última atualização: 20/09/2018

Substituir um esquentador a gás butano por um sistema mais eficiente

Boa tarde

Comprei uma moradia já com 30 anos no Algarve, sendo o aquecimento das águas sanitárias feito através de um esquentador inteligente a gás butano; a casa é abastecida de água pela rede camarária e dispõe de 3 casas de banho, sendo muito demorada a chegada da água quente às cabines de duche, em especias às do piso superior. Também não me parece satisfatória a necessidade frequente de troca das botijas de gás.

Como o local tem uma boa exposição solar, estou a equacionar a instalação no telhado de um sistema de aquecimento solar. Por outro lado tenho poucos conhecimentos do assunto e também não tenho referências dos comerciantes locais deste tipo de sistemas, receando ser induzido a uma escolha menos acertada.

Agradeço por isso alguma orientação sobre o sistema mais adequado, nomeadamente sobre o tipo de painéis solares, o sistema complementar de aquecimento de água e sua interligação com o aquecimento solar e outras recomendações que entendam pertinentes. 

Agradeço desde já V. ajuda

Os melhores cumprimentos

Norberto Fernandes

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
10/09/2018

Olá Norberto,

Esta comunidade foi criada especialmente para que os membros possam perguntar dúvidas, absorverem conhecimento e estarem mais conscientes da escolha a tomar.

Pode indicar-nos o seu agregado familiar? A moradia é de uso principal e anual?

Cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

User name
NORBERTO FERNANDES DA SILVA ,Respondeu:
10/09/2018

Obrigado pela resposta; a moradia é uma segunda habitação para férias familiares, destinada a 5 adultos e duas crianças; terá por isso uma utilização esporádica, algumas semanas por ano, especialmente durante os períodos de férias - verão, natal, carnaval, páscoa, etc.

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador ,Respondeu:
13/09/2018

Olá,


Estamos a investigar para responder à sua questão e publicaremos assim que possível.


Enquanto trabalhamos na resposta, convidamos os membros desta comunidade a partilhar sugestões e experiências sobre este tópico.

Será viável uma casa secundária ter uma instalação de paineis solares térmicos em que acumula àgua quente e não a utilizada grande parte do ano?

As vossas informações podem ser úteis para outros consumidores!
Obrigado,

A equipa Energias Renováveis

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador ,Respondeu:
20/09/2018

Caro Norberto Fernandes,

Não se tratando de uma utilização regular diária, terá dificuldade em rentabilizar o investimento inicial e os períodos de paragem irão provocar o fenómeno da estagnação com muita frequência, ou seja, degradação do sistema devido à energia acumulada e não consumida, reduzindo a vida útil do próprio sistema fotovoltaico. Nesse sentido, para utilizações esporádicas não é recomendável optar por painéis solares.

Uma bomba de calor (Águas Quentes Sanitárias ou AQS) de 300 litros pode ser uma solução para 6 pessoas. A desvantagem está no investimento que, para uma utilização esporádica, acaba por ser alto. Conte apenas com o volume acumulado, ou seja, 300 litros de água a 60ºC que podem ser misturados com água fria (para banhos, por exemplo até 40ºC), perfazendo cerca de 400 litros de água. Os tempos de reposição da água quente são muito elevados. Terá de esperar entre 3 a 4 horas até ter água quente novamente.

Por conseguinte, o esquentador parece ser a melhor opção tendo em conta a necessidade de consumo de AQS alto, mas pontual.

Aconselhamos que verifique o estado do esquentador, como os anos de uso, a eficiência energética entre outros, e, se se justificar, proceder à substituição por um mais moderno e eficiente.

Com os melhores cumprimentos
Equipa Energias Renováveis

User name
FERNANDO CARLOS SANTOS INFANTE ,Respondeu:
12/09/2018

Boa noite. Eu vou construir uma casa e a onde vou ter algum espaço para colocar uns painéis solares. Gostaria que me informassem: quantos painéis seriam necessários para o fornecimento de energia para a casa e seus eletrodomésticos, e qual o seu custo, e se há algum incentivo. o meu muito obrigado.

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador ,Respondeu:
13/09/2018

Bom dia Fernando,

O seu consumo de águas quentes sanitárias corresponde à necessidade de quantas pessoas? Qual o seu agregado familiar? Tem acesso a gás natural?

Cumprimentos 

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.