Reclamação por exigência de pagamento de despesas após furto de cartão de crédito
Por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio.
Assunto: Uso fraudulento do cartão de crédito.
Exmos. Senhores,
No dia 10 do corrente mês, pelas 13h00, foi-me furtado o cartão de crédito n.º …………………………, emitido pelo vosso banco, facto de que vos dei conhecimento, de imediato, por meio de mensagem eletrónica enviada para a vossa sede.
Segundo um dos vossos funcionários, a pessoa que furtou o cartão utilizou-o no dia seguinte, pelas 14h00, efetuando compras numa loja no valor de € 750 (setecentos e cinquenta euros), operação para a qual precisou de falsificar a minha assinatura. Foi com surpresa que recebi a vossa comunicação de ontem, na qual me exigiam o pagamento (...).
Nome e morada completa do destinatário
Localidade e data
Carta registada com aviso de receção
Assunto: Uso fraudulento do cartão de crédito.
Exmos. Senhores,
No dia 10 do corrente mês, pelas 13h00, foi-me furtado o cartão de crédito n.º …………………………, emitido pelo vosso banco, facto de que vos dei conhecimento, de imediato, por meio de mensagem eletrónica enviada para a vossa sede.
Segundo um dos vossos funcionários, a pessoa que furtou o cartão utilizou-o no dia seguinte, pelas 14h00, efetuando compras numa loja no valor de € 750 (setecentos e cinquenta euros), operação para a qual precisou de falsificar a minha assinatura. Foi com surpresa que recebi a vossa comunicação de ontem, na qual me exigiam o pagamento dessa quantia. Como não atuei com negligência e, aliás, procedi à comunicação imediata do furto, de acordo com a lei a minha responsabilidade é de apenas 150 euros, pelo que a vossa exigência é inaceitável.
Assim, informo que não pagarei a referida importância e que, caso persistam na vossa exigência, tenciono recorrer a todos os meios à minha disposição para defender os meus direitos, inclusive pela via judicial.
Sem mais de momento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,
O cliente
(Assinatura)
Anexo: Cópia da comunicação do furto.
