Alertas

Carta verde do seguro automóvel passa a ser branca

O Certificado Internacional de Seguro Automóvel, usualmente designado por carta verde, passou, desde 1 de julho, a ser impresso em folha branca. A partir de outubro, o dístico para colocar no para-brisas também passa a branco. 

  • Dossiê técnico
  • Mónica Dias
  • Texto
  • Myriam Gaspar e Filipa Nunes
09 outubro 2020
  • Dossiê técnico
  • Mónica Dias
  • Texto
  • Myriam Gaspar e Filipa Nunes
carta verde com chave de carro

iStock

"Se imprimir a carta verde a partir do site da seguradora, o documento é válido?" Esta é uma pergunta recorrente de quem tem um carro. No final de junho, surgiu a resposta. As seguradoras enviaram uma SMS a informar os clientes de que, a partir de 1 de julho, o Certificado Internacional de Seguro Automóvel, usualmente designado por carta verde, deixaria de ser impresso em folha verde para passar a sê-lo em folha branca. Em outubro, foi aprovada uma portaria a determinar que o dístico destacável comprovativo da existência de seguro, para colocar no para-brisas do carro, passe também a ser emitido a preto e branco.

A nossa associada, Maria Teixeira, como muitos condutores, ficou, ainda assim, com dúvidas. Os documentos emitidos anteriormente a esta data seriam válidos até à data de renovação do seu seguro automóvel?

Sim, são válidos. E caso a apólice tenha o prémio fracionado, as cartas verdes emitidas após 1 de julho, sê-lo-ão já no novo modelo. Esta alteração visa simplificar e flexibilizar alguns procedimentos, em prol dos clientes e beneficiários dos seguros. Agora, as cartas verdes podem ser enviadas por meio eletrónico e a preto e branco, para imprimir, o que permite contornar eventuais atrasos dos correios.

O sistema de carta verde é uma convenção internacional, denominada Convenção multilateral de garantias, que tem por objetivo facilitar o transporte rodoviário. Nos países aderentes a este sistema, a carta verde comprova que o veículo tem seguro obrigatório. Saiba quais são os países que aderiram à carta verde.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.