Cobrança Indevida nos Transportes Públicos
Bom dia
Alerto que algumas empresas de transportes públicos de Lisba estão a cobrar em duplicado os cartões zapping e em apenas cerca de 2 meses já me aconteceu 2 vezes conforme apresento mais abaixo as reclamações que fiz no Livro de Reclamações Eletrónico. Informo que na 1ª reclamação já fui ressarcido e a 2ª reclamação foi colocada hoje.
Mas o que mais me preocupa é que esta situação pelos vistos é frequente e em várias empresas. Pergunto tal como existe um processo de aferição de contadores, balanças, bombas de gasolina não existe nenhum processo de aferição dos sistemas de taxação das empresas de transportes?
1ª Reclamação:
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Carris Metropolitana - Livro Reclamações - 1 viagem cobrada 2 vezes - 06Jul2023
Hoje, dia 06Jul2023, a viagem que efetuei na Linha 1723, autocarro nº 1387, matrícula AS29VT, pelas 07h08minutos, com entrada na paragem Av Forte (Proteção Civil), foi-me cobrada em duplicado no meu cartão Viva Viagem nº VT0238091329.
Tinha o saldo 14,69 € no referido cartão Viva Viagem antes de entrar no autocarro e quando fiz a validação na máquina validadora do autocarro a referida máquina deu uma mensagem de erro e o motorista indicou-me que teria que tornar a validar, o que fiz tendo a máquina validado esta segunda validação sem mensagem de erro.
Mas para minha surpresa a máquina validadora apresentou então o saldo de 11,59€ no meu cartão Viva Viagem.
Ora este saldo indica que a máquina descontou duas vezes o preço de 1 viagem. Uma viagem custa 1,55€ e como o saldo passou de 14,69€ para 11,59€ isso confirma que foram descontados 3,10€ (2 x 1,55€) no meu cartão em vez de 1,55€.
Portanto um erro na máquina validadora teve como consequência a cobrança em duplicado de uma única viagem, um claro abuso da entidade fornecedora.
Já há uns meses atrás me tinha acontecido o mesmo (cobrança dupla de 1 viagem) e fiz uma reclamação oral no escritório da Carris Metropolitana em Carnaxide (Viação Alvorada) e até hoje não me devolveram o excesso (1,55€) cobrado a mais.
Solicito que me seja devolvido o valor de 1,55€ cobrado em excesso e que a situação que permite esta cobrança em duplicado de 1 única viagem seja corrigida.
Eu controlo o saldo do meu cartão Viva Viagem mantendo um papel envolvendo o referido cartão onde vou escrevendo o saldo do cartão após cada viagem e por isso consigo facilmente identificar cobranças indevidas mas imagino que este controlo não seja efetuado por muitas pessoas e que esta situação de cobranças indevidas esteja a prejudicar muitos utentes.
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2ª Reclamação:
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No dia 19Ago2023, efetuei uma viagem no Metropolitano de Lisboa na linha azul, pelas 23h08minutos, com entrada na estação do Colégio Militar e saída no Marquês, que me foi cobrada em duplicado no meu cartão Viva Viagem nº VT0238091329.
Tinha o saldo 18,85 € no referido cartão Viva Viagem antes de validar no torniquete de entrada na estação do Colégio Militar e, após ter validado no torniquete de saída na estação do Marquês, fui confirmar o saldo do cartão numa das máquinas automáticas existentes no Marquês quando, para minha grande surpresa, a máquina automática indicou que tinha 15,91 € de saldo.
Ora este saldo indica que na viagem que fiz entre o Colégio Militar e o Marquês foi-me descontado duas vezes o preço de 1 viagem. Uma viagem custa 1,47€ e como o saldo passou de 18,85€ para 15,91€ isso confirma que foram descontados 2,94€ (2 x 1,47€) no meu cartão em vez de 1,47€.
Portanto um erro nos torniquetes de entrada e saída nas estações do Metropolitano de Lisboa teve como consequência a cobrança em duplicado de uma única viagem, um claro abuso da entidade fornecedora.
Solicito que me seja devolvido o valor de 1,47€ cobrado em excesso e que a situação que permite esta cobrança em duplicado de 1 única viagem seja corrigida.
Eu controlo o saldo do meu cartão Viva Viagem mantendo um papel envolvendo o referido cartão onde vou escrevendo o saldo do cartão após cada viagem e por isso consigo facilmente, mas com muita disciplina, identificar cobranças indevidas mas imagino que este controlo não seja efetuado por muitas pessoas e que esta situação de cobranças indevidas esteja a prejudicar muitos utentes.
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Obrigado pela paciência que tiveram para ler até aqui.
Olá. Informo que o Metro de Lisboa restituiu-me a quantia indevidamente cobrada, 1,47€, conforme explicado acima. Eu estava à espera que a DECO tomasse alguma iniciativa para defender os consumidores porque esta situação com os bilhetes pré-comprados para o Metro e Carris é equivalente aos supermercados cobrarem na caixa uns cêntimos acima do preço indicado nas prateleiras ou os contadores das bombas de gasolina não serem aferidos pelo ISQ. Alguém sabe quantos consumidores não são vitimas destas cobranças abusivas e ilegais por parte do Metro ou da Carris?
Relembro o que escrevi acima e tenho quase a certeza que só eu faço: Eu controlo o saldo do meu cartão Viva Viagem mantendo um papel envolvendo o referido cartão onde vou escrevendo o saldo do cartão após cada viagem e por isso consigo facilmente, mas com muita disciplina, identificar cobranças indevidas mas imagino que este controlo não seja efetuado por muitas pessoas e que esta situação de cobranças indevidas esteja a prejudicar muitos utentes.
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