DECO lança novo portal para acolher queixas dos transportes

A DECO está a receber reclamações dos utilizadores de transportes públicos num novo portal. Entre os objetivos da ação está a aprovação de uma Carta de Direitos dos Passageiros.
Qualquer reclamação de uma transportadora rodoviária, ferroviária, aérea, marítima ou fluvial pode, a partir de hoje, ser encaminhada pelos consumidores para o novo portal.
Ir para Queixas dos Transportes
A DECO quer reunir todas as queixas por atrasos, cancelamentos, supressão de horários e percursos e ainda preços elevados, que estão entre as reclamações mais frequentes de quem anda habitualmente de transportes públicos.
Não é preciso ser associado da DECO para beneficiar deste serviço gratuito. A associação compromete-se a dar seguimento a todas as queixas, atuando, sempre que necessário, ao nível local em todo o território nacional (incluindo as ilhas).A DECO preparou já uma Carta dos Direitos dos Passageiros de Transporte Público Coletivo, que integra um conjunto de reivindicações que reforçam os direitos dos utilizadores destes serviços. Entre elas está o direito ao reembolso do preço da viagem em caso de atraso ou cancelamento, independentemente do tipo de título adquirido. Recorde-se que os portadores de passes não conseguem, atualmente, ser ressarcidos do dinheiro perdido sempre que ficam impossibilitados de utilizar os meios de transporte abrangidos pelo seu título.
O documento criado pela DECO reivindica ainda o acompanhamento dos passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida, em função das suas necessidades, bem como a disponibilização de canais de comunicação especiais e céleres para estes passageiros.
No novo portal, os consumidores podem juntar-se à DECO e subscrever esta carta, acentuando o seu descontentamento para com o serviço prestado pelos operadores e reivindicando melhorias nos seus direitos, tendo em vista benefícios claros na qualidade de vida dos cidadãos.