Colunas inteligentes: como escolher e usar
Saiba o que são, como funcionam e descubra os melhores modelos para poder comandar equipamentos inteligentes em casa só com a voz.

Se tem vários equipamentos ligados à internet – campainha, luzes, termóstato ou máquina de lavar – e pretende controlá-los com facilidade, uma coluna inteligente é a melhor solução. Esta permite comandar, só com a voz, os equipamentos, mas também pode pedir que faça pesquisas ou lhe forneça os passos de determinada receita, por exemplo, enquanto está a fazer outra coisa.
As colunas inteligentes são semelhantes às tradicionais, mas incluem assistentes de voz virtuais, que são controlados, como o nome refere, com comandos de vocais. Os assistentes de voz mais populares são o Alexa, da Amazon, o Google Assistant, da Google, e o Siri, da Apple. O último só funciona em produtos Apple e a Apple HomePod: a coluna que lhe é dedicada. O Alexa e o Google Assistant, além de terem as suas colunas - Amazon Echo e Google Nest, respetivamente – também funcionam em colunas de outras marcas, como Sonos, Bose, Harman Kardon, Denon, Bowers & Wilkins, JBL, LG ou Sony. Estas, como não têm o seu próprio assistente de voz, procuram ser compatíveis com um ou mais dos existentes, sobretudo com o Google Assistant.
Continue a ler e fique a saber mais sobre como escolher uma coluna inteligente, além de descobrir os modelos com melhor Qualidade Global.
Vantagens de ter uma coluna inteligente em casa
As colunas inteligentes, além de permitirem ouvir música, diferem dos altifalantes tradicionais devido a duas características. Por um lado, podem ser controladas com a voz. O controlo é feito através do microfone e do assistente de voz integrados. Tal significa que é possível dar instruções enquanto se ouve música, como passar para a próxima faixa, pausar ou ajustar o volume. Mas também se pode pedir informações da internet, como o tempo ou a rota mais curta para chegar a determinado lugar. Por outro lado, funcionam com outros dispositivos conectados. Deste modo, através de um comando de voz, pode, por exemplo, ligar ou desligar as luzes da sala, mostrar imagens da sua câmara de segurança num televisor ou adicionar compromissos ao calendário do seu smartphone.
A principal razão para adicionar este tipo de coluna numa casa equipada com outros aparelhos inteligentes é o facto de ela servir como ponto central. A partir de um único local, basta um comando de voz para obter informações ou solicitar que outros aparelhos façam certas ações.
Como as colunas inteligentes funcionam, em geral, via wi-fi, pode ligar várias entre si. Deste modo, pode usar duas colunas para conseguir som estéreo. Se forem mais, pode usar uma aplicação para controlar vários altifalantes em diferentes divisões (é o chamado multiroom).
Verifique as compatibilidades
Para conseguir ligar outros aparelhos à coluna, e assim poder controlá-los, todos devem ser compatíveis com o mesmo ecossistema (ou plataforma). As colunas da Amazon, Google e Apple suportam apenas o seu próprio assistente de voz e, como tal, funcionam apenas dentro da sua própria plataforma. A Alexa é o ecossistema da Amazon, o Google Assistant é o da Google e o HomeKit é o da Apple, com o Siri integrado.
Contudo, há à venda outras marcas de colunas que integram os assistentes de voz Google Assistant e/ou Alexa, porque o Siri apenas está disponível em dispositivos Apple. Se a coluna integrar tanto o Google Assistant como o Alexa, será possível controlar outros dispositivos conectados, desde que sejam compatíveis com aqueles assistentes de voz.
Já se a coluna não tiver um assistente de voz integrado, o controlo terá de ser feito através de dispositivos com assistente de voz, como um smartphone Android que inclui o Google Assistant.
Como escolher um modelo?
Para aproveitar ao máximo uma coluna inteligente, há que ter alguns cuidados na compra. Comece por verificar qual o assistente de voz integrado ou com que ecossistema é compatível. Para conseguir controlar outros aparelhos através da coluna, assegure-se de que funciona com o mesmo ecossistema dos equipamentos que tem em casa.
Se deseja poder ligar várias colunas, opte por modelos multiroom. Com este sistema, consegue conectar várias colunas para obter som estéreo ou mesmo surround. Também pode colocar colunas multiroom em diferentes divisões da casa e reproduzir algo diferente em cada coluna, ou colocá-las a reproduzir a mesma música em simultâneo.
Se utiliza o Spotify, o Apple Music ou outro serviço de streaming de música, verifique se é suportado pela coluna. Ao optar por um modelo que o seja, poderá usá-la para ouvir as músicas de que gosta através da coluna.
Inicialmente, os fabricantes das colunas inteligentes concentraram-se no assistente de voz e na integração com outros dispositivos, e menos na qualidade do som. As colunas Alexa e Google da primeira geração eram bastante pequenas e tinham uma qualidade sonora média, ou até mesmo pobre. Nas colunas mais recentes, tem sido dada uma maior atenção à qualidade do som, além de os modelos serem ligeiramente maiores. Embora a principal função de uma coluna inteligente seja servir como assistente de voz, a qualidade do som ainda é inferior à de um modelo sem fios mais avançado.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
O comparador das colunas bluetooth inclui alguns modelos com assistente de voz integrado. Conheça os melhores.
Sonos Move

A partir de 289 euros
Pontos positivos
|
Pontos negativos
|
JBL Authentics 200

Qualidade Global 67%
A partir de 265 euros
Pontos positivos
|
Pontos negativos
|
Bose Portable Smart Speaker

Qualidade Global 64%
A partir de 316 euros
Pontos positivos
|
Pontos negativos
|
Amazon Echo (4.ª geração)

A partir de 74 euros
Pontos positivos
|
Pontos negativos
|
Apple HomePod (2.ª geração)

Qualidade Global 57%
A partir de 354 euros
Pontos positivos
|
Pontos negativos
|