Notícias

Medicamentos: como comunicar efeitos adversos

29 março 2019
Medicamentos: como comunicar efeitos adversos

Teve dores de barriga, comichão na pele ou caiu-lhe o cabelo depois de usar um medicamento e pensa que este é o responsável? Avise o Infarmed, através do portal RAM, por carta ou telefone, e ajude a melhorar a segurança dos fármacos.

Passo a passo

1. Depois de clicar em “notificar reação” e selecionar a opção "utente", preencha o formulário de cada um dos separadores na barra superior.

 

A barra superior indica em que fase do processo de notificação se encontra. Permite modificar o que preencheu, se clicar sobre cada uma das fases.

 

2. Nesta fase, deve descrever a reação causada pelo medicamento. Pode adicionar quantas quiser. Para conseguir continuar, tem de preencher a evolução da reação adversa. Para avançar, carregue na seta da barra superior (se estiver a preencher a partir de um computador) ou na seta final (se estiver a preencher através de um smartphone ou de um ipad).

3. Tem de identificar o medicamento em causa, mas o sistema mostra uma lista com sugestões de nomes comerciais e de princípios ativos.

 

4. Na identificação do doente,não há campos obrigatórios.

A  pessoa que notifica pode não ser o doente. Será o caso dos pais de uma criança, por exemplo. Nessa situação, é necessário preencher o nome, o e-mail e o telefone do notificador. Responda também se já reportou a situação a um médico. Se sim, terá que dizer se autoriza que o profissional de saúde seja ou não contactado.

O formulário permite incluir outras informações. Por exemplo, se está a tomar outro medicamento. Pode ainda anexar análises ou exames relacionados com o diagnóstico da reação adversa.