Antivírus: como testamos

Todas estas ameaças são de aparição recente, para se averiguar se os produtos respondem às rápidas mutações do malware. Para se manter atenta às novidades, a DECO PROteste realiza quatro testes por ano. Os ensaios em contínuo permitem concluir que os antivírus estão cada vez mais eficazes.
Na última bateria de testes, o conjunto dos produtos testados conseguiu bloquear praticamente todos os vírus, antes de serem descarregados para o computador ou aquando da sua execução. Ainda assim, os produtos testados funcionam melhor online, pois acedem em tempo real a bases de dados mais completas e atuais, que ajudam a identificar as ameaças. Mas, no geral, a quebra de desempenho offline não é significativa.
Mesmo que o antivírus seja eficaz, o uso de memórias externas, como pendrives e discos rígidos, pode envolver algum risco. Certos programas não iniciam a verificação automática assim que detetam uma memória externa. Outros perguntam se o utilizador pretende fazer a verificação. Outros, ainda, só reagem quando ficheiros com malware são copiados ou executados. Significa que é possível uma memória infetada ir de computador em computador, sem que seja dado o alerta.
Mas a identificação de ameaças não basta. Também é preciso avaliar o volume de falsos positivos. Os antivírus não devem detetar ou tentar limpar ficheiros, ou bloquear o acesso a páginas web, se não houver malware. Excesso de bloqueios injustificados pode levar a uma perda de confiança no programa e nas suas recomendações.
A DECO PROteste analisou ainda a função antiphishing dos browsers mais populares, tanto na versão Windows, como Mac: Apple Safari, Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox e Opera. Os navegadores foram confrontados com 600 páginas de phishing, tendo os mecanismos de segurança ativados. No geral, a proteção não é elevada, e o Google Chrome, o mais popular, é o menos eficaz. O browser deve ser complementado com um bom antivírus a bloquear o phishing. Três quartos dos produtos testados têm uma taxa de bloqueio acima de 87 por cento.