Instalações fotovoltaicas acima de 1.500 Watts
As Instalações anunciadas são de 200 até 1.500 Watts.
Produções a este nível mal chegam para uma Máquina de Lavar.
Qual a posição para uma instalação que satisfaça, na maioria dos casos, o autoconsumo, mas em situações de não escoar o total produzido como armazenar se o custo justificar?
A compra coletiva parece útil se houverem poupanças nos custos/Preços.
Fausto Ferraz
fferraz@f2s.com
Bom dia, caro Fausto Ferraz,
A produção para autoconsumo doméstico não significa a satisfação de todas as necessidades energéticas da residência.
O primeiro passo é o conhecimento do seu perfil de consumo, permitindo-lhe atuar sobre os consumos parasitas, nomeadamente os aparelhos em standby sem necessidade.
Após conhecer o seu perfil de consumos e eliminar os desnecessários, poderá então dimensionar o seu sistema de autoconsumo, para os mínimos constantes.
Se tentar produzir energia suficiente para alimentar uma máquina de lavar, o que fará à energia excedentária quando esta terminar o seu ciclo de lavagem?
Poderá entregar à rede, sem grandes vantagens económicas ou, como menciona, armazenar numa bateria para consumo posterior. Com os preços e duração estimada das baterias atuais, não nos parece que seja economicamente viável esta solução.
É por esse motivo que os sistemas de autoconsumo são rentáveis quando bem dimensionados, garantindo que toda a energia produzida é de imediato consumida na habitação.
Recomendamos que contacte um instalador local que lhe trace o seu perfil de consumo e só então, lhe faça uma proposta para o sistema que mais se adeque ao seu caso.
Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal