Notícias

Reforma: como escolher o melhor PPR?

A ferramenta “Ganhe Mais no PPR” permite comparar quase 900 seguros e fundos PPR, para saber se o seu plano está realmente a rentabilizar bem as suas poupanças. Se não estiver, pode transferir para outra opção mais rentável. E, se ainda não tem PPR, use a calculadora para simular quanto pode acumular até à reforma, com entregas mensais adequadas ao seu perfil.

Especialista:
Editor:
14 julho 2025
Mulher adulta sentada num escritório ao portátil

iStock

Muitos portugueses têm PPR pouco rentáveis e nem sabem. A maioria dos produtos no mercado não iguala nem supera a taxa de inflação (2,3% é a previsão para 2025). Por exemplo, há seguros PPR que, descontadas as comissões, têm rentabilidades negativas. Outros já não estão em comercialização, mas ainda são detidos por muitos aforradores, e o seu desempenho em termos de rentabilidade, nos últimos cinco anos, foi zero. Na prática, servem apenas de mealheiro. Não é isso que se pretende quando se subscreve um PPR. 

Compare o seu PPR com os melhores

Até mesmo pequenas diferenças de rendimento podem significar milhares de euros perdidos a longo prazo. Por essa razão, deve pôr à prova, todos os anos, o seu PPR, comparando-o com os melhores do mercado. 

Porque deve comparar o seu PPR?

Para que não acumule perdas no decorrer dos anos e ponha o plano de poupança-reforma a render, a DECO PROteste disponibiliza uma ferramenta online Ganhe Mais no PPR, que permite comparar o PPR, sob a forma de seguro ou fundo, esteja em comercialização ou não, com as Escolhas Acertadas. Atualmente, são quatro os PPR recomendados, todos eles com diferentes níveis de risco.

O número de PPR disponibilizados na ferramenta cresceu, este ano, significativamente, de cerca de 300 para quase 900. Anteriormente, a DECO PROteste dependia da disponibilidade das seguradoras para facultar dados sobre os seguros PPR, e poucas se mostravam dispostas a deixar os seus produtos serem alvo de comparações. Este ano, com a disponibilização da base de dados da Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões (ASF), aumentou a transparência e informação relativamente a muitos seguros PPR, a maioria deles já fora de comercialização.

Os dados da ASF permitiram, também, comparar o rendimento dos últimos cinco anos (até 2024), período temporal mais adequado do que o anterior (três anos), para avaliar a qualidade da gestão dos PPR.

É também com base no histórico de cinco anos que foram selecionadas as Escolhas Acertadas. Como tal, ficaram de fora do comparador os mais recentes. Se o seu PPR não tem cinco anos de histórico, não consta do comparador.

De salientar que os últimos cinco anos foram bastante atribulados para os mercados de ações e até o de obrigações foi afetado, penalizando o rendimento dos PPR, que se revelou menos surpreendente do que no passado. Ainda assim, as Escolhas Acertadas de fundos renderam bastante mais do que os PPR de capital garantido.

Como funciona a ferramenta Ganhe mais no PPR?

Ao aceder à ferramenta Ganhe Mais no PPR, ser-lhe-á perguntado se já tem um PPR. Em caso afirmativo (“sim”), será encaminhado para o comparador. De seguida, selecione a entidade emitente ou comercializadora do PPR, para aceder à lista de produtos. Se o seu PPR não constar, o mais certo é tratar-se de um PPR recente, ainda sem histórico de cinco anos e não ser, por essa razão, possível fazer a comparação. Pode, no entanto, contactar a DECO PROteste para saber o rendimento.

Como referido, a simulação compara o rendimento nos últimos cinco anos civis (até final de 2024) do seu PPR com o rendimento registado pelas quatro recomendações. Se a diferença de rendimento for positiva, significa que as Escolhas Acertadas rendem mais. É aconselhável transferir. Mas confirme primeiro se o PPR é adequado ao seu perfil de risco.

Em muitos casos, os ganhos elevados justificam-se porque são comparados seguros PPR com fundos PPR. Estes são produtos potencialmente mais rentáveis, mas, em geral, não garantem o capital. Também, por isso, são mais indicados para quem ainda está longe da reforma.

Se a diferença for negativa, significa que as Escolhas Acertadas rendem menos do que o seu PPR. O produto pode já não estar em comercialização ou não aceitar novas subscrições ou, ainda que esteja disponível no mercado, não ser recomendado. Esta é também uma situação que pode ocorrer quando se compara um seguro PPR com um fundo PPR.

Os fundos PPR são mais rentáveis no longo prazo, mas têm mais risco. Em alguns casos, pode ser interessante transferir, desde que adequado ao perfil de risco, mais conservador ou agressivo.

Se obteve um resultado nulo, é porque já subscreveu uma das recomendações da DECO PROteste ou então tem um PPR com o mesmo rendimento. Neste último caso, o seu PPR não é uma das Escolhas Acertadas e pode ter custos superiores, ou já não estar disponível para subscrição.

Vantagens de transferir o PPR

A inércia é o pior inimigo da poupança de longo prazo. Lembre-se de que não casou se com o PPR. Se, do resultado da simulação, encontrou soluções mais rentáveis, não hesite em transferir, seja um seguro PPR para um fundo PPR, ou vice-versa.

Deverá, no entanto, sempre confirmar se a entidade para a qual pretende transferir aceita o pedido, dado não ser obrigada a aceitar ou impor condições que não lhe agradam. O processo é simples, ou deve ser, a menos que a seguradora complique. A entidade gestora que recebe um pedido de transferência deve executá-lo no prazo máximo de dez dias úteis.

Ainda não tem PPR?

Se, na página inicial da ferramenta Ganhe Mais no PPR responder “não” à pergunta “Já tem um PPR?”, é encaminhado para uma calculadora que lhe permite encontrar o PPR adequado à sua idade e o montante que acumulará aos 67 anos.

Para efeitos de cálculo, foi considerado que o PPR escolhido renderá o mesmo que rendeu nos últimos cinco anos. Para começar, defina o montante que tenciona entregar mensalmente, a sua idade atual e se pretende um PPR com risco ou de capital garantido.

Trata-se um cálculo teórico, pois não tem em conta algumas comissões, e o rendimento é uma mera hipótese. Ainda assim, esse cálculo dará uma ideia da necessidade de começa a poupar o quanto antes e procurar um produto mais rentável e ideal para o longo prazo.

A vantagem de começar cedo é beneficiar do efeito de capitalização a longo prazo, que, durante várias décadas, permite multiplicar exponencialmente as suas entregas mensais.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar