Dicas

Como limpar um forno

Manter o forno impecável não é complicado, mas exige precauções. Os produtos de limpeza podem ser agressivos para pele, olhos e vias respiratórias.

25 outubro 2022
Forno com a luz acessa, encastrado numa cozinha branca

iStock

A limpeza do forno não será das tarefas domésticas mais gratificantes. A única forma de escapar é optar por um modelo pirolítico, que se limpa sozinho. Subtrai-se a esta conta uma leve passagem com um pano húmido, para retirar os detritos que ficam carbonizados com o uso da função pirolítica. Contudo, o preço é mais elevado. Depois, há os fornos de limpeza manual, que ficam mais em conta. Mas o nome não engana: a limpeza é mesmo manual.

No desempenho, a média dá vantagem aos pirolíticos. No consumo elétrico, é o inverso. Descubra as melhores opções no comparador de fornos. Se não tiver orçamento para chegar a um pirolítico, terá de recorrer à energia do braço para limpar o forno. A tarefa será mais fácil com os truques da DECO PROTESTE.

Forno limpo em 6 passos

Como limpar o forno - passo a passo

1. Preparação. Desligue o forno da corrente elétrica e use jornais velhos para forrar o chão em volta do equipamento.

2. Escova. Uma escova seca é o ideal para remover os detritos secos e empurrá-los para o jornal.

 3. Produto de limpeza. Aplique o produto no interior do forno. Siga as instruções de utilização e calce luvas. Tenha o cuidado de não passar o detergente pelo ventilador, nem, se o aparelho usar gás, pelo tubo que o fornece.

 4. Resíduos. Deixe o produto atuar pelo tempo recomendado, garantindo uma boa ventilação do espaço. No final, limpe ou varra os resíduos.

 5. Porta. Veja se é possível remover a porta. Com um raspador para vidros, uma esponja ou um pano de microfibras, retire os resíduos secos. Aplique um produto para vidros, ou uma solução de água morna e sabão, seguida de vinagre.

 6. Grelhas. Retire as grelhas e limpe-as numa tina grande ou mesmo na banheira. Os produtos para limpeza destes componentes são agressivos, pelo que deve manter as luvas e proteger os olhos.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.