última atualização: 01/07/2021

Painéis fotovoltaicos com instalação trifásica

Estou prestes a receber a instalação de 3 painéis fotovoltaicos adquiridos à EDP. Nas conversas telefónicas, e apesar de ter colocado a questão, sempre me garantiram não haver problema quanto à existência de instalação trifásica. Pelo que averiguei na net, a produção de energia obtida pelos painéis é "enviada" apenas para uma das fases, logo não haverá aproveitamento dessa produção. Se tiver uma máquina a funcionar na fase em que a energia solar não é injetada, não terei qualquer benefício. Deste modo nunca poderei obter o real benefício da produção solar. Haverá forma de contornar esta situação e aproveitar a produção solar em pleno? Se não for possível e,considerando que fui mal informado (enganado?)  poderei cancelar o contrato com a EDP?

 Desde já agradeço se me puderem esclarecer.

Ismael Santos

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
16/06/2021

Boa noite.Tenho o mesmo problema,i.é tenho 20 painéis na microgeração que quero transferir para autoconsumo só que como tenho uma instalação trifásica e pretendia colocar baterias o preço é muito elevado pelo que vou adiar a transformação

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/07/2021
, Respondeu:

Boa tarde,

Sugerimos que analise o seu contrato de venda de energia, porque provavelmente o valor do KWh injetado já está próximo dos 5 cêntimos. Se for esse o caso, então pode ser interessante fazer a alteração para uma UPAC (unidade de produção em autoconsumo) com a possibilidade de venda de energia injetada. O valor de venda pode ser fixo ou indexado, mas no caso de ser fixo, normalmente ronda os 4.5 cêntimos.

No caso de ter um piscina pode colocar o seu funcionamento na fase onde está a injetar a energia produzida pela UPAC e depois todo o excedente injetado na rede ser vendido tal como fazia na Microgeração. Desta forma evita estar a consumir energia da rede a um valor que ronda os 16 cêntimos + IVA.

Existem marcas que possuem inversores só para baterias e que podem funcionar em conjunto com o inversor que atualmente tem.

Se desejar mais esclarecimentos disponha

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
14/06/2021

O autoconsumo de energia trifasica é mais complicado, pois cada painel ou conjunto de paineis injetará a energia em uma so fase, ja pensou em alterar a sua instalação para monofasica ? se não tem equipamentos trifasicos esta pode ser uma boa opção. Esta é a solução que eu vou adoptar para tirar maior rentabilidade

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.