última atualização: 05/09/2024
como legalizar paineis fotovoltaicos ja montados
Comprei e montei 6 paineis solares, gradualmente 2 a 2 ,6 x 250w que estao ligados à rede, vásta fazer uma mera comunicaçao a DGEG ou será mais problematico?


Bom dia , instalei um painel fotovoltaico de 455 w ,liguei este a um controlador mpp victron , depois liguei a uma bataria de 250 A. e desta a um inversor dc 12 v por 230 c . E. Necessário registar este sistema ? . obrigado
Boas, eu fiz uma instalação OFF_GRID, com baterias, só para consumo interno, e não consigo fazer a inscrição como MCP, porque não sou técnico resgistado. Tenho tudo o que eles querem, mas não sou eletricista. Embora ando dentro da produção solar desde o princípios dos anos 90, quando começaram os grandes testes com energia solar na Universidade de Tuebingen, na Alemanha. Estou á espera de resposta da DGEG, mas vou ter azar.
Se não esta a injetar na rede é preciso registar??
Boa tarde,
Pode fazer todo o registo e o esquema unifilar da instalação e posteriormente solicite a uma empresa ou técnico certificado pela DGEG para fazer o termo de responsabilidade.
Em principio irão fazer uma visita técnica para ver se a instalação está executada de acordo com as regras técnicas e posteriormente podem emitir o termo.
Visto que tem experiencia na área da eletricidade pode solicitar a certificação por via da experiencia profissional num dos centros de formação profissional existentes em Portugal. Por exemplo na zona de Lisboa pode consultar o CENFIC.
Se for possível, pode partilhar qual a solução que instalou?
Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,
Com os melhores cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
O que se passa com a EDP Solar é uma autêntica vergonha. Há mais de dois meses de espera e com data agendada por eles para uma visita técnica, ninguém apareceu ou desmarcou. A APP Solar regista a produção como consumo. Aguardo pacientemente que suas Exªs se dignem a resolver a situação. Pergunto, devo desligar o dijuntor dos paineis Solares até que a situação seja regularizada ?
Obrigado.
Boa tarde,
Na sua instalação existem dois equipamentos que fazem a medição de energia e que estão ligados à sua rede de internet.. Um deles faz a medição dos consumos, localizado no quadro principal e outro localizado num quadro parcial (produção) que em princípio estará localizado junto dos painéis fotovoltaicos. Ao lado desse medidor está um contador de energia onde pode ver a energia injetada (em KWh).
Deve verificar qual a produção diária que fica registada. Se o sistema solar estiver a produzir, todos os dias e irá verificar um aumento do número dos KWh produzidos.
Se estiver tudo bem não deve desligar o disjuntor.
A situação a que se refere está relacionada com o medidor de energia que aquando da sua instalação deve ser alterado o parâmetro para produção em vez de consumo.
Sugiro que faça a sua reclamação através do nosso site, disponível em: https://www.deco.proteste.pt/reclamar?
Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,
Com os melhores cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
Comunidade boa noite. Queria saber se posso ser ressarcido por o meu contador bidirecional não estar a comunicar c/ E-redes, assim: Em 01/03/2021 uma empresa particular colocou na minha habitação 6 paineis fotovoltaicos, tendo comunicado à DGEG. Dei conhecimento à e-redes e pedi informação para a troca do contador. Em 10/05/2021 veio um técnico da e-redes trocar o contador p/ um bidirecional. este técnico disse que eu não precisava de enviar leituras que o mesmo comunicava diretamente com a e-redes. Em fins de maio telefonei p/ esta empresa (área microprodução) e foi-me dito que o contador não está em rede! Em 11/06 veio um técnico verificar o aparelho e disse que agora já tem a luz verde e que já está em rede. Em 21/06 liguei novamente p/ e-redes e o sujeito que atendeu disse que ia formalizar uma reclamação por o cont. bidirecional não estar em rede. As faturas continuam a vir com contagem p/ estimativa. No início de julho como não tinha resposta positiva, fiz reclamação no "Portal da Queixa". Passados uns dias veio outro técnico ao local e disse que o contador está em ordem! depois de uns dias volto a ligar e respondem-me que a reclamação está em análise. Em 23/07 recebo p/ email uma carta da e-redes a dize que o equipamento já se encontra adequado p/ a contagem de 15 em 15 minutos. No fim de julho ligo mais uma vêz e dizem-me que as leituras estão inválidas, tendo eu verificado também na minha área reservada da e-redes. pedi reabertura do processo no Portal da Queixa. Estou a aguardar.... meu contacto: 965893287 Obrigados
Bom dia Sr. Alberto,
Apesar do contador não estar a enviar as contagens, as mesmas estão registadas no equipamento e sendo assim o seu comercializador não pode faturar acima dessas contagens. Como a empresa não está a receber as contagens faz uma estimativa, mas posteriormente tem de fazer o acerto. Sugiro que por email ou carta envie as contagens do contador para o seu comercializador e para a E-redes para que fique registado.
É importante que o contador seja bidirecional, porque se não a energia que está a injetar na rede é contabilizada como consumo.
Tem noção da sua produção versus consumo da sua instalação elétrica?
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
Bom dia,
As unidades de produção em autoconsumo (UPAC) estão sujeitas a um registo no site da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e tendo em conta que a potência instalada é inferior a 30KW apenas é necessária uma Mera Comunicação Prévia (MCP). Esse registo apenas pode ser feito por uma entidade instaladora ou técnico de instalações elétricas.
É importante que esse registo seja efetuado para que posteriormente a DGEG informe a E-Redes para proceder à troca do contador existente por um contador bidirecional. No caso de não efetuar essa troca, a energia injetada, pode ser considerada como consumo.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
Bom dia.
Pedro, se me puder esclarecer uma situação, agradeço.
Quando se fala em técnico de instalações elétricas de serviço particular, ao que nos estamos a referir?
Ou seja, quem pode instalar painéis fotovoltaicos? Um eletricista, inscrito na DGEG, ou TRIESP, com uma categoria C (BT) pode ser responsável por uma instalação ate 30kw?
Obrigado pela atenção.
Nuno Ribeiro