vez respondam a minha reclamação, porque se tivesse algum prolema com a normas da SNS era para la que dirigiria esta reclamação, faço-a a vocês porque é com este Centro que me sinto insatisfeita.A resposta que pretendo é sobre as questões que coloco nestes últimos paragrafos. Sem outro assunto Katia de Araújo

Resolvida
K. A.
11/01/2021

centro de saúde de São João do Estoril estar a realizar um péssimo serviço

Boa tarde venho por este meio demonstrar o meu desagrado com o centro de saúde de São João do Estoril nomeadamente na forma como este tem lidado com os utentes do concelho de Cascais.No dia 10 de Dezembro dirige-me ao centro de saúde de São João do Estoril, com o objetivo de pedir a minha declaração profilático pois já tinha enviado um email para o centro e tentado alguns contactos por telefone mas sempre semsucesso.No centro de saúde estavam 4 funcionários que estavam na conversa (reparei que não era sobre trabalho que falavam) e logo notei algum desagrado com a minha chegada. Pouco tempo depois percebi o porquê desse desconforto,estávamos próximo da hora do fecho, mas ainda dentro do horário (eram 15:50). A verdade é que na declaração que eu tenho o horário de funcionamento é até às 16:30 e não às 16h. Fui atendida pela administrativa Andreia Mendonça que com uma postura muito autoritária, impos as suas regras dizendo que não iria passar a declaração profilática, pois a declaração provisória servia como prova para a segurança social. Fez-me muitas perguntas, mas sempre sublinhando que não iria passar a declaração. Fez questão de chamar a enfermeira Susana Alvides que não me quis atender, disse que estava de saída e que me ligaria no dia seguinte. Entretanto questionei a administrativa Andreia Mendonça acerca do telefone tocar e ninguém atender, ela responde que o mesmo está avariado. Na qual me lembrei do telefone. Questinuei sobre os telefones e a administrativa Andreia Mendonça disse que estava avariado.No dia seguinte a Enfermeira Susana Alvides liga-me e coloca-me um conjunto de questões referindo que eu não deveria ter ficado em casa para isolamento, e que a Doutora da saúde 24 não sabia do que estava a falar, que as regrasmudaram e que dá próxima vez não teria que ficar em casa.No dia 14 de Dezembro fui novamente ao centro de saúde pedir novamente a declaração. Estavam 4 pessoas na sala de espera e 4 funcionárias para atender, aguardei 1hora para ser atendida, pois apenas 1 funcionaria estava aatender as outras colegas estavam na conversa e outras ainda com o seu telemóvel pessoal. Durante a hora em que estive a aguardar o telefone fixo não tocou uma única vez. Uma utente apresentou a mesma situação que eu e a administrativa Andreia Sousa com os mesmos argumentos disse à pessoa que nada iriapassar pois a declaração provisória profilática tinha o mesmo efeito. Entretanto a utente diz-lhe que não e mostra uma prova em como a declaração provisoria não servia, só assim a administrativa se viu obrigada a passar a declaração. Uma vez que assisti a emissão da declaração para a utente que foi antendida antes de mim, a administrativa teve que passar a declaração, mas mesmo assim teve de ir confirmar com a enfermeira. Perguntou-me se tinha feito o 2teste do Covid, ao que lhe disse que não, disse-lhe queDrº que me atendeu no serviço saúde 24, informou-me de que ligar-me-iam (delegada de Saude Drº Paula Sousa) se tal fosse necessário, o que acabou por não acontecer. Quero com esta reclamação chamar a atenção para o facto do centro de saúde de São João do Estoril estar a realizar um péssimo serviço, com informação contraditória a que recebemos da saúde 24, referindo que os técnicos queprestam apoio nessa linha não sabem o que dizem.Não estão a par das informações necessárias que o segurança social exige. De realçar ainda a postura pouco cooperante dos técnicos desta unidade a enfermeira Susana Alvides abortou o meu assunto, duvidando do que eu estava a dizer e a gritar ao telefone. A administrativa em todo o processo deusempre a entender que era uma chatice ter de passar declarações, que não eram necessárias, como se o facto de termos sido expostos ao vírus fosse umasituação criada intencionalmente por nós.Sem outro assunto Kàtia?

Resolvida
M. S.
02/10/2020

MARCAÇÃO DE JUNTA MÉDICA

A/C DECO ProtesteExmos. Senhores, Venho por este meio, denunciar o atraso e a falta de resposta a email, bem como o não atendimento telefónico, por parte da USP de Cascais.Trata-se do pedido de Remarcação de uma Junta Médica, para efeitos de avaliação e atestado de Incapacidade da minha tia, utente no respetivo SNS, cuja suspensão de marcação havia sido feita em Junho de 2020, alegadamente devido a contingências relacionadas com os recursos médicos que alegadamente estão mobilizados para os problemas de saúde pública emergentes da pandemia COVID 19.Desde o dia 25 de Junho de 2020 que são enviados e-mail`s e efetuadas várias tentativas de chamadas telefónicas, nos últimos 15 dias diariamente, para os nº s 214643722 e 214643730, sem que haja tão pouco atendimento!?Pelo exposto, a utente continua a aguardar, há cerca de 4 meses, por um documento indispensável para usufruto de determinados direitos, bem como, inclusivamente, para o cumprimento de alguns deveres, nomeadamente junto da AT.Lisboa, 01 de Outubro de 2020

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.