Notícias

IMI 2026: Qual a taxa de IMI no seu município?

Depois de três anos sem alterações, o preço do metro quadrado para efeitos de IMI vai subir para 721,50 euros em 2026. Isso significa que, mesmo que no seu município as taxas se mantenham inalteradas face a 2025, poderá pagar mais imposto no novo ano. Saiba qual a taxa cobrada no seu concelho.

Especialista:
30 dezembro 2025
Em atualização
pague menos imi

Entre 2023 e 2025, o preço do metro quadrado – um dos fatores que influencia o cálculo do IMI – manteve-se nos 665 euros. No entanto, em 2026 subirá para 712,50 euros - valor que resulta do acréscimo de 25% sobre o preço médio da construção por metro quadrado, que, em 2026, será de 570 euros.

Este novo valor aplica-se não só às construções novas, mas também aos imóveis que venham a ser modificados ou reconstruídos, bem como aos imóveis que sejam reavaliados a partir do início de 2026.

Com esta subida, o imposto subirá de forma transversal, mesmo que, em 2026, alguns municípios mantenham as taxas praticadas em 2025. 

Conheça as taxas de IMI para 2026

O IMI incide sobre o valor patrimonial tributário dos imóveis detidos no ano anterior, logo, o valor a pagar pelos contribuintes em 2026 é referente aos imóveis detidos a 31 de dezembro de 2025. Para apurar o valor a pagar, basta multiplicar a taxa do município ao valor patrimonial tributário do imóvel. Em 2026, estas continuarão a variar entre 0,3% e 0,45% para os prédios urbanos.

Adicionalmente, alguns municípios decidiram aplicar reduções no IMI em função da composição do agregado familiar dos proprietários de imóveis. Isso significa que as famílias com dependentes a cargo poderão ter um desconto no imposto a pagar em 2026.

Consulte no mapa a taxa de IMI aplicada pelo seu município em 2026 e confirme se há desconto para famílias com dependentes.

 

 

Saiba se pode poupar no IMI com nova avaliação

Devido à subida do preço do metro quadrado, deve verificar no simulador da DECO PROteste se está a pagar o valor justo de IMI ou se tem margem de poupança.

Simule o IMI do seu imóvel

Se o simulador indicar que pode poupar no imposto, ainda pode entregar o Modelo 1 de IMIaté ao final do ano, para que o seu imóvel seja reavaliado com base no valor do metro quadrado aplicável até ao último dia de 2025. Os pedidos que derem entrada até ao último minuto de 2025 são avaliados com base nos valores aplicáveis nesse ano. O reflexo de uma eventual descida vai ser sentido no IMI a liquidar já em 2026. Já os pedidos submetidos a partir de janeiro, só terão impacto no imposto a pagar em 2027.

A atualização do preço do metro quadrado só tem impacto nas novas avaliações do imóvel, que acontecem sempre que os imóveis são transacionados (vendidos, doados ou herdados) ou quando os proprietários apresentam esse pedido específico às Finanças.

Como pedir a nova avaliação da casa pela internet

Basta apresentar nas Finanças o modelo 1 do IMI corretamente preenchido para que os serviços tenham de efetuar nova avaliação do imóvel. O pedido é gratuito e pode ser submetido online, através do portal das Finanças.

Por se tratar de um processo que não é automático, é aconselhável fazê-lo, sempre que possível, com antecedência. 

Para usar o simulador de IMI da DECO PROteste e para preencher o Modelo 1 de IMI, caso queira avançar com o pedido de nova avaliação da casa, precisa de consultar dados que constam da caderneta predial do imóvel.

Após entregar o pedido às Finanças, a nova avaliação é enviada, por carta, para o domicílio fiscal do proprietário. 

A primeira cobrança de IMI de cada ano é habitualmente feita durante o mês de maio. No entanto, em 2025, o Governo alargou o prazo até 30 de junho, uma vez que o portal das Finanças apresentou um comportamento instável durante os dias que se seguiram ao apagão de 28 de abril.

Para montantes acima dos 100 euros, é permitido o pagamento em duas prestações, cobradas em maio (excecionalmente em junho, em 2025) e novembro. Já os montantes superiores a 500 euros podem ser pagos em três prestações, nos meses de maio (junho, em 2025), agosto e novembro.

Porque só alguns poupam?

O valor patrimonial tributário dos imóveis é atualizado automaticamente pelas Finanças a cada três anos, com base nos coeficientes de desvalorização da moeda, o que aumenta sempre o valor das casas. No entanto, esta revisão não abrange, por exemplo, os coeficientes de vetustez (idade do imóvel) e os coeficientes de localização, que podem baixar o valor da casa.

Só a simulação permite apurar o valor justo de IMI para o seu imóvel. Se houver poupança possível, vale a pena pedir às Finanças uma nova avaliação da casa. Não sendo possível obter poupança, não faça o pedido, pois este poderá ditar uma subida do imposto a pagar.

Só é possível pedir novas avaliações de imóveis de três em três anos. Logo, se já o fez em 2023 ou 2024, este ano não pode pedir nova avaliação. Só o poderá fazer quando já tiverem passado três anos sobre a última avaliação.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar