Notícias

DECO e Orima acertam a troca de termoventilador perigoso

12 abril 2017
Termoventilador de parede Orima

12 abril 2017
Depois do nosso alerta sobre o perigo dos termoventiladores de parede, só a marca Orima aceitou colaborar. Retirou das lojas um modelo perigoso e disponibiliza agora um novo que cumpre na segurança.

Só a marca portuguesa Orima aceitou o desafio da DECO. Reconheceu o problema e corrigiu-o, ao garantir que a nova linha de termoventiladores já não falha na segurança, apresentando uma solução para os consumidores lesados. Se teve o azar de comprar o modelo perigoso, pode substituí-lo pelo aparelho seguro, sem qualquer custo. O termoventilador Orima ORKPT 2000D pode agora ser trocado pelo Orima ORPT 2000L.

Para fazer a troca sem custos, leve o modelo perigoso e a fatura. 
Para fazer a troca sem custos, leve o modelo perigoso e a fatura.

A DECO e a Orima acertaram os contornos da operação. O novo modelo foi testado e cumpre os requisitos de segurança. A substituição decorrerá de 15 a 19 de maio para os consumidores que se inscreveram. 

Uma vitória única

Novembro de 2016 ficou marcado por uma série de testes de segurança a equipamentos que viriam a revelar-se preocupantes. Entre outros, testámos alguns termoventiladores que acumularam resultados negativos nas provas a que foram submetidos.

Informámos as autoridades e as marcas sobre os resultados, esperando que houvesse uma intervenção fiscalizadora e disponibilidade para implementar uma ação que salvaguardasse a segurança dos consumidores que já tivessem comprado os produtos abrangidos. Este ponto é crucial para ajudar de forma rápida quem comprou um eletrodoméstico que falhou na segurança.

Contactados todos os fabricantes, só a marca portuguesa Orima construiu connosco uma operação de substituição do termoventilador. De acordo com o inquérito interno da Orima, o problema detetado deveu-se a uma alteração dos materiais utilizados no fabrico dos seus equipamentos, introduzida pelo fabricante estrangeiro, sem informar a marca portuguesa.

A DECO assinala o espírito de diálogo que caracterizou todos os contactos com a marca nacional, e a forma construtiva que envolveu esta parceria. A atitude da Orima deve ser valorizada, enquanto marca nacional que demonstrou uma total preocupação com os clientes, ao contrário de outras marcas, de maior dimensão, que ignoraram os resultados dos testes. Veja em primeira mão os modelos que ameaçam a segurança na nova página dos produtos perigosos.