última atualização: 11/06/2016

Instalações fotovoltaicas acima de 1.500 Watts

As Instalações anunciadas são de 200 até 1.500 Watts.

Produções a este nível mal chegam para uma Máquina de Lavar.

Qual a posição para uma instalação que satisfaça, na maioria dos casos, o autoconsumo, mas em situações de não escoar o total produzido como armazenar se o custo justificar?

A compra coletiva parece útil se houverem poupanças nos custos/Preços.

Fausto Ferraz 

fferraz@f2s.com

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Melhor resposta
Faça login para aceder a este conteúdo. 
11/06/2016
Melhor resposta

Bom dia, caro Fausto Ferraz,

A produção para autoconsumo doméstico não significa a satisfação de todas as necessidades energéticas da residência.

O primeiro passo é o conhecimento do seu perfil de consumo, permitindo-lhe atuar sobre os consumos parasitas, nomeadamente os aparelhos em standby sem necessidade.

Após conhecer o seu perfil de consumos e eliminar os desnecessários, poderá então dimensionar o seu sistema de autoconsumo, para os mínimos constantes.

Se tentar produzir energia suficiente para alimentar uma máquina de lavar, o que fará à energia excedentária quando esta terminar o seu ciclo de lavagem?

Poderá entregar à rede, sem grandes vantagens económicas ou, como menciona, armazenar numa bateria para consumo posterior. Com os preços e duração estimada das baterias atuais, não nos parece que seja economicamente viável esta solução.

É por esse motivo que os sistemas de autoconsumo são rentáveis quando bem dimensionados, garantindo que toda a energia produzida é de imediato consumida na habitação.

Recomendamos que contacte um instalador local que lhe trace o seu perfil de consumo e só então, lhe faça uma proposta para o sistema que mais se adeque ao seu caso.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal