última atualização: 05/06/2020

Colector solar e termoacumulador eléctrico

Boa tarde,

Mudei-me recentemente para um apartamento novo (arrendado) onde , segundo me foi comunicado, existe um colector solar no telhado (para aquecimento de água). O apartamento tem também um termoacumulador eléctrico.

Alguém me consegue explicar qual será o funcionamento do sistema? A água passa sempre pelo colector e depois o termoacumulador só aquece se for necessário? Ou é suposto desligar o termoacumulador?

Obrigado desde já.

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

2 Comentários

Filtrar por :
Registe-se em DECO PROTESTE para participar. Entrar
05/06/2020

Bom dia Diogo Costa,

aquilo a que chama o termoacumulador elétrico não será o depósito do sistema solar?

Na cobertura tem apenas o coletor solar ou é um sistema composto por coletor e depósito integrado?


Cumprimentos

Registe-se em DECO PROTESTE para participar. Entrar
03/06/2020

Caro Diogo, bom dia.

Da descrição que apresenta, parece que o termoacumulador no seu apartamento é o elemento de apoio. Ou seja, o termoacumulador no seu apartamento recebe a água quente do sistema solar térmico que está instalado (presumimos que seja um sistema de termossifão e que a temperatura da água à saída deste estará limitada por uma válvula termostática). O termoacumulador irá depois armazenar esta água aquecida e apenas ativará a resistência interna para compensar as perdas estáticas e quando a água que vem do termossifão não apresentar a temperatura adequada - por exemplo, em dias muito nublados ou quando há muito consumo.

O circuito de consumo deverá ser este: rede -> termossifão (aquece a água com o sol) -> termoacumulador (aquece para perdas estáticas e quando o termossifão não consegue entregar água quente).

Nesta ótica, não recomendamos que desligue o seu termoacumulador e que o regule para uma temperatura o mais próxima possível da temperatura de utilização (ou para a posição ECO, caso tenha essa posição): não só irá reduzir a ativação da resistência como a necessidade de ter de misturar água fria, por exemplo, no duche.

A Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.