Os melhores espumantes: poupe 7 euros por garrafa
Início
Pode fazer a festa com um bom espumante por menos de 3 euros. Os supermercados voltam a arrasar na relação entre qualidade e preço. Poupe 7 euros por garrafa com as Escolhas Acertadas.
- Especialista
- Nuno Lima Dias e Susana Costa Nunes
- Editor
- Nuno César

A DECO PROTESTE atualizou o comparador com 20 novos espumantes brancos meio-secos testados. Para aguçar o paladar, a recomendação vai para três garrafas para os amantes do espumante com alguma doçura, que obtiveram no teste uma Qualidade Global igual ou superior a 75% e conquistaram os títulos mais desejados: Melhor do Teste e Escolha Acertada.
Com menos de 3 euros pode celebrar. As Escolhas Acertadas valem uma poupança de 7 euros por garrafa. Use o comparador de vinhos para encontrar o estabelecimento com o melhor preço.
Se já subscreve o Guia de Vinhos, faça login para ter acesso completo aos resultados do comparador. Os subscritores têm acesso a todas as funcionalidades desta ferramenta e da app DECO Vinhos. Pesquise e compare por cor, região, ano de colheita, marca, entre outros critérios. Nos resultados, apresentamos os preços em centenas de lojas. Como estes podem variar bastante, indicamos a loja mais barata perto de si.
Se ainda não é subscritor do Guia de Vinhos, descubra esta e outras vantagens.
Segredo das borbulhas
A espuma e as bolhas a descolar não são magia. Inicialmente, o espumante é um vinho tranquilo, transformando-se num néctar efervescente, graças à adição de açúcares e leveduras. Adiciona-se o licor de tiragem, uma solução de açúcares, vinho e leveduras. Objetivo: promover uma segunda fermentação em garrafa, com a formação de gás. O depósito de leveduras é arrastado para o gargalo, operação designada por remuage. As garrafas são colocadas em cavaletes e sujeitas a uma trepidação e a uma rotação de um quarto de volta, ao mesmo tempo que se aumenta a inclinação. Segue-se a abertura da garrafa, que se designa por dégorgement, com o objetivo de libertar os depósitos acumulados junto à rolha.
A partir deste momento, o espumante não melhora. Adiciona-se, então, o licor de expedição, para compensar o líquido perdido. Em função da doçura pretendida, este licor pode ter açúcares e vinho, ou apenas vinho. Falta “calar” a garrafa com a rolha, aplicando os açaimes, sob uma película metálica. Até que, já em casa, os açaimes se soltam, e a rolha liberta uma explosão de alegria.
Espumante meio-seco mais calórico
Quanto mais alcoólico e doce, mais calórico é o vinho. O meio-seco está entre os espumantes mais calóricos. Mais importante: tudo depende da quantidade que bebe. Se a linha for uma prioridade, não exagere na celebração. Para uma referência de 2000 kcal por dia, uma taça de espumante hipoteca mais de 5% deste valor energético. O teor em açúcares do espumante meio-seco pode variar entre 32 e 50 gramas por litro. Logo, o valor energético de uma taça de 150 mililitros de espumante meio-seco com um teor alcoólico de 12% vol. é, em média, de 125 quilocalorias.
Infelizmente, ao contrário do que ocorre com a generalidade dos géneros alimentícios, os produtores não estão obrigados a indicar no rótulo (nem indicam) o potencial energético, uma tolerância sem fundamento do legislador.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |