Venda de excedentes sem Pagamento.
Boa tarde, a todos.
Gostaria de partilhar a seguinte situação.
Tenho um contrato para venda de excedentes há 6 meses sem até ao momento ter recebido algum valor.
A empresa que me compra a energia continua a aguardar da E-redes informação necessária para processar as faturas, no entanto a E-redes afirma que já enviou tudo.
Ninguém está a assumir o problema e pelos vistos o produtor é que fica com o prejuízo.
É lamentável, que isto suceda.
Tenho a possibilidade de vender por ano mais de 1MWh de energia, mas infelizmente vou cancelar o contrato de venda de Excedentes e ativar a injeção zero, para mais que tenho autoconsumo com baterias.
Bom dia,
Após a UPAC ter sido registada no site da DGEG, o contador de energia passa a ser bidirecional e interligado com a rede inteligente, para que assim possa enviar os dados da energia injetada para a E-redes e posteriormente para o operador que estiver a comercializar essa energia.
Regra geral recebe um email da E-redes informando o consumidor que a UPAC está em condições de entrar em funcionamento. Confirme se recebeu esse email.
Poderá consultar a ACEMEL (Associação de comercializadores de energia no mercado liberalizado) (https://acemel.pt/) e obter a informação relativa aos comercializadores que neste momento estão a comprar energia proveniente das UPAC`S. Desta forma pode cancelar o seu contrato atual e fazer contrato com outro operador.
De qualquer das formas sugerimos que faça uma reclamação através do nosso site em:
https://www.deco.proteste.pt/reclamar?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_term=&utm_content=search&utm_campaign=reclamar2023&gad_source=1&gclid=EAIaIQobChMI25Gaj6GvgwMVIxSLCh0M_AZcEAAYASAAEgI3y_D_BwE
Posteriormente dê-nos indicação se a situação ficou resolvida.
Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,
Com os melhores cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
Efetivamente o meu contador está interligado nas redes inteligentes.
O contrato de fornecimento de eletricidade que tenho é indexado sendo os consumos cobrados através do diagrama de carga pontual que a Coopernico tem acesso.
E funciona, pois, ao passar os consumos mais elevados para as horas em que a eletricidade é mais barata (Preço spot em OMIE) consigo valores cobrados na fatura bastantes interessantes.
No entanto, quem compra os meus excedentes também é a Coopernico.
O sistema funciona bem para cobrar a eletricidade consumida, mas para pagar os excedentes já não é bem assim.
Efetivamente a culpa será da Coopernico ou da E-redes, mas na realidade não vi grande interesse em resolverem o problema.
Não reclamei no portal pois efetivamente acho que não vale o tempo perdido.
Já anulei o contrato de venda de excedentes e programei o meu inversor para injeção zero.
No meio disto tudo acabou por ser uma experiência interessante.
Obrigado
Olá,
Partilhámos o seu caso com o nosso especialista e assim que possível daremos feedback.
Obrigada pela partilha,
A EQUIPA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS