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IHRU falha renovação automática do Apoio Extraordinário à Renda – Pedido de intervenção urgente

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

H. G.

Para: Ministério da Habitação

27/06/2025

Exmos. Senhores, Venho solicitar o apoio da DECO para intervir junto do Ministério da Habitação devido à falha do IHRU na renovação automática do Apoio Extraordinário à Renda (AER) para os anos 2024 e 2025. Fui beneficiário do apoio em 2023, e em 2024, conforme indicado nas condições do programa, validei e corrigi todos os dados no Portal de Consulta Cidadão (PCC), a 6 de fevereiro de 2025. Ainda apresentei uma reclamação no mesmo portal, tendo o IRS de 2024 entregue e validado nas Finanças, sem qualquer erro. Contudo, no portal do IHRU: O apoio de 2024 permanece com o estado "Submetido", sem validação nem despacho; O ano de 2025 já aparece como "Não Elegível", exclusão automática injusta, visto que a renovação de 2024 nunca foi processada; Cumpri todas as obrigações, incluindo contrato registado e recibos eletrónicos. Esta falha de renovação por parte do IHRU está a provocar uma exclusão indevida e prolongada, sem qualquer resposta concreta das entidades responsáveis, colocando-me numa situação de grande instabilidade emocional e financeira. Apelo à DECO que: 1. Interceda junto do Ministério da Habitação e do IHRU; 2. Solicite a validação imediata do apoio de 2024; 3. Peça a revisão da exclusão de 2025 e o pagamento retroativo dos meses em atraso. Esta situação está a afetar a minha saúde e bem-estar. Sinto-me abandonado pelo Estado, apesar de ter cumprido todos os meus deveres como cidadão. Em anexo envio prova da situação (print do portal PCC). Com os melhores cumprimentos, Gomes.


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