Exmos. Senhores,
No dia 13/02/2025 adquiri no Auchan Gondomar uma Liquidificadora Qilive Q.5176 (ref. 600122076), conforme fatura em anexo. O produto encontra-se dentro do período de garantia legal (3 anos).
Recentemente, o copo de plástico partiu-se e desloquei-me à loja para ativar a garantia. Para minha surpresa, a funcionária que me atendeu recusou o pedido, afirmando de imediato que a garantia não cobre o copo, que não haveria substituição nem por cortesia e que até os portes poderiam ser cobrados ao cliente. Mais grave ainda, registou na Ordem de Reparação de 27/08/2025 a indicação “Garantia: NÃO”, informação falsa e altamente prejudicial, pois oculta que o equipamento se encontra dentro da garantia.
Tal situação constitui uma violação clara do DL n.º 84/2021, que estabelece:
A garantia legal é de 3 anos para bens móveis, incluindo produtos de marca própria;
O consumidor não pode ser privado dos seus direitos com base no preço do bem;
Os acessórios indispensáveis ao funcionamento do produto (como o copo da liquidificadora) estão igualmente abrangidos.
Desta forma, exijo:
1. Que seja corrigida a informação de “Garantia: NÃO” para “Garantia: SIM”;
2. Que seja feita a reparação ou substituição do copo, sem custos para mim;
3. Que sejam assegurados os meus direitos de consumidor de forma respeitosa e profissional.
Caso a situação não seja regularizada de imediato, irei manter esta reclamação formalizada no Livro de Reclamações Eletrónico, na DECO, e no Portal da Queixa, para defesa dos meus direitos enquanto consumidor.
Aguardo resposta por escrito no prazo legal.
Com os melhores cumprimentos, Gomes.