Venho por este meio mostrar o meu desagrado, desespero e perda de confiança TOTAL com a CGD, no qual fui cliente durante anos. Fui vítima de fraude no dia 13 de Julho, fui contactada pelos canais oficiais de comunicação da CGD (via SMS CGD e 217 900 790), às 15h33. Chamada essa com duração de 4 minutos em que o funcionário / golpista, referiu que existia um acesso suspeito na minha conta Caixa Direta e que precisavam de confirmação de dados para provar que o acesso teria sido feito meramente por mim, no qual pensei que a tal chamada seria derivada ao facto de ter adquirido um novo telemóvel no dia anterior e ter feito login no Caixa Direta num novo dispositivo. O funcionário / golpista pediu-me os seguintes dados: Primeiro e último nome, data de nascimento, e de seguida referiu que eu iria receber um código por sms de confirmação de dados. Sem desconfiar de nada, porque o contacto provinha do canal oficial da CGD (217 900 790), procedi aos passos que o funcionário / golpista pediu acima e o mesmo indicou que estava tudo ok. Passado uns minutos, acedi à minha conta na app caixa direta e deparo-me com as chocantes transações fraudulentas e absurdas SEM o meu conhecimento ou autorização. Transações essas de valores de: x.xxx€ + xxx€, onde não recebi nenhuma SMS ou chamada de confirmação ou autorização por parte da CGD, simplesmente roubaram esse dinheiro sem mais nem menos. Após reparar nesta situação fraudulenta, liguei de volta para o número oficial da CGD onde foi feita a burla pelo funcionário / golpista, estive cerca de 1h em chamada com a funcionária, onde a mesma procedeu ao cancelamento do cartão onde foi feito compras fraudulentas sem o meu conhecimento, autorização, e ainda por mais, não recebi qualquer tipo de notificação de autorização dessas mesmas transações. Após o cancelamento do cartão em questão, foi bloqueado também o acesso à Caixa Direta, assim como foi feita a mudança de palavra-passe através de chamada com a funcionária. A mesma referiu para ainda assim, estar atenta à minha conta CGD, pois o dinheiro iria ser reposto num prazo de 3/5 dias e aí poderia transferi-lo para outra conta (no qual não aconteceu), pediu também para me dirigir à polícia judiciária e fazer queixa relativamente ao assunto, dirigi-me então à polícia e abri um processo / queixa crime, protegendo assim a minha segurança e direitos como cidadã.Dirigi-me à agência na Av. João XXI do dia 15 de Julho, onde a funcionária me informou que SÓ após o dinheiro que estava cativo na minha conta (Total de: x.xxx€) for libertado, é que podia proceder para outros passos (Reclamação de Fraude e Charge-Back).No dia 16 de Julho, o valor que foi roubado da minha conta, foi libertado. Iniciei na segunda-feira (18/07) também na agência na Av. João XXI, o processo de reclamação de Fraude e Charge-Back. Obtive resposta logo no dia a seguir, na terça-feira, por parte da Diretora Central Ana Paula Melo, de que o valor iria ser reposto provisoriamente na minha conta para evitar transtornos e enquanto se aguardava o desfecho do processo. Esta manhã, quarta-feira (20/07), dirigi-me novamente à agência na Av. João XXI para obter mais informações relativamente ao caso. Surpresa com a rapidez do desfecho, a funcionária que me atendeu, disse que não tinha boas notícias para me dar e apresentou-me outro documento relativamente ao processo (que ainda não recebi por e-mail mas tenho imprimido (Referência CGD: 22092710601), em que o documento menciona que o pedido de regularização não foi aceite e o mesmo acusa-me como responsável pelos movimentos apresentados, movimentos esses que não reconheço e nem me foi enviado qualquer tipo de notificação ou autorização relacionada com as transações.Como cliente fiel à CGD durante anos, pergunto-me onde estão os mecanismos de segurança da CGD para com os seus clientes? Onde estão os meus direitos como cidadã? Tenho conhecimento com a minha advogada de que os bancos têm seguros próprios para cobrirem / protegerem este tipo de casos. Para além de ter havido transações fraudulentas na minha conta sem minha autorização ou conhecimento, ainda sou culpada por uma fraude de que não cometi? Como me conseguem garantir que a chamada que recebi do canal oficial de comunicação da CGD (217 900 790), não foi um funcionário a dar golpes fraudulentos ao cliente? Se não foi um funcionário mas sim um golpista que se faz passar por funcionário, como é que conseguem infiltrar-se nos meios de comunicação da CGD? Como é que a CGD com a sua plataforma, permite este tipo de situações e coloca os seus próprios clientes em risco? Onde estão os vossos mecanismos de segurança reforçados? A CGD NÃO pode nunca permitir este tipo de situações, ainda por mais envolvendo os seus canais oficiais de comunicação. Os contactos de foro fraudulento foram e estão a ser efetuados através dos vossos canais oficiais de comunicação, o que leva os clientes a confiarem e a comunicarem de volta, sei que o meu caso não é único mas sei que é um dos primeiros que envolve as vossas vias oficiais comunicativas, segundo o que tenho falado pessoalmente com os funcionários de agências, nenhum tem conhecimento de casos em que a fraude é feita através dos canais oficiais CGD, os mesmos aconselharam-me a lutar pelo meu valor e a perseguir por todos os meios possíveis, pois é um caso que precisa de ser estudado e precisa de ter uma solução urgente para que os clientes fiquem protegidos e não expostos e roubados, coo foi o meu caso.Tenho inúmeras provas do sucedido, assim como provas em que o número de rede única da CGD está reportado na internet e ligado a fraudes e burlas, sem dúvida um caso gravíssimo e preocupante que mancha completamente a imagem da CGD.Apresentei queixa crime na polícia judiciária e aguardo uma carta para prestar declarações brevemente, irei avançar com o caso para tribunal.(...) MAIS TEXTO, DETALHES E PROVAS RELATIVAMENTE À FRAUDE EM ANEXO