Notícias

Tostas salgadas e com aditivos

Aditivos pouco recomendáveis e sal a mais fazem de muitas tostas de trigo, integrais e multicereais opções menos saudáveis. Antes de comprar, consulte os rótulos. 

Especialista:
31 outubro 2024
tostas

iStock

A DECO PROteste analisou 51 tostas de trigo, de trigo integral e multicereais. Além da informação nutricional dos rótulos, o estudo incidiu sobre os aditivos utilizados e o número de ingredientes ultraprocessados. Em muitos casos, o interesse é diminuto, atendendo à quantidade de sal e aos aditivos, alguns pouco recomendáveis.

Resultados do teste a tostas

Globalmente, as tostas de trigo são melhores do que as multicereais. E menos calóricas. Enquanto as de trigo e as de trigo integral têm, em média, 395 quilocalorias por 100 gramas, as multicereais chegam às 415 quilocalorias.

Ao escolher as tostas, consulte com atenção os rótulos. Na lista de ingredientes, estes estão indicados por ordem decrescente. Esteja atento a açúcares, óleos hidrogenados ou gordura de palma (é rica em ácidos gordos saturados). Quanto menos aromas ou aditivos estes produtos tiverem, melhor. O mesmo princípio se aplica a certos valores da declaração nutricional: quanto menor a quantidade de gordura, ácidos gordos saturados, açúcar e sal, melhor. Compare produtos, olhando para os valores nutricionais por 100 gramas. 

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar