Notícias

Como imprimir através do smartphone ou tablet

Início

Testámos vários métodos em laboratório, entre os quais as apps de quatro marcas de impressora. Saiba como tirar partido das funcionalidades para imprimir a partir de smartphone ou tablet.

  • Dossiê técnico
  • João Miguens
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Alda Mota
22 julho 2021
  • Dossiê técnico
  • João Miguens
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Alda Mota
Imprimir com o smartphone

iStock

Nem sempre é fácil perceber qual a forma de impressão mais adequada e fácil de utilizar. A pensar nisso, testámos vários métodos para Android e iOS.

Para os testes, imprimimos um documento de texto, uma página web com texto e imagens e uma fotografia em impressoras das quatro principais marcas e com ligação Wi-Fi: Brother MFC-J5335DW, Canon TS5150, HP Officejet 5230 e Epson Expression Premium XP-6000.

Demos especial atenção a eventuais situações de aplicações com desempenho insatisfatório, incompatibilidades, mau interface do utilizador, instruções pouco intuitivas e perdas de ligação. No entanto, estas situações não se verificaram.

Apple AirPrint, ideal para iPhone ou iPad

A maioria das impressoras com ligação wi-fi é compatível com o sistema AirPrint. Para utilizá-las, é necessário que o dispositivo móvel esteja ligado, via wi-fi, à mesma rede da impressora. Para quem tem aparelhos Apple, esta ferramenta permite imprimir diretamente, sem necessitar de instalar qualquer aplicação.

O AirPrint foi muito fácil de configurar nas quatro impressoras utilizadas. O Apple AirPrint foi o metódo mais simples de utilizar para imprimir a partir de um iPhone ou iPad, desde que esteja na mesma rede da impressora. A única desvantagem é que não funciona com dispositivos Android.

Imprimir passo a passo

  • escolha o documento, a página ou a fotografia que pretende imprimir e faça clique no botão de “Partilha”;
  • selecione o ícone “Imprimir” na parte inferior do ecrã. Se não encontrar esta opção, consulte a informação da aplicação que está a utilizar;    
  • selecione a impressora a utilizar, o número de cópias e outras opções, como cor ou preto e branco, páginas a imprimir, impressão frente e verso;
  • por fim, carregue em "imprimir" no canto superior direito.

imprimir

Ao escolher a foto ou o documento para impressão, basta carregar no ícone "Imprimir". 

Google Cloud Print para Android e iOS

A maioria das impressoras wi-fi também é Google Cloud Print-ready, ou seja, não necessita de qualquer aplicação para imprimir a partir de aplicações Google. Mas, tal como com o AirPrint, o dispositivo móvel e a impressora têm de estar na mesma rede wi-fi para que a opção Cloud Print apareça disponível nas aplicações do Google.

Antes de imprimir, tem de fazer o registo da impressora utilizando a conta do Google. A forma mais fácil de fazê-lo é através de um computador que esteja na mesma rede Wi-Fi. Esta funcionalidade é válida tanto para dispositivos Android como para iPhone e iPads.

Imprimir passo a passo

  • escolha o documento, a página ou a fotografia que pretende imprimir, clique no ícone do menu e selecione “Imprimir”;
  • selecione a impressora;
  • selecione o número de cópias e outras opções como formato de papel, cor ou preto e branco, orientação e páginas a imprimir;    
  • por fim, carregue em “Imprimir”.

Aplicações multifunções: Brother, Canon, HP e Epson

As marcas das impressoras também disponibilizam as suas próprias apps para impressão, que os utilizadores podem descarregar gratuitamente num sistema Android ou iOS.

Todas as aplicações das marcas funcionaram bem no nosso teste e são recomendadas. Foi possível imprimir, sem problemas, a partir de serviços de cloud, como o Google Drive e a Dropbox. Todas as apps mostram informações do estado da impressora, como, por exemplo, o nível dos tinteiros.

Brother iPrint & Scan

Oferece uma variedade de opções de impressão, cópia e digitalização. Há vários recursos úteis, como uma função de pré-visualização de cópia que permite ver a imagem e editá-la antes de a enviar para a impressora multifunções.

Pode imprimir remotamente, mas tem de se registar antes no Google Cloud Print. A aplicação permite imprimir fotografias, páginas web e documentos em vários formatos (word, excel, pdf, entre outros). Verificámos uma ligeira dificuldade em fazer a ligação wi-fi, pois foi necessário ligar e desligar esta funcionalidade algumas vezes para se conseguir estabelecer a ligação. Também não dispõe de Wireless Pictbridge (a tecnologia que permite imprimir fotografias diretamente, sem um cabo USB).

imprimir

A app da Brother tem uma função de pré-visualização de cópia que permite ver a imagem e editá-la antes de imprimir.

Canon Print

A app da Canon permite que o utilizador controle os trabalhos de impressão, cópia e digitalização a partir de um smartphone ou tablet. Uma das funcionalidades a destacar é a possibilidade de tirar uma fotografia de um documento e, de seguida, convertê-la num PDF para impressão. A app é fácil de usar, mas a Canon exige a criação de uma conta com um ID de registo. Para obter o ID é necessário registar a impressora através do painel de controlo enquanto está conectada com uma rede wi-fi, o que consideramos incómodo.

imprimir

Depois de fazer o registo da impressora, é possível escolher imprimir, copiar ou digitalizar.

Epson iPrint

Tal como outras apps, a da Epson permite imprimir em qualquer lugar do mundo (nas impressoras Epson compatíveis com e-mail, utilizando a funcionalidade de "impressão remota"). Pode ser utilizada com uma grande variedade de serviços cloud (Box, Dropbox, Evernote®*1, Google Drive™ e Microsoft OneDrive™) e oferece diversas opções para configuração de impressão, como a alteração da qualidade a imprimir e a possibilidade de impressão frente e verso.

imprimir

A app da Epson pode ser utilizada com vários serviços cloud, disponíveis no "armazenamento online".

HP Smart

Apesar de a HP ter várias apps para impressão, a Smart é das mais completas e úteis. Trata-se de uma app com um design apelativo em que todas as principais funções de impressão, cópia e digitalização estão disponíveis. A app também permite cortar, editar e melhorar fotos antes da impressão.

A HP ainda disponibiliza a aplicação ePrint para Android, mas vai ser descontinuada em breve. Não dispõe de Wireless PictBridge, que, no entanto, só interessa a quem tenha uma câmara que permita ligação wi-fi e queira imprimir fotos sem edição.

imprimir

A app Smart, da HP, tem um design apelativo e todas as principais funções para imprimir, copiar ou digitalizar.

Impressão sem fios, mesmo sem rede Wi-Fi

Pode imprimir sem fios, mesmo que não tenha um router e uma rede wi-fi disponíveis, através da funcionalidade “Impressão direta sem fios”. A maioria das impressoras com wi-fi tem esta funcionalidade, que permite estabelecer uma ligação direta ente o dispositivos móveis e a impressora.

Imprimir passo a passo

  • aceda ao painel de controlo da sua impressora e ative a ligação direta sem fios (wireless direct);
  • procure depois, no dispositivo móvel, em redes sem fios, a ligação que deverá ter o nome da impressora e conecte-se;
  • pode começar a imprimir.

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

Início

Exclusivo subscritores

Descubra todas as vantagens durante 2 meses, por apenas € 2

Além do acesso ilimitado ao portal, tem mais de 50 juristas ao seu dispor, o cartão DECO + para descontos imediatos e revistas com estudos independentes.

Se já é nosso subscritor, faça login.


Subscrever