Museus: entrada gratuita só em presença
Quem tentou obter bilhete online para a entrada gratuita em museus da Direção-Geral do Património Cultural teve, afinal, de pagar. Como resolver a situação?

Portugueses e estrangeiros com número de contribuinte, residentes em Portugal, podem visitar os museus sob a alçada da Direção-Geral do Património Cultural (DGCP) sem pagar o ingresso. No entanto, quem tentou obter os bilhetes online teve de pagar. Provavelmente por falta de atualização no site da DGCP, aos visitantes não era dada a opção do bilhete gratuito. A medida, lançada a 1 de agosto, permite visitar gratuitamente os museus 52 dias por ano. Por ter entrado em vigor em agosto, este ano estão disponíveis 22 dias de entradas gratuitas. Para se ter direito aos ingressos grátis, é preciso apresentar na bilheteira o documento de identificação e o número de contribuinte, na primeira visita que se fizer num determinado dia. Ao longo desse dia, é possível visitar esse local, ou outro, as vezes que se quiser. Em cada entrada, só é preciso voltar a mostrar o documento de identificação e o número de contribuinte.
Reembolso através de formulário
Quem pagou o bilhete online vai ser reembolsado. Deve, para isso, preencher um formulário expondo o sucedido, em detalhe.
Para ter direito a esta gratuitidade é necessário fazer sempre o registo presencial, com a apresentação do documento de identificação e o número de contribuinte. Deve, para já, fazê-lo sempre presencialmente.
São diversos os museus que estão sob a tutela da DGCP, entre os quais os emblemáticos Museu Nacional de Arte Antiga, o Panteão Nacional ou o Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa), o Palácio Nacional de Mafra, o Museu Machado de Castro (Coimbra) ou o Soares dos Reis, no Porto. A lista é extensa e percorre grande parte do acervo artístico e do património em todo o território nacional.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |