última atualização: 31/08/2023
Substituição do contador
Bom dia. Instalei painéis fotovoltaicos e agora recebi uma carta da E-Redes para substituir o contador e para isso tenho que pagar quase 100€.Gostava de saber se sou obrigado a substituir o contador e se tenho que suportar os custos.
Instalei paineis solares e estou a pensar vender. Tenho um contador. Como poderei vender. É muito complicado?
Bom dia,
Para vender o excedente à rede tem de abrir atividade nas finanças, podendo fazê-lo com o nº 35113 do Código de Atividades Económicas (CAE), ou com o nº 1519 do código de IRS (CIRS).
A energia excedente pode ser comprada pelo comercializador de ultimo recurso (CUR) (www.erse.pt/.../ ou por outro comercializador do mercado livre. Poderá consultar a ACEMEL (Associação de comercializadores de energia no mercado liberalizado) (https://acemel.pt/) e obter a informação relativa aos comercializadores que neste momento estão a comprar energia proveniente das UPAC`S.
O seu valor é calculado tendo em consideração a indexação do preço de energia elétrica no mercado diário (OMIE) com uma penalização sobre esse valor. O valor dessa penalização depende da entidade que está a comprar a energia, e pode ser um valor fixo ou um valor indexado ao preço de compra da energia.
Para que se possa vender o excedente, é necessário: 1) a UPAC tem de estar registada na DGEG, 2) ter contador bidirecional, 3) ter um CPE (código de ponto de entrega) de produção à semelhança do seu CPE de consumo e 4) contrato de venda de energia.
Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,
Com os melhores cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
Bom dia,
Preciso da vossa ajuda.
Este contador é bidireccional?
Landis Gyr + ZCXe110CRU0L3D2.03 S3 PLC
Obrigado,
Edgar Silva
Tenho um contador de marca espanhola ZIY, gostaria de saber se é Biderecional, pois hoje ligaram-me da e-redes para agendar a colocação de um contador bidirecional!!!
Boa tarde. No inicio de Setembro instalei um conjunto de paineis fotovoltaicos através da GALP Solar. Na altura o tecnico responsavel tratou das burocracias todas relacionadas com o registo da instalação. Hoje viram a minha casa substituir o contador por um novo, modelo Landis+Gyr ZMXe310CRU0L3D3.03 S3. Este contador é bidireccional? Nesse caso agora tenho de solicitar o meu CPE de produtor junto da E-Redes?
Boa tarde,
Sim esse equipamento é bidirecional, podendo confirmar essa informação em https://www.e-redes.pt/sites/eredes/files/2019-04/Novos_Equipamentos.pdf.
Relativamente ao CPE de produção ele só é disponibilizado caso o registo da DGEG tenha sido efetuado com “injeção na rede”.
Solicite ao instalador o envio do “recibo de submissão” que é obtido no site da DGEG e verifique se aparece o CPE de produção. Caso não apareça peça ao instalador que retifique esta situação. Para o contrato de venda de excedente os operadores vão solicitar este documento, onde consta toda a informação da sua UPAC.
Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,
Com os melhores cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
boa tarde
adquiri um kit autoconsumo fotovoltaico, pretendia instalá lo o mais rápido possivel, mas deparei me com a situação do contador bidirecional! já verifiquei noutro comentário que a minha zona está incluida na mudança de contadores, tenho de pagar alguma coisa da sua substituição? pois vou fazer o pedido de mudança de contador e precisos de saber, ok
não estou a conseguir pedir a comunicação prévia da instalação da UPAC?
COMO FUNIONA ISSO DA VENDA DE ENERGIA ?
OBRIGADO
Bom dia,
A mera comunicação prévia (MCP) tem de ser feita por uma empresa ou técnico de instalações elétricas registado no site da DGEG, pois para além do termo de responsabilidade da instalação é também necessário a colocação do nº atribuído pela DGEG ao técnico.
Na MCP deve colocar a indicação que vai injetar energia na RESP para que assim lhe seja atribuído um CPE de produção e possa vender o excedente produzido pela UPAC.
Após o registo ter sido feito a E-redes irá substituir o seu contador caso seja necessário, tendo custos se for antecipada a data prevista para substituição do mesmo. De acordo com o Decreto de Lei nº 15/2022 de 14 de Janeiro, que veio revogar o Decreto de Lei nº 162/2019 de 25 de Outubro, estabelece no artigo 95º, ponto 7, o seguinte:
“…Quando o autoconsumidor não disponha de sistemas de contagem adequados em cada IU, o operador de rede procede à sua instalação no prazo de quatro meses a contar da data do respetivo pedido, podendo o mesmo ser instalado em prazo inferior, não superior a 45 dias, nos casos em que seja solicitada urgência na instalação e mediante pagamento de um preço pelo serviço prestado, nos termos definidos pela ERSE. ….”
Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,
Com os melhores cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
Acabei de finalizar um contrato com a GalpSolar no dia 30 de junho e, de imediato, recebo uma mensagem cujo final informa que a distribuidora de energia, a E-Redes, obriga a alterar o contador da residência para um contador BIDIRECCIONAL. Acrescenta que asseguram as despesas de instalação e que o contador que será pago pelo cliente, sendo tudo isto confirmado através de uma carta que irei receber da E-REDES.
Esta situação não me foi explicada antes do contrato. Peca, portanto, por falta de transparência.
Na 2ªf irei contactar os respetivos técnicos.
Bom dia,
A colocação de um contador bidirecional é sempre necessária e a UPAC apenas deve entrar em funcionamento quando esta situação estiver regularizada, porque se não for assim a energia injetada na RESP é considerada como consumo.
Deve também solicitar que o registo que for feito na DGEG possibilite a injeção na RESP, para que assim lhe seja atribuído um CPE de produção que pode possibilitar no futuro a venda da energia excedente produzida pela UPAC.
Os acessos ao seu registo devem ser fornecidos (user e password).
Tenha também em atenção à garantia que lhe é dada para os microinversores, pois de acordo com a marca passa a ser de 25 anos, sempre que é colocado o equipamento de monitorização de consumos e produção da mesma marca.
Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,
Com os melhores cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
Olá boa tarde a todos,
Instalei 5 painéis fotovoltaicos (sistema autoconsumo) a 18 de Fevereiro de 2022. Meu pai esqueceu-se de informar a contagem e a EEM cobrou o mesmo valor do mês anterior em Março. Em Março levamos a contagem e pagamos em Abril 1.87€. No final de Abril a nossa contagem era inferior à contagem de Abril e foi transmitido que tinha o contador avariado pois apresentava um valor -46 kwh do que em Março. A minha dúvida é a seguinte: Se o contador está avariado como vão fazer o cálculo do próximo mês? A minha realidade é outra com painéis fotovoltaicos.
Olá, eu estou na mesma situação, solicitei em 18 de Outubro a alteração do contador, de corrente trifásica para monofásica, e informei que iria instalar os painéis solaresve para isso necessitava de um contador bi-direcional.
O funcionário da Eredes desligou-se a minha residência com uma ordem de trabalhos que dizia apenas para reduzir a potência do contador, mas depois de conversarmos ele colocou um novo contador como eu tinha solicitado.
Ontem recebi uma carta da Eredes que basicamente dizia que teria de colocar um contador XPTO do mais inteligente que há, e que se quisesse colocá-lo já teria de pagar quase 100€, se não quisesse pagar essa quantia teria de esperar até ao 2⁰ trimestre de 2022 porque nessa altura irão colocar grátis aí abrigo de uma campanha.
E ainda que deveria comunicar a Eredes qual a opção que pretendia.
A mim parece-me que a Eredes está tentar burlar os clientes quando faz tal proposta, eles são obrigados a colocar os contadores de forma gratuita, até já deviam tê-lo feito, e tentam pressionar os clientes para pagar se quer ter o novo contador mais cedo, desconheço em que suporte legal a Eredes se apoia para pedir o pagamento de uma quantia em troca da de uma suposta instalação bro contador de forma mais célere, se isto for legal arriscamo-nos a que a instalação dos novos contadores seja atrasada propositadamente em anos, para que sejam os clientes a suportar o custo e a instalação dos aparelhos e com um nadinha mais de imaginação até mais uns euritos para ajudar nos fracos lucros da Eredes.
Gostava de ter algum feed-back sobre esta situação para decidir se vale a pena apresentar uma reclamação no portal da queixa.
Obrigado
J.Valeriano
Bom dia,
Caso seja possível informe qual a sua zona de residência (concelho e freguesia) e se chegou a adquirir o novo contador bidirecional, ou se irá aguardar até ao 2º trimestre de 2022 conforme lhe foi indicado. No site da E-redes pode verificar se esta informação está correta em: https://www.e-redes.pt/sites/eredes/files/2021-04/Plano%20de%20Instala%C3%A7%C3%A3o%20EMI%20-%202022.pdf
No caso de não estar instalado um contador bidirecional tem de ter em atenção que se houver energia excedente injetada na rede, a mesma será contabilizada como consumo.
No caso de possuir um medidor de consumos instalado no seu quadro elétrico principal, da mesma marca do inversor ou microinversor, pode ativar a opção injeção zero, garantindo assim que nenhuma energia é injetada. Informe qual o tipo de UPAC que tem, para que o possamos ajudar.
Sugerimos que exponha a sua situação à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e se possível depois informe qual foi a resposta desta entidade.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
Bom dia Pedro, em 30 de Março deste ano 2022 puz paineis solares mas não me mudaram o contador, disseram que não era necessário. O meu contador actual é o SAGEMCOM CX1000-6 S, será que é bidireccional? O que acontece é que na fatura não aparece a energia gerada pelos paineis subtraida ao consumo total.
Muito Obrigado
Fernando Lobinho
Bom dia,
O contador é bidirecional e efetua a comunicação das leituras para a E-redes por PLC, ou seja power line comunnication.
Para poder confirmar esta informação, deve proceder ao registo no site da E-redes e assim pode visualizar as leitura diária do consumo e da energia injetada.
Na fatura de eletricidade apenas aparece o valor dos KWh consumidos e para que consiga visualizar a produção de energia da sua UPAC tem de ter um sistema de monitorização, que é sempre aconselhado para saber qual a produção dos painéis fotovoltaicos ao longo do tempo. Deve também monitorizar os consumos elétricos da sua instalação e para isso tem de colocar um equipamento no quadro elétrico principal.
Indique-nos que tipo de sistema tem instalado, ou seja quantidade de painéis e inversor ou microinversores para que o possamos aconselhar sobre qual o equipamento que deve adquirir.
Se verificar que existe muita energia excedente que está a ser injetada na RESP deve alterar o registo efetuado no site da -redes para que lhe possam atribuir um CPE de produção e assim fazer um contrato de venda de energia com um dos operadores do mercado.
Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,
Com os melhores cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
Tenho sete paineis de 450 e inversor trifasico
Boa noite. Já tenho painéis fotovoltaicos há alguns anos, mas só agora instalei a aplicação (e APP) Shelly.
Acontece que não estou a perceber muito bem os resultados:
1 - Tanto dá valores em W como Kw. Porquê? Qual a diferença?
2 - Ontem liguei a máquina de lavar, numa altuta (+/- 11 horas), em que a produção era superior ao consumo. De vez em quando consultada a aplicação e até dava por vezes o consumo com valores negativos (?), mas manteve-se, quase sempre, a produção acima do consumo. No final da lavagem a contagem no contador acusava mais 1 Kw consumido. Isto é normal? Não deveria ter permanecido com os valores antes da lavagem, uma vez que estava a produzir?
Obrigado pela vossa ajuda.
Cumprimentos.
Ilídio
Bom Dia
Em Agosto de 2020 fiz um contrato com a EDP Comercial para instalação de paineis mas por dificuldades tecnicas não os montou.Entretanto fizeram os registos da UPAC na DGEG. Contactei outra empresa que colocou-me 4 paineis mas ao tentar registar na DGEG não conseguia por estava o registo da EDP. Só ao fim de 1 anos conseguimos anular e colocar o sistema correcto. Assim que foi feita a alteração , uma semana depois recebi um email da e.redes para mudar o contador. Ao principio não tinha percebido a razão do email para mudar o contador porque no ano passado não tinha recebido qualquer informação. Depois de falar várias vezes com a DGEG verifiquei que no ano passado tinham enviado email para a Empresa que iria instalar os paineis pela EDP Comercial. Assim em vez de pagar 30 euros (valor 2020) querem que eu pague 100 euros, e ainda durante um ano fui prejudicado porque as minha UPAC envia energia para a rede e não está a ser contabilizada. Ontem enviei email com a exposição para a ERSE com CC da e-redes e DGEG. Posso fazer mais alguma coisa. Obrigado
Bom Dia
Em Agosto de 2020 fiz um contrato com a EDP Comercial para instalação de paineis mas por dificuldades tecnicas não os montou.Entretanto fizeram os registos da UPAC na DGEG. Contactei outra empresa que colocou-me 4 paineis mas ao tentar registar na DGEG não conseguia por estava o registo da EDP. Só ao fim de 1 anos conseguimos anular e colocar o sistema correcto. Assim que foi feita a alteração , uma semana depois recebi um email da e.redes para mudar o contador. Ao principio não tinha percebido a razão do email para mudar o contador porque no ano passado não tinha recebido qualquer informação. Depois de falar várias vezes com a DGEG verifiquei que no ano passado tinham enviado email para a Empresa que iria instalar os paineis pela EDP Comercial. Assim em vez de pagar 30 euros (valor 2020) querem que eu pague 100 euros, e ainda durante um ano fui prejudicado porque as minha UPAC envia energia para a rede e não está a ser contabilizada. Ontem enviei email com a exposição para a ERSE com CC da e-redes e DGEG. Posso fazer mais alguma coisa. Obrigado
É mesmo obrigado a suportar o custo. O preço cobrado pela E-Redes é o definido pela ERSE: para o ano de 2021, 79,99€ + IVA = 98,39€, se monofásico (quadro 6-37 deste documento www.erse.pt/.../tarifas-e-preços-2021.pdf)
Bom dia,
Relativamente a este assunto, informo que vai ser solicitado um pedido de esclarecimento às entidades competentes, porque analisando a legislação, caso não se antecipe a instalação do contador inteligente, não existe a necessidade de pagamento, mas esse pagamento está a ser cobrado.
Assim que obtivermos essa informação partilhamos com a comunidade.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
Boa tarde,
Após a mera comunicação prévia da Unidade de Produção de energia em autoconsumo (UPAC) no site da DGEG, os contadores existentes são trocados por novos equipamentos, bidirecionais, que permitem a contagem de 15 em 15 minutos. O registo é efetuado pela empresa que executou a instalação ou por um técnico de instalações elétricas, ambos reconhecidos pela DGEG. É necessário haver essa substituição, porque pode acontecer quando a energia é injetada na rede esteja a ser contabilizada como consumo.
O operador da rede fica responsável por disponibilizar ao comercializador da IU do autoconsumidor individual, tanto o consumo medido, como o excedente injetado na RESP, caso o mesmo tenha contrato de venda do excedente.
Relativamente aos custos na substituição do contador e consultando o site da E-redes (https://www.e-redes.pt/pt-pt/unidades-de-producao-para-autoconsumo), podemos visualizar a seguinte informação:
“….. Encargos com os equipamentos de medição
No caso das instalações Baixa Tensão Normal (BTN), e apenas quando se encontra planeada pelos operadores de rede a instalação na Instalação de Utilização (IU) de um equipamento de medição inteligente, no prazo máximo de 12 meses a contar da data do respetivo pedido de instalação, os operadores das redes são responsáveis pelos encargos associados à aquisição do equipamento de medição no ponto Contagem Consumo/Produção. Se o autoconsumidor quiser antecipar a substituição do referido equipamento, poderá fazê-lo, assumindo os encargos associados à aquisição do equipamento de medição.
Quando não se encontra planeada pelos operadores das redes a instalação na IU de um equipamento de medição inteligente, os autoconsumidores são responsáveis pelos encargos associados à aquisição do equipamento de medição a instalar no ponto de Contagem Consumo/Produção, e caso optem por adquirir o equipamento junto do respetivo operador de rede, aplica-se o preço regulado definido pela ERSE……”
Pode-se também visualizar no site as datas e os locais onde os contadores vão ser substituídos.
Consulte os Concelhos e Freguesias abrangidos pelo Plano de 2021.
Consulte os Concelhos e Freguesias abrangidos pelo Plano de 2022.
Esta informação também consta do regulamento 373/2021 de 5 de Maio de 2021, onde podemos verificar o seguinte:
“………….. Artigo 25.º Encargos com os equipamentos de medição
1 — Os operadores das redes são responsáveis pelos encargos associados à aquisição do equipamento de medição a instalar no ponto previsto na alínea a) do artigo anterior.
2 — No caso das instalações em BTN, o disposto no número anterior apenas se aplica quando se encontra planeada pelos ORD BT a instalação na IC de um equipamento de medição inteligente, no prazo máximo de 12 meses a contar da data do respetivo pedido de instalação e os autoconsumidores não pretendam antecipar essa instalação……….”
Ao analisar esta informação, pode-se concluir que não é necessário qualquer pagamento pela substituição do contador, desde que esteja prevista a substituição do mesmo pela E-redes num período que pode ir até 1 ano.
Com os melhores cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
Bom dia Sr. Manuel.
A substituição do contador depara-se com a necessidade da E-redes de conseguir contabilizar a energia injetada na rede deles(Contador bidirecional). Se não vai vender energia à EDP ou a outro comercializador, acho que não precisa.
Tenha é atenção se já tem um contador eletrónico, ou seja, já não é daqueles que apresentava uma roda que andava às voltas. Existem casos em que o contador contabilizava a energia exportada como consumo e no final do mês os clientes pagavam mais. Tenha atenção no próximo mês. Se os consumos dispararem, reclame e eles que troquem o contador por outro que não tenha custos para si(contador não bidirecional). Se os consumos diminuírem, ótimo.
Cumprimentos
Jorge Forte