Dicas

Como escolher e aplicar chão flutuante

Ao escolher chão flutuante, verifique se todos os painéis são retos, planos e têm a mesma dimensão. Escolha uma marca com sistema de encaixe do tipo clique, fácil de instalar.

Especialista:
Editor:
28 julho 2025
Homem a aplicar soalho flutuante

iStock

Todos os tipos de piso que não são fixados diretamente no chão (por exemplo, com cola) são pavimentos flutuantes. Escolha uma marca fácil de montar com sistema de encaixe do tipo clique. Para casa de banho ou cozinha, use soalho resistente à humidade e a projeções de água, como o pavimento vinílico. Apesar de mais caro do que o clássico, é resistente à água.

Como devo escolher o chão flutuante a comprar?

Todos os painéis devem exibir a mesma dimensão, ser retos e planos. Pequenos desvios dificultam o encaixe e criam falhas, em divisões de maior dimensão, onde se acumulam sujidades.

Cada soalho traz um código da classe a que pertence. Quanto mais elevado, melhor será o revestimento e a resistência. Há uma escala de 11 níveis de resistência. Estes estão divididos em três categorias (doméstico, comercial e industrial), segmentadas em níveis moderado a intenso. O pavimento comercial geral é ideal para zonas da casa com muitas passagens e promete ser bom e resistente. Contudo, a classe anunciada nem sempre é uma garantia de qualidade.

Também há diferenças no acabamento. A imitação de madeira natural é, nalguns casos, melhor do que noutros. Confirme se é fácil de montar: além de poupar horas de esforço, garante bons acabamentos.

Leia as instruções do fabricante e use as ferramentas indicadas. Alguns alegam que o desrespeito por estes alertas pode anular a garantia do soalho. Um bom manual é essencial para explicar como preparar a instalação, montar e manter o soalho em bom estado.

3 características do chão flutuante

Ao escolher um pavimento flutuante, há características a que deve estar atento, nomeadamente a classificação de resistência à abrasão e atrito e a classificação quanto à passagem e utilização.

Resistência à abrasão

Ao analisar as características de um pavimento flutuante, comece por prestar atenção à classificação AC. Este é o indicador de dureza e resistência do solo à abrasão. Quanto maior o número (por exemplo, AC3, AC4 ou AC5), melhor a qualidade e mais alto o preço. Um pavimento flutuante com a classificação AC6 será mais resistente à abrasão e aos arranhões do que um pavimento com a classificação AC4.

Passagem e utilização

Os pavimentos flutuantes são também classificados de acordo com a sua qualidade. Por isso, podem ter, por exemplo, a classificação “classe 31”, “classe 32”, etc. Classes para uso doméstico começam por 2, ou seja, 21, 22, 23, etc. Já classes para uso comercial começam por 3 (31, 32, etc.).

Espessura do piso

A qualidade do piso depende ainda da espessura das placas do pavimento flutuante. Regra geral, varia entre 7 e 12 milímetros. Além disso, deve verificar a qualidade do substrato, já que este tem influência no aparecimento de problemas como humidade ou deformação do pavimento.

Vinílico ou laminado: qual escolher?

Atualmente, há opções mais económicas do que o pavimento de madeira tradicional que têm tons semelhantes e garantem o mesmo nível de conforto. São os pavimentos laminado e vinílico. Estes pavimentos são também mais fáceis de instalar.

No entanto, há algumas características que deve ter em conta antes de decidir.

Pavimento vinílico flutuante

  • O pavimento vinílico é 100% resistente à água e pode ser aplicado em zonas húmidas, como casas de banho ou cozinhas.
  • Este tipo de pavimento é mais confortável do que o pavimento cerâmico, sobretudo no inverno.
  • Não descolora com o tempo. Resistente, este pavimento tem um núcleo estável que não ganha relevos na superfície, nem levanta nas juntas com o passar dos anos.
  • Garante um bom conforto acústico, uma vantagem para quem vive em apartamentos ou para quem tem animais de estimação.

Pavimento laminado flutuante

  • É composto por várias camadas sobrepostas, nomeadamente um painel de fibra de madeira de alta densidade (HDF). Garante uma melhor proteção contra os danos causados pela queda de objetos. Conta com uma camada transparente que garante que é resistente ao desgaste causado por riscos, queimaduras e produtos químicos, como detergentes de limpeza.
  • Pode ser usado em qualquer tipo de espaço interior, nomeadamente cozinha e casas de banho, uma vez que é resistente à humidade.
  • Está disponível em diferentes níveis de resistência à abrasão. Por isso, é também indicado para espaços comerciais. Conta, ainda, com uma camada estabilizadora que garante que não cede nem dobra.

Como aplicar chão flutuante

Os soalhos com encaixe tipo clique são fáceis de instalar, e a maioria é resistente e fácil de limpar. O pavimento precisa de se ambientar à temperatura e às condições de humidade do espaço. Deixe os painéis na embalagem original durante 48 horas no meio da divisão antes de instalar.

Precisa de ajuda para escolher materiais e equipamentos, e saber que regras e lei cumprir na renovação da casa? O balcão único digital “Renovar Casa”, concebido com a colaboração da DECO PROteste, dá acesso a informação sobre medidas de melhoria e dicas de poupança, lei e financiamento para a renovação.

Ir para Renovar Casa

Como limpar e tratar o chão flutuante

Para prevenir o desgaste do soalho, use proteções de feltro ou borracha nos pés dos móveis e cadeiras. Cubra as zonas de passagem frequente com tapetes, sobretudo em locais com cadeiras com rodas. Para a limpeza, passe o aspirador para remover pó e sujidades e depois uma mopa ou uma esfregona bem espremida com um detergente suave. O soalho fica a brilhar.

Para nódoas mais teimosas, como tintas ou graxa de sapatos, pode aplicar um pouco de acetona ou aguarrás com um pano. Evite esponjas abrasivas que poderiam danificar a superfície.

Horis

Programa EU Life
O projeto Horis é financiado pelo programa LIFE da União Europeia, sob o acordo de subsídio no.101120497. O conteúdo desta publicação não representa necessariamente a opinião da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia do Clima, das Infrasestruturas e do Ambiente (CINEA). Nenhuma destas entidades é responsável pela informação e utilização das informações publicadas.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

Temas que lhe podem interessar