Notícias

Minitostas com aditivos e muito sal

As 18 minitostas de trigo e integrais analisadas têm excesso de sal e aditivos pouco recomendados. É preferível comer pão, muito menos processado.

Especialista:
21 novembro 2024
Mini tostas

iStock

A maioria das 18 embalagens de minitostas analisadas pela DECO PROteste têm sal em excesso. Entre as 11 de trigo e as sete de trigo integral, muitas contêm aditivos a mais, alguns pouco recomendados. Globalmente, as minitostas obtêm piores resultados do que as tostas, sobretudo na parte nutricional. São mais processadas e contêm mais aditivos. Existem tostas mais saudáveis, sem sal ou com 100% de trigo integral. Ou seja, nem sempre são apenas a versão mais pequena das tostas.

Resultados do teste a minitostas

Para analisar estes produtos, a DECO PROteste analisou a informação nutricional dos rótulos e a lista de ingredientes. Esta última permite detetar a presença de aditivos e ter uma ideia do grau de processamento. Ponderando cada uma destas variáveis, foi atribuída uma pontuação de 0 a 100 aos diferentes produtos, o que permite avaliar a sua qualidade global dentro de uma mesma categoria. 

Como escolher minitostas?

Verifique sempre os rótulos das minitostas. Consulte a lista de ingredientes (indicados por ordem decrescente de quantidade), e esteja atento à presença de açúcares, óleos hidrogenados, gordura de palma, aromas e aditivos. Descubra quais são os aditivos aceitáveis, os toleráveis, os pouco recomendáveis ou a evitar – basta escrever o nome ou número associado.

Ao adquirir estes produtos, analise a declaração nutricional e evite aqueles que têm teores de gordura elevados, sobretudo ácidos gordos saturados, açúcares e sal. Procure a classificação Nutri-score: prefira os produtos A e B ou, na falta de melhor opção, C.  

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar