A Euroconsumers junta-se à Semana de Finanças Digitais Justas da CI

O dia 15 de março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, um dia para aumentar a sensibilização e promover uma mudança significativa para os problemas do consumidor. O tema para o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor de 2022 é Finanças Digitais Justas (Fair Digital Finance). Embora exista um vasto potencial para as finanças digitais serem um oportunidade para todos, os serviços financeiros digitais criaram igualmente novos riscos que podem levar a resultados injustos para os consumidores.
A Euroconsumers tem o prazer de se juntar à Consumers International e às suas 200 organizações membros em todo o mundo para aumentar a sensibilização para finanças digitais justas para os consumidores a nível global. De forma a concretizar este compromisso, as organizações membros da Euroconsumers vão realizar uma série de atividades com enfoque em diferentes aspetos das finanças digitais ao longo da semana.
- Na terça-feira, dia 15 de março, o nosso membro espanhol OCU organizar uma série de atividades para promover finanças inclusivas.
- Na quarta-feira, dia 16 de março, o nosso membro belga Test-Achats/Test-Aankoop irá analisar os problemas relacionados com phishing.
- Na quinta-feira, dia 17 de março, o nosso membro português Deco Proteste terá novidades sobre as oportunidades e os riscos das criptomoedas.
- Na sexta feira, dia 18 de março, o nosso membro italiano Altroconsumo irá abordar os objetivos Ambientais, Sociais e de Governação (ESG) nas finanças.
Ligue-se e acompanhe as atividades todos os dias em www.euroconsumers.org, Twitter e LinkedIn.
Estes eventos são realizados no contexto do fórum com a duração de uma semana organizado pela Consumers International, com início a 14 de março de 2022, Fórum sobre Finanças Digitais Justas. O Fórum irá apresentar a primeira conversa global sobre soluções centradas no consumidor nos serviços financeiros digitais, juntando diversas vozes de defesa do consumidor e atores principais do mercado em serviços financeiros digitais, de forma a acelerar a mudança. Para mais informação sobre o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor e o tema Finanças Digitais Justas, visite a página da internet aqui.
“A chave para a inovação tecnológica é a confiança dos consumidores,” afirmou Ivo Mechels, Diretor Executivo da Euroconsumers. “Para as tecnologias inovadoras na banca digital, empréstimos e investimentos poderem alcançar verdadeiramente o seu potencial, os consumidores têm que ter confiança no sistema. Têm que saber que os seus dados e a sua confidencialidade estão protegidos, e que a sua proteção é essencial. A inovação e os direitos do consumidor são inseparáveis.”
“As finanças digitais, desde as operações bancárias digitais padrão até à fronteira mais inovadora das criptomoedas, colocam grandes oportunidades e riscos, tal como qualquer nova tecnologia,” disse Els Bruggeman, Responsável por Políticas e Conformidade da Euroconsumers. “O objetivo da Euroconsumers tem sido sempre aceitar a inovação, e utilizá-la para habilitar os consumidores. A inovação em finanças digitais pode dar aos consumidores o controlo sobre as suas próprias finanças de uma forma nunca antes vista. Mas o consumidores tem que estar no centro de tudo.”
Helena Leurent, Diretora Geral da Consumers International, afirmou ainda: “A natureza dos serviços financeiros digitais em rápida evolução está a afetar a forma como gastamos e poupamos. Há uma enorme oportunidade para criar tecnologias seguras, inclusivas, que assegurem a proteção de dados e a confidencialidade, e sustentáveis para os consumidores dos serviços financeiros digitais. De forma a tornar esta oportunidade em realidade para os consumidores, o movimento global de defesa do consumidor vai mobilizar decisores, como responsáveis por atividades económicas e governos, para assegurar finanças digitais justas para todos.”
Sobre a Euroconsumers:
Ao reunir cinco organizações de defesa do consumidor, dando voz a mais de 1,5 milhões de pessoas, a Euroconsumers é o principal grupo de defesa do consumidor em informação inovadora, serviços personalizados e defesa dos direitos do consumidor. Trabalhamos de perto com a Consumers International para assegurar os que consumidores estão em segurança, os mercados são justos e benéficos, e que existe uma relação honesta entre a atividade comercial e as autoridades. As nossas organizações membros europeus fazem igualmente parte da rede guarda-chuva BEUC, a Organização Europeia de Consumidores. Em conjunto defendemos políticas da UE que beneficiem os consumidores na sua vida diária.