Cartas-tipo

Acordo sobre o exercício das responsabilidades parentais

Ícone e imagem da carta-tipo - acordo responsabilidades parentais

Um divórcio com filhos implica definição de pensão de alimentos, visitas, férias ou aniversários. Veja a carta-tipo para o acordo sobre as responsabilidades parentais.

 

Um acordo por escrito serve de prova e pode ser decisivo em caso de conflito. Exponha claramente os factos e guarde cópias do documento. 

 

ACORDO SOBRE O EXERCÍCIO DAS RESPONSABILIDADES PARENTAIS

……………………… (nome), contribuinte fiscal n.º …………, residente na Avenida ……………………………, em Lisboa, e ………………………… (nome), contribuinte fiscal n.º ……………, residente no …………………, em Lisboa, requerentes de divórcio por mútuo consentimento, acordam, em conformidade com o estabelecido nos artigos 1775.º, n.º 2 do Código Civil, e 1419.º, n.º 1, alínea c), do Código de Processo Civil, a regulação do exercício das responsabilidades parentais das suas filhas menores ……………………………… (nome) e …………………………………… (nome), nos seguintes termos:

1.ª
(Responsabilidades parentais e residência das menores)
1. Os requerentes acordam em exercer em comum as responsabilidades parentais relativas às questões de particular importância da vida das filhas nos termos que vigoravam durante o matrimónio, com exceção dos casos de manifesta urgência, em que qualquer dos progenitores pode agir sozinho, devendo prestar informação ao outro logo que possível.
2. As menores ficam a residir com a mãe.
3. O exercício das responsabilidades parentais relativas aos atos da vida corrente das menores cabe ao progenitor com quem elas residem habitualmente, isto é, à mãe, cabendo ao pai nos períodos em que goza da companhia das filhas.

2.ª
(Visitas)
1. O pai terá as menores na sua companhia em fins de semana alternados.

(...)
 

Ver carta-tipo completa

Temas que lhe podem interessar