última atualização: 07/05/2024
Transfêrencias Bancárias: 6 passos para prevenir burlas
Burlas 6 PASSOS PARA PREVENIR
- Aceda sempre ao site do banco digitando o endereço eletrónico (e nunca através de motores de busca). Verifique se o endereço começa por “https://” e se aparece um cadeado. Em caso de dúvida sobre a segurança de um URL, use a ferramenta da DECO PROteste.
- Nunca clique em links que desconhece ou vindos de remetentes que não sejam fidedignos. Esteja atento a mensagens não solicitadas, mesmo que lhe pareça terem sido enviadas por conhecidos.
- Para manter o seu computador seguro, altere com frequência as palavras-passe dos seus serviços, ou recorra a um programa de gestão de passwords, e mantenha o antivírus atualizado.
- Não divulgue informação pessoal, credenciais de acesso ou códigos de autorização enviados pelo banco para o telemóvel.
- Quando estiver a realizar uma operação bancária, leia sempre atentamente as informações apresentadas na página. Antes de confirmar a transferência bancária, verifique as informações, prestando particular atenção ao número do IBAN de destino. Repita o processo no telemóvel, quando receber a mensagem de SMS.
- Em caso de dúvida ou se suspeitar de que está a ser vítima de ataque, por exemplo, se o ecrã ficar estático durante a transação, suspenda a operação de imediato e contacte o seu banco.
A EQUIPA DAS FINANÇAS PESSOAIS
DECO PROteste, Saber é Poder