Exmos. Senhores da DECO,
Venho por este meio apresentar uma reclamação formal contra a empresa KlassWagen Portugal (escritório de Lisboa), relativa a um incidente grave ocorrido na noite de 13–14 de setembro de 2025, envolvendo o funcionário Sr. Augusto Blume.
*Cronologia dos Factos*
-Às 23:47 (13 de setembro) assinei o Delivery Sheet (Reserva nº 623384651, Contrato LIS852798) e recebi as chaves do gerente Augusto Blume. Nesse momento, o aluguer foi legalmente iniciado.
-Antes de assinar, solicitei que todos os danos existentes no veículo fossem registados no Delivery Document. O Sr. Blume recusou, insistindo que “as gravações de vídeo eram suficientes”.
-Após a entrega, pedi a outro gerente o Livro de Reclamações para apresentar uma queixa formal.
-Enquanto preenchia o Livro de Reclamações, por volta das 23:55, o Sr. Blume, visivelmente irritado com a minha queixa, retirou as chaves da minha mesa sem o meu consentimento e saiu para abrir a mala do veículo alugado, onde estavam os meus pertences. Apesar dos meus pedidos repetidos para devolver as chaves, ele recusou.
-Às 00:09 (14 de setembro), apenas 22 minutos após a entrega, o Sr. Blume criou um documento de Early Return no sistema sem a minha assinatura e contra a minha vontade.
*Violação de Termos e Direitos*
De acordo com os Termos e Condições da KlassWagen (cláusula 3.7), o contrato de aluguer só pode ser terminado quando o Return Form é assinado por ambas as partes. Tal documento assinado não existe neste caso. Assim, o contrato ainda estava em vigor e fui privado ilegalmente do veículo alugado.
As ações do Sr. Blume constituem:
-Violação do contrato (rescisão sem consentimento ou assinatura),
-Privação ilegítima da posse,
-Criação de um documento de Early Return falso para encobrir a má conduta,
-Pressão psicológica e intimidação ao consumidor.
Todos os outros funcionários presentes afirmaram que “o aluguer terminou, deve ir para casa”, e o apoio telefónico repetiu o mesmo, ignorando o facto de eu continuar a ser legalmente o locatário.
*Provas*
-Delivery Sheet assinado por mim (23:47).
-Documento de Early Return criado às 00:09 sem a minha assinatura.
-Livro de Reclamações nº 36984014 (00:47), preenchido imediatamente após o incidente, descrevendo os mesmos factos.
-A minha gravação em vídeo mostra o Sr. Blume a abrir a mala do veículo contra a minha vontade (a apresentar caso as gravações de CCTV não estejam disponíveis).
-As gravações de CCTV do escritório de Lisboa entre as 23:00 e as 00:30 deverão confirmar os factos.
*Pedido*
Solicito que a DECO:
-Investigue este incidente como uma violação grave dos direitos do consumidor.
-Exija à KlassWagen que explique como tais práticas são possíveis e que forneça os resultados da sua investigação interna.
-Assegure que sejam aplicadas sanções ou medidas disciplinares adequadas contra o funcionário em causa.
-Assegure que a KlassWagen me compense por:
1)o período de aluguer não utilizado,
2)os custos de deslocação de e para o escritório de Lisboa,
3)e danos morais, dado que fui sujeito a intimidação e privado dos meus direitos contratuais.
Com os melhores cumprimentos,
Nikita Neuchev
Reserva nº 623384651 – Contrato LIS852798