escolher entre inversor monofásico e trifásico
Boa tarde,
Vivo numa residência com instalação elétrica trifásica, potência contratada de 10,35kVA e tarifa simples. O meu gasto mensal médio de eletricidade é de 100€. Pretendo instalar 6 painéis solares fotovoltaicos com cerca de 505WP e uma bateria de cerca de 5,8 kWh. A minha dúvida está no tipo de inversor que devo escolher. Deve optar por um inversor trifásico ou monofásico? Penso que é possível a instalação de qualquer um dos dois tipos no meu caso, mas não sei as vantagens e desvantagens de cada um deles e consequentemente qual a melhor opção para mim. Alguém me pode ajudar a esclarecer esta dúvida?
Agradeço a atenção.


Bom dia,
Caso não tenha nenhum equipamento trifásico em casa, pode em primeiro lugar fazer a alteração do contrato para monofásico. Desta forma tem a potência contratada toda disponível numa fase (45Amperes) do que ter distribuída pelas três fases que em muitos casos torna-se complicado pois o quadro elétrico vai abaixo com frequência, quando tem dois equipamentos ligados na mesma fase.
Para isso deve contactar um técnico de instalações elétricas certificado e verificar se esta mudança é possível.
Em muitas situações e devido à espessura dos cabos apenas é possível ficar com 6,9KW mas que pode ser suficiente para a sua instalação.
Se fizer esta alteração então deve optar por um inversor monofásico. Se por outro lado mantiver a sua instalação elétrica então opte por um inversor trifásico.
Em ambos os casos deve utilizar um inversor hibrido para poder existir a ligação a uma bateria.
Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,
Com os melhores cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
Bom dia,
Antes de mais agradeço a sua resposta. Eu tenho um motor de água no furo no quintal e penso que por esse motivo preciso ter um contrato assente num sistema trifásico. Em todo o caso o que já me disseram é que mesmo num sistema trifásico eu deveria optar por um inversor monofásico pois é mais barato e porque ele acaba por fazer a gestão entre o que coloca numa fase e o que envia para a rede. Neste sentido, qual a vantagem que eu teria em optar por um inversor trifásico em vez de um monofásico?
Outro aspeto em que tenho dúvida é se vale a pena ou não investir numa bateria com cerca de 5,8 kWh. Já ouvi que não compensa investir numa bateria com esta capacidade e que mais vale vender o excedente à rede. Mesmo com o apoio do FA não será boa ideia investir numa bateria?
Agradeço a atenção.
Cumprimentos.