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Voos: reembolso pela bagagem de mão

A Euroconsumers, que reúne as organizações de consumidores de Portugal, Itália, Bélgica, Espanha e Brasil, e de que a DECO PROteste faz parte, vai exigir o reembolso das taxas adicionais cobradas pelo transporte da bagagem de mão aos passageiros.

Reclamações recentes

Recusa Pré-Autorização motivo sem fundamento

Exmos. Senhores, No dia 08/09/2025, recebi uma carta da seguradora a recusar a cobertura de uma cirurgia maxilofacial prescrita pelo Hospital CUF Tejo, alegando que a situação seria uma doença pré-existente à data de início do contrato. No entanto, possuo relatório clínico datado de 22/08/2025, que comprova que os sintomas surgiram apenas em junho de 2025, já depois da celebração do contrato. A cirurgia é considerada necessária e urgente, devido ao risco de complicações graves (lesão do nervo dentário inferior e comunicação oroantral). Fundamentação jurídica: • O artigo 216.º do Decreto-Lei n.º 72/2008 (Regime Jurídico do Contrato de Seguro) prevê que só podem ser consideradas pré-existentes as doenças conhecidas pela pessoa segura na data da contratação. • As cláusulas limitativas e ambíguas devem ser interpretadas a favor do consumidor, conforme o artigo 11.º do Decreto-Lei n.º 446/85 (Regime das Cláusulas Contratuais Gerais). • No meu caso, não havia qualquer diagnóstico ou conhecimento prévio da patologia antes da vigência do contrato. Pedido: Solicito à DECO Proteste apoio na defesa dos meus direitos enquanto consumidora, no sentido de que a seguradora seja obrigada a: 1. Rever a decisão de recusa de cobertura; 2. Autorizar e comparticipar a cirurgia indicada pelo relatório médico; 3. Respeitar os princípios da boa-fé contratual e da interpretação restritiva das exclusões. Agradeço, desde logo, pela vossa disponibilidade e auxílio. Com meus melhores cumprimentos.

Em curso
M. S.
Hoje
CÉLEBRE ODISSEIA LDA

Intoxicação Alimentar l Hotel

Exmos. Senhores, Vimos pelo presente apresentar uma reclamação relativamente à agência de viagens em questão, onde foi adquirida a Estadia para as nossas férias e na qual sofremos intoxicação alimentar quando estávamos hospedados no Hotel Ibersol em Torremolinos. Durante a respetiva estadia, tivemos os seguintes sintomas: vómitos, problemas intestinais, enjoos pelo que nos deslocamos à receção do hotel e os mesmos informaram que não tinham qualquer tipo de reclamação desse género. No entanto, no último dia, quando nos dirigia-mos para a receção de modo a efetuar o check-out havia vários hóspedes a apresentar reclamações, uma vez que sofreram do mesmo durante essa semana. Foi preenchido um papel para entregar na direção de saúde, no entanto, o hotel não se responsabiliza pelo sucedido. Posto isto, questiono se a agência onde foi adquirido o produto não terá de nos compensar/indemnizar de alguma forma, por danos morais, visto que ocorreu um incidente durante as férias e terão de assumir alguma coisa visto tratar-se de um produto adquirido lá.

Em curso
J. S.
Hoje

Alteração de tarifário sem consentimento

Exmos senhores. Venho por este meio, apresentar por escrito esta reclamação. A minha esposa ex colaboradora da Vodafone entrou em contato com o apoio ao cliente porque tinha um tarifário de colaborador, isto dia 10/09 entre as 18:45 e as 22h. Foi informado pelo apoio ao cliente telefónico ( chamada estão gravadas pelo que existe prova da conversa) que os tarifários atuais não seriam alterados até serem apresentadas propostas. Fizeram exatamente o oposto, passados uns minutos alteram os tarifários, sem consentimento, sem autorização, e ainda nos informam que tinha alterado com a nossa concordância , o que claramente é mentira. Após várias chamadas com a linha de apoio, a cada chamada a conversa mudava e diziam sempre que tinha mós sido os titulares a mudar, o que não é verdade, e que a mesma pode ser aferida através das gravações da chamadas. Neste momento nem eu nem a minha esposa temos maneira de estar contactável devido ao erro da Vodafone.

Em curso

COBRANÇA INDEVIDA

Preliminarmente, venho ratificar o que foi falado na entrega do veículo Citroen C3 EV 54KWH PT, Matrícula: BS60ZB, Grupo Real: B6, Grupo Debitado: B6, que não dei causa aos danos apontados. Ainda assim, mesmo não aceitando o absurdo da cobrança, me foi cobrado valores superiores aos estabelecidos em meu contrato de acordo com a categoria de meu carro, conforme documento anexado. Aguardo a solução imediata da cobrança indevida com a mesma celeridade que me foi cobrado o valor indevido. Finalizando, informo que jamais voltarei a usar os serviços desta empresa que passa ao largo da seriedade e honestidade. Valores informados no ficheiro de cobrança: JANTE DE ALUMINIO FRENTE DRT. - 95,96 € JANTE DE ALUMINIO FRENTE ESQ. - 96,37 € JANTE DE ALUMINIO TRASEIRA ESQ. - 96,42 € Valor que me foi cobrado pela empresa GOLDCAR: Cobrança BS60ZB Check-In Danos em Jante 3 x 217,72 Montante Total 653,16 € Keila Pereira Contrato:27892783

Em curso
F. C.
Hoje
Ontime

Encomenda não recebida

Bom dia. Tenho uma encomenda da Amazon que foi distribuída por vós com o número 801130011449. A data prevista de entrega era 22/09. Ligaram-me hoje às 08h30 do 931063963 para avisar que a entrega seria hoje, do período da manhã. Agradeço que seja antes da data prevista, mas não é fácil faltar ao trabalho no próprio dia sem pré aviso na minha profissão. Pedi a alguém para ficar em casa da parte da manhã. Pelas 11h30 ligaram-me a dizer que estavam a chegar, liguei à pessoa a quem tinha pedido para estar em casa, mas a mesma tinha ido ao supermercado. Pedi que fosse imediatamente para casa, mas estava a alguns minutos de distância. Ligaram novamente a dizer que estavam à porta, tocaram, não estava ninguém e iam embora porque tinham carros atrás a apitar. Pedi para esperar 5 minutos ou dar a volta ao quarteirão, disseram que não o fariam. Responderam que chegam a casa de noite, que não existe escravatura e que não tinham de esperar. Disseram que passariam amanhã , mas não terei possibilidade de estar. Disseram que passariam segunda então. Informei que iria fazer uma reclamação, pela intransigência e forma com que trataram um cliente. A pessoa ainda os viu e sinalizou que estava a chegar, mas foram-se embora. Posteriormente a minha mulher contactou-os e aceitaram entregar no local de trabalho dela, mas não foi esse serviço que contratei com a Amazon, o pedido e pago foi entrega no domicílio. Venho por este meio manifestar a minha insatisfação

Em curso