Projeto de ampliação de uma habitação unifamiliar - Alenquer

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Muito boa tarde,

temos um projeto de ampliação de uma habitação unifamiliar no concelho de Alenquer, para uma família de dois adultos e uma criança. A orientação da casa é este-oeste.

No terreno encontra-se uma construção antiga, com paredes de pedra com cerca de 40 cm de espessura e 50 m2 de área. Pretendemos realizar obras de ampliação, que no total dará uma moradia com área útil com 185 m2.

Relativamente ao isolamento, para a envolvente exterior da construção, serão estas as opções mais adequadas (na relação qualidade/preço)?

- Paredes novas: Revestimento em ETICS (com pelo menos 60mm de espessura de isolamento térmico EPS) sobre a estrutura em betão armado e sobre a alvenaria);

- Paredes antigas a preservar: Revestimento em projeção térmica (tipo SECIL ISODUR) no exterior (com 20-30mm de espessura) e aplicação de forra interior em gesso cartonado com aplicação de manta de lã de rocha com pelo menos 40mm de espessura.

- Cobertura: Revestimento a telha cerâmica, sobre sub-telha, sobre isolamento térmica em XPS com pelo menos 80mm de espessura).

- Lajes térreas: Aplicação de isolamento térmico com no mínimo 30mm de espessura (nas situações de lajes novas)

Para evitar a estanquidade ao ar, podemos instalar um sistema VMC?

As janelas de PVC, com vidro duplo e corte térmico aumentarão a eficiência energética da casa?

Referente ao aquecimento, pensamos que o sistema mais eficaz e confortável é o piso radiante (hidráulico), mas também temos conhecimento que é o sistema mais caro. Uma bomba de calor de baixa temperatura permitir-nos-ia aquecer a casa no inverno e arrefecê-la no verão. Este sistema aqueceria também as AQS. É possível ter estes dois sistemas (PR e AQS) interligados?

Como pavimento, gostaríamos de instalar um pavimento multicamadas nos quartos e na sala e um pavimento de cerâmica na cozinha e no WC. Qual a eficiência térmica destes tipos de pavimentos relativamente ao piso radiante? Existem opções de pavimento multicamadas mais adequadas para piso radiante?

Ainda sobre o arrefecimento, foi sugerida a pré-instalação de AC, podendo mais tarde optarmos ou não pelo integração efetiva das UI (unidades interiores) e UE (exteriores), caso, mais tarde, consideremos necessária a sua instalação efetiva. Tendo em conta a instalação do piso radiante, fará sentido ponderar a instalação de AC?

Desculpem esta longa descrição e este rol de perguntas mas podem ajudar-nos a decidir se estas opções serão as que vão ao encontro daquilo que pretendemos ter na nossa casa? Apesar de leigos no assunto, temos feito algumas pesquisas e estamos muito interessados em saber a vossa opinião.

No fundo, depois de anos e anos em casas alugadas e sem qualquer isolamento contra o calor do verão ou o frio do inverno, queremos que a nossa casa nos ofereça conforto térmico em todas as estações do ano e de forma sustentável.Agradecemos desde já a atenção dispensada.

Cordialmente,

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Casa Eficiente e Sustentável da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :

Boa tarde,

 

Relativamente às questões relacionadas com arquitetura aconselhamos que contacte um arquiteto e também um perito qualificado que o irão auxiliar nas melhores soluções para o isolamento da casa.

 

A aplicação de um VMC é importante para se poder garantir uma boa qualidade do ar interior.

 

Relativamente à climatização e produção das AQS pode ser feita pela mesma bomba de calor (BC) e aconselhamos que o depósito das AQS tenha uma dupla serpentina para poder interligar painéis solares térmicos.

 

A climatização no Verão pode ser feita com o piso radiante ou em alternativa com ventilo-convectores (chão ou parede). Pode numa fase inicial fazer só a pré-instalação e posteriormente caso seja necessário fazer a aplicação dos equipamentos.

Não é necessário a pré-instalação para equipamentos de ar condicionado.

 

Deverá ter atenção à potência máxima admissível (PMA) da sua instalação elétrica e caso seja baixa terá de fazer um aumento de potência, o que pode implicar projeto (acima de 10.35KVA) e certificação.

 

Aconselhamos também que faça uma pré-instalação para painéis fotovoltaicos e posto de carregamento de viatura elétrica ou hibrida.

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.