Notícias

Banco Nickel: condições para abrir conta e ter cartão

Para abrir conta no banco Nickel, só precisa de se dirigir ao quiosque onde compra o jornal ou à mercearia onde vai habitualmente, por exemplo. Conheça as condições e os dois planos que o Nickel oferece.

25 outubro 2022
senhora com telemóvel e cartão na mão

iStock

Contrariamente a outros bancos deste género, que atuam só no online, o Nickel, banco francês que começou como uma inovação tecnológica nos serviços financeiros, foi adquirido pelo BNP Paribas e faz do comércio local os seus agentes, utilizando-os como forma de aumentar a proximidade aos consumidores.

O Nickel pretende que o processo de abertura de conta aconteça nos locais que os consumidores frequentam diariamente, possibilitando a abertura de conta e a atribuição imediata de um cartão de débito não personalizado junto do quiosque onde os clientes vão comprar o jornal, por exemplo.

Relativamente à sua oferta, está limitada à conta e ao cartão de débito, com custos associados. Apesar de existirem cada vez menos ofertas sem custos, ainda é possível conseguir estes serviços sem qualquer custo e com cartão de débito personalizado, como, por exemplo, no ActivoBank, que não tem comissão de manutenção de conta, nem anuidade do cartão. Também tem outra alternativa: a conta bancária de serviços mínimos, que tem custos reduzidos limitados — em 2022, pode ter, no máximo, um custo anual de 4,43 euros.

Simule e escolha a melhor conta à ordem

Nickel: como funciona a abertura de conta?

Na abertura de conta, os dados do titular são introduzidos pelo próprio num sistema disponibilizado pelo banco. O banco tem uma sucursal em Portugal, que está sob supervisão do Banco de Portugal. No entanto, todos os agentes são registados na autoridade supervisora francesa, Autorité de contrôle prudentiel et de résolution – ACPR, instituição esta que também disponibiliza a informação sobre os serviços que os agentes estão autorizados a prestar. Isto, na prática, não tem riscos acrescidos. Porém, a informação apenas é disponibilizada em francês ou inglês, o que pode ser um entrave.

Para comprar o "kit Nickel", é apenas necessário ter documento de identificação e telemóvel, pois, no momento da ativação do cartão, será enviado por SMS o respetivo PIN.

Nos agentes Nickel também é possível efetuar depósitos e levantamentos gratuitos em numerário. Os depósitos, por sinal, têm um custo associado de 2,08% e estão limitados a 950 euros, por 30 dias — exceto na abertura da conta, que não tem custo e está limitada a 250 euros. Os levantamentos e os pagamentos também têm limites, sendo definidos pelo banco, de acordo com o nível de risco e o historial do titular.

Também é possível abrir a conta pela internet, mas terá sempre de se dirigir a um destes locais para adquirir o “kit Nickel”, que tem um custo de 20,80 euros, correspondente à comissão de manutenção de conta do primeiro ano. A conta apenas permite um titular, com um único cartão de débito. Tem um IBAN português e pode receber o vencimento, efetuar pagamentos por débito direto e transferências SEPA, sem custos, nos canais digitais do banco. 

Apesar de o banco Nickel ter uma abordagem inovadora, que pode permitir ter um agente do banco em locais menos urbanos, onde as instituições bancárias estão a fechar as suas agências, a maioria dos seus agentes também está nos centros urbanos.

Comparação dos dois planos Nickel 

O Nickel Classic e o My Nickel são os dois planos que o banco Nickel oferece aos seus clientes. Nenhum deles é sem custos: em ambos, a conta de pagamento tem um custo de manutenção de 20,80 euros, por ano, já incluindo o imposto do selo.

A única diferença entre os planos reside no cartão de débito associado: o Nickel Classic tem um cartão de débito gratuito, que pode ser entregue na hora, num agente do banco; o My Nickel tem um cartão de débito personalizado, com o nome do titular da conta, e o consumidor pode escolher a cor do cartão. Por este cartão personalizado o consumidor terá que pagar 10 euros (IVA incluído), por quatro anos. Ambos os cartões têm tecnologia contactless, e podem ser utilizados para pagar compras em lojas físicas ou online.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.