última atualização: 04/09/2023

testes de sensibilidade alimentar

Preocupo-me com a disponibilidade por toda a parte desde laboratórios de analises, clínicas, farmácias, dietistas/nutricionistas etc… de testes de sensibilidade alimentar. As pessoas que recorrem a estes testes pensam que estão a obter um diagnostico valido e fiável, no entanto estes testes não têm validade científica nenhuma! O consumidor é ludibriado e pensa que está de facto a obter um teste relevante para a sua saúde, e como assunto de saúde que é levam a sério os resultados e tomam decisões de eliminar uma série de alimentos da sua dieta. Existem muitos tipos diferentes de teste: desde os testes de sangue aos testes que analisam centenas de reações a alimentos simplesmente com uma pequena corrente elétrica… Todos eles se apresentam como sendo baseado em estudos e usam linguagem vagamente científica o suficiente para levar a pessoa a acreditar na sua veracidade. Não há regulamentação contra isto?? Será urgente uma campanha de informação a desmascarar estes testes ou pelo menos a repor a verdade sobre qual é o único método de diagnostico válido para uma intolerância alimentar (exceto intolerância à lactose e doença celíaca) é de ser seguido por um profissional de saúde, fazer um diário alimentar rigoroso e depois testes de eliminação.

https://www.ordemdosnutricionistas.pt/pagina.php?id=48

https://www.spaic.pt/perguntas-frequentes?id=23#

Para além de estarem a eliminar uma lista de alimentos da sua dieta sem motivo, criam também uma banalização gratuita deste assunto – que já parece que toda a agente tem um problema alimentar qualquer! Isto leva ainda ao aumento da confusão sobre o tema das verdadeiras intolerâncias alimentares como também das alergias alimentares, uma vez que a população em geral não distingue bem a terminologia nem tem noção da gravidade das alergias. Isto por sua vez provoca uma certa letargia nos profissionais da restauração, das cozinhas das escolas, dos serviços de catering, etc “lá vem mais um com uma esquisitice qualquer” e que como tal poderão não dar a devida atenção à refeição de quem de facto tem uma alergia alimentar e que pode ter uma reação anafilática!

Como mãe de uma criança com alergia a frutos de casca rija, fico muito preocupada com não só ter de fazer as perguntas necessárias para que a minha filha possa comer com segurança, de me certificar que sabem do que é que estou a falar, como ainda ter a certeza de que não nos estão a agrupar no rol dos que “têm a mania que não comem isto e aquilo”!

Isto não pode dar bom resultado, a ninguém.

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Saude & lifestyle da comunidade Testes DECO PROTESTE

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
04/09/2023

Olá, 

Agradecemos a sua partilha e compreendemos a sua frustração. 

De momento, não temos nenhum artigo sobre o tema que nos traz. Ainda assim, partilhámos o seu testemunho com a nossa equipa ténica.

Obrigada, 

A EQUIPA DA DECO PROTESTE