Casa alimentada 100% por energia solar
Boa noite .
Gostaria de saber , se em Portugal , é possível por uma casa a correr a 100% a energia solar ?
Se sim , que material (paineis , baterias etc ) seria necessário para ( e uma estimativa do seu custo ) para uma casa :
Agregado familiar : 3
90 m2
2 andares
cozinha : placa , forno ,frigorifico , tostadeira
2 computadores
TV / Internet
Desde ja obrigado .
Moderado pelo administrador
Pode encontrar conversas relacionado com o tema em:
Eu tenho olhado para complementar kit solar o uso de uma turbina eólica mas muito pouco se sabe sobre elas
Agradecia opinião sobre a potência necessaria e funcionamento para exemplo:para casa unifamiliar 4/6 obrigado
Estou a restaurar casa para fins semana. Compensa instalar painéis energia solar e aquecimento água,?
Olá Carlos,
Agradecemos a sua questão. A questão que levanta foi discutida anteriormente nesta comunidade. Confira as nossas respostas em http://telligent.pro.internet.conseur.org/pt-pt/renewable-energy/f/f-6/208/aquecimento-de-aguas-em-moradia-segunda-habitacao/1252#1252.
Caso tenha dúvidas ou questões adicionais, não hesite em contactar.
Obrigada,
Equipa Energias Renováveis.
tenho uma moradia com ligação trifasica e 20.7 kva de potencia é possível ser auto suficiente de energia eléctrica pois gasto perto de 300€ por mes
Parece-me um consumo excessivo para uma moradia. Veja se o contador está de acordo como seu consumo. Depois, uma eolica pode ser o indicado. Pois pode produzir 24h/dia.
Olá Paulo,
Ser 100% auto-suficiente apenas é possível com o uso de baterias/acumuladores.
O nosso conselho prende-se atualmente em dimensionar um sistema de autoconsumo para uma parte dos seus consumos durante o dia.
Tendo um quadro trifásico pode instalar um inversor apropriado para as 3 fases ou micro-inversores em uma ou mais fases.
Para um consumo de 300€ mês prevejo que grande parte da energia consumida é feita durante o dia solar. Pode discriminar melhor os seus consumos. Equipamentos, potências e horário de uso.
Cumprimentos
Olá
Vejo que é possivel ter uma habitação a funcionar com energias renováveis, acho que pode ser fotovoltaica ou mesmo eólica.
Minha questão é: e a nível de impostos! Tem que se pagar algum imposto ou taxa a alguma entidade?
Cumprimentos
Bom dia António,
As taxas dependem das características de cada um dos regimes escolhidos. Na instalação do regime de autoconsumo (UPAC), entre os 200W e os 1500W, apenas é necessária uma “mera comunicação prévia" dirigida à DGEG - Direção Geral de Energia e Geologia.
Existem outros regimes onde é exigível o pagamento de taxas de inscrição, como por exemplo, para potências elevadas ou venda de energia elétrica à rede (UPP).
Cumprimentos,
Energias Renováveis
Boa tarde,
Há vários anos que temos um painel solar para aquecimento da água e estamos satisfeitos. Neste momento, estamos a ponderar a instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo e gostaríamos de saber se a energia que é produzida durante o dia é suficiente para alimentar os aparelhos elétricos (frigoríficos, placa vitrocerâmica, TV, PC, rádio, micro-ondas, máquinas de lavar roupa e louça). Temos tarifa bi-horária semanal, será que com a instalação dos painéis compensa mantê-la, ou será melhor passar a usar as máquinas nas horas de maior incidência solar?
Obrigada.
Estou interessado exactamente no mesmo.
É possível termos uma estimativa dos valores de investimento e necessidades para tornar uma casa independente energéticamente ou muito próximo disso, tendo em conta uma moradia com 200m2 com todos os aparelhos domésticos eléctricos e dois carros elétricos?
A quem podemos pedir este tipo de projectos para implementar numa moradia em construção?
Olá Manuel,
Para que uma empresa especializada no ramo possa dimensionar um sistema completamente autónomo da rede, a mesma terá que lhe pedir os consumos típicos na casa (em AC), exemplo:
Eletrodomésticos, consumo individual (W) e tempo de utilização (h/dia) no sentido de saber as suas necessidades de energia total (Wh/dia).
Com estes dados deve ser dimensionado a capacidade das baterias e nº de elementos. São muitos os coeficientes que são utilizados no cálculo, o que vai obrigar a um sobredimensionamento do sistema de armazenamento. Os coeficientes como profundidade de descarga (60-80%) dias de autonomia (disponibilidade de eletricidade em dias sem produção elétrica fotovoltaica), potência activa e reactiva, entre outros.
Todos estes elementos "engrossam" o investimento em baterias, com ciclos de vida útil, o elemento com maior peso no orçamento para obtenção de um sistema 100% solar e autónomo inviabilizando muitas vezes o investimento.
O autoconsumo devido ao uso instantâneo da produção elétrica produzida revela-se vantajoso pois possibilita a não instalação de baterias.
Até as baterias não baixarem substancialmente o seu custo, o seu retorno revela-se muitas vezes superior a 10 anos e pouco apetecível para quem já tem ligação à rede (nas tarifas actuais).
Da equipa energias renováveis
Boa tarde, pretendo adquirir um casa que não dispõe de eletricidade tendo só como opção a instalação de energias renováveis. Explicaram que a EDP não respondeu que por se tratar de uma estrada privada não poderá fazer chegar a energia às habitações. Assim pelo que tenho lido, será necessário painéis fotovoltaicos, inversor e uma bateria para não correr o risco de ficar sem energia. Também o fornecimento de água à casa é atraves de um furo. É necessário adquirir a uma empresa todo o sistema fotovoltaico e também fazer uma comunicação à entidade responsável, é isso? Trata-se de um T4 e somos 2 px, com um consumo medio mensal de 625kwh de acordo com estimativa da EDP na casa onde ainda habitamos. Relativamente a pagamentos mensais,ou taxas de energia renovável do sistema instalado, não se aplicam certo? E foi ainda aqui mencionado que a questão das baterias é que encarece imenso o sistema, conseguem dar me uma ideia dos custos estimados? Um muito obrigada, Cumprimentos, Ruth Ribeiro
Olá Manuel,
Pode indicar quais as suas necessidades para pensar em tornar a sua casa autónoma? Pode haver outras soluções mais vantajosas para o seu caso.
Cumprimentos
Equipa CLEAR Portugal
Boa tarde Manuel,
Eu tenho feito várias análises e a verdade é que para pôr uma habitação a funcionar a 100% com energia solar não compensa pois o espaço necessário e o respetivo investimento não compensa, sobretudo com a tecnologia limitada e cara de hoje em dia do armazenamento de energia.
No entanto, se quiser assistência em identificar soluções para poupar na despesa da eletricidade, não hesite em contactar-me através do e-mail XXXX@yahoo.com.
Com pouca informação poderei fornecer-lhe um estudo de poupança energética.
Cumprimentos,
Daniel Sanches
Moderado pelo administrador
Daniel,
O uso de armazenamento não significa por si só um mau investimento, depende de cada caso. Aconselhamos sempre a avaliação criteriosa das necessidades. Para uma habitação ligada à rede é usual atualmente não compensar o investimento, mas depende, devido ainda ao elevado custo das baterias. Se, por exemplo estivermos a falar de uma habitação própria ou secundária isolada ou em projeto, poderá compensar o investimento se comparado com a ligação à rede.
Cumprimentos
Olá Manuel,
Sim é possível! Deve dimensionar a sua moradia como um sistema autónomo em que usa como gerador de energia elétrica o solar fotovoltaico e/ou eólico com o uso de baterias de armazenamento.
Um instalador com experiência no ramo fará o projeto adequado para o seu caso, tendo que ter em atenção o seu perfil de consumo. Deve estar bem discriminado os equipamentos que utiliza, quando utiliza, e suas potências.
Com os melhores cumprimentos
Equipa CLEAR