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DECO lança novo portal para acolher queixas dos transportes

11 fevereiro 2016
queixas dos transportes

11 fevereiro 2016

A DECO está a receber reclamações dos utilizadores de transportes públicos num novo portal. Entre os objetivos da ação está a aprovação de uma Carta de Direitos dos Passageiros.

Qualquer reclamação de uma transportadora rodoviária, ferroviária, aérea, marítima ou fluvial pode, a partir de hoje, ser encaminhada pelos consumidores para o novo portal.

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A DECO quer reunir todas as queixas por atrasos, cancelamentos, supressão de horários e percursos e ainda preços elevados, que estão entre as reclamações mais frequentes de quem anda habitualmente de transportes públicos. 

Não é preciso ser associado da DECO para beneficiar deste serviço gratuito. A associação compromete-se a dar seguimento a todas as queixas, atuando, sempre que necessário, ao nível local em todo o território nacional (incluindo as ilhas).

A DECO preparou já uma Carta dos Direitos dos Passageiros de Transporte Público Coletivo, que integra um conjunto de reivindicações que reforçam os direitos dos utilizadores destes serviços. Entre elas está o direito ao reembolso do preço da viagem em caso de atraso ou cancelamento, independentemente do tipo de título adquirido. Recorde-se que os portadores de passes não conseguem, atualmente, ser ressarcidos do dinheiro perdido sempre que ficam impossibilitados de utilizar os meios de transporte abrangidos pelo seu título.

O documento criado pela DECO reivindica ainda o acompanhamento dos passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida, em função das suas necessidades, bem como a disponibilização de canais de comunicação especiais e céleres para estes passageiros.

No novo portal, os consumidores podem juntar-se à DECO e subscrever esta carta, acentuando o seu descontentamento para com o serviço prestado pelos operadores e reivindicando melhorias nos seus direitos, tendo em vista benefícios claros na qualidade de vida dos cidadãos.