58% dos encarregados de educação não acreditam que os filhos recuperem aprendizagens neste ano escolar

A DECO PROTESTE, organização de defesa dos consumidores, realizou um estudo para averiguar os efeitos da pandemia na educação das crianças e dos jovens portugueses. Segundo os dados apurados, quase dois terços dos encarregados de educação reconhecem uma falta de preparação dos filhos quando iniciaram este ano letivo, em setembro passado – uma perceção ainda mais expressiva entre os pais de alunos dos 2.º e 3.º ciclos: 73%. A maioria (58%) dos encarregados de educação não acreditam que os alunos consigam recuperar as aprendizagens ao longo deste ano letivo.
Quase 90% dos encarregados de educação consideram que a pandemia teve impacto no desempenho escolar dos alunos no ano letivo anterior. Num país em que as escolas encerraram mais dias do que a média da OCDE, os alunos do 3.º ciclo foram precisamente os que ficaram mais tempo privados de aulas presenciais. À data deste estudo (novembro de 2021), mais de metade dos professores estavam ainda a compensar a matéria que ficou em atraso por consequência dos confinamentos.
Por outro lado, quatro em cada dez encarregados de educação reconhecem que a pandemia foi desafiante para a saúde mental das crianças e dos jovens. Segundo o estudo da DECO PROTESTE, estas dificuldades foram mais sentidas pelos alunos do 1.º ciclo. Tal como afirmam 83% dos pais, houve um importante aumento do uso da tecnologia no ensino. Contudo, em mais de metade dos casos, este levou a que as crianças passassem mais do seu tempo livre em frente aos ecrãs. Quase um terço dos pais reporta que os filhos têm menos vontade de sair de casa do que antes da pandemia.
No regresso às aulas físicas, 87% dos alunos mostraram-se felizes pela retoma às rotinas diárias, adaptando-se muito bem às novas medidas de contenção da pandemia – nove em cada dez cumprem integralmente as regras de segurança dos estabelecimentos de ensino, como uso de máscara e distanciamento social.
Porém, esta nova realidade faz com que 46% dos pais se sintam mais afastados das escolas devido à falta de atividades como apresentações e festas, e apenas 44% referiram existir melhorias na comunicação entre as famílias e os estabelecimentos de ensino.
Apesar das dificuldades, 52% dos encarregados de educação consideram que o sistema de ensino teve um bom desempenho ao longo da pandemia.
A DECO PROTESTE é a maior e mais representativa organização portuguesa de defesa dos consumidores. Intervém em cerca de 20 grandes áreas da vida dos consumidores através dos seus estudos, testes, análises de produtos e serviços, pareceres técnicos de especialidade e ações reivindicativas. O seu objetivo é criar consumidores mais informados e, por isso, mais exigentes e proativos na defesa dos seus direitos. Integra o grupo internacional Euroconsumers, que reúne organizações de defesa dos consumidores de Espanha, Itália, Bélgica e Brasil.
Saiba mais em Corporate | DECO PROTESTE
Burson Cohn & Wolfe - Catarina Névoa
91 006 57 34
Catarina.nevoa@BCW-global.com