Exmos. Senhores,
Venho por este meio manifestar o meu sincero desagrado na situação relacionada com a minha viatura Dacia Logan, a qual no passado mês de Maio após efectuar viagens superiores a 60km após estacionar, depois por vezes já não pegava, situação que não acontecia quando fazia pequenas viagens inferiores a 60km. Quando o carro arrefecia ou não aquecia esta situação não acontecia. Ao colocar a viatura a trabalhar, nesta situação a viatura comportava-se como se estivesse com falta de bateria.
Ao informar a oficina Stand Quairos na Amadora onde a viatura habitualmente é assistida, a viatura foi deixada no dia 7-6-2024, que deu origem à factura FT OVD124/831, tendo-me sido informado que ao ser efectuado o diagnóstico à viatura teria dado a informação relativamente à bateria, e dessa forma a mesma foi substituída. Após ter dado várias voltas curtas com a viatura a mesma não apresentava problemas. Mais tarde quando foi necessário dar uma volta maior com a viatura, a mesma voltou a ter o mesmo sintoma, ou seja já não pegava. Uma vez que passei parte do verão com familiares, não utilizei a viatura durante um tempo, sendo que nem saiu do lugar onde estava estacionada, por ter receio de voltar a não pegar. Durante o final do verão contactei novamente a oficina, informando que o problema que existia desde Maio, persistia tendo-me sido marcado o dia 18-9-2024, para levar novamente a viatura à oficina. Nessa altura solicitei também uma revisão e preparação para a inspecção. Nessa altura informaram que não levariam valor nenhum para levar a viatura à inspecção que agradeci. Contactaram-me a informar existirem vários problemas com a viatura que eu desconhecia, ao nível do sistema de travagem . Informaram terem efectuado um novo diagnóstico (o 2º diagnóstico) à viatura para saber a razão da viatura não pegar, tendo desta vez dado a informação de motor de arranque avariado. Acabei por aceitar o orçamento para as reparações que foram determinadas serem necessárias pela oficina. As reparações foram efectuadas, e após isso levaram a viatura à inspecção que passou, na referida inspecção, sendo que quando liguei para a oficina para ir levantar a viatura, informaram-me que quando estavam a regressar da inspecção começou a acender uma luz no painel referente ao motor, e teriam que verificar o que se estava a passar novamente com a viatura.
Nessa altura fizeram novo diagóstico (o 3º) e informaram que a calculadora da injecção estava avariada, assim como a respectiva cablagem estava toda queimada. Informaram que a calculadora estava sem data prevista para entrega e que a cablagem já não seria mais fabricada (a minha viatura é de 2009, sendo que pelo visto a legislação apenas obriga as marcas a fabricar peças para viatura até aos 10 anos de vida), e que a viatura agora já não trabalhava também a frio (antes só não trabalhava a quente).
Eu questionei o que tinha sucedido, e informaram que talvez se tivesse danificado na inspecção, ou que então teria sido eu a fazer muitas tentativas para colocar o carro a trabalhar que teria queimado as peças. Informei que nunca fiz muitas tentativas pois quando a viatura não pegava, não insistia em colocar a mesma a trabalhar, exactamente para não piorar qualquer situação.
Fizeram novo orçamente (desta vez apenas por telefone, a informar que esta última reparação seria de 1000€, a acrecentar já aos 1326,95€ da reparação anterior e aos 117,51€ da bateria, situação também anterior. Este valor seria relativamente a uma nova calculadora, e relativamente à cablagem que já não existia à venda iria refazer manualmente a mesma aproveitando de outras viaturas.
Aceitei novamente o 3º orçamento, resultante do 3º diagnóstico para o mesmo problema/sintoma.
No dia 28 de Outubro passado 1,5 mês que a viatura ficou na oficina, (entrou a 18 de Setembro), contactaram a informar que afinal já não seria fabricada peça nenhuma para a viatura, e que experimentasse e ir levantar a viatura no estado em que se encontrava, visto já ter um motor de arranque novo. Na altura não concordei, derivado eu querer a viatura totalmente reparada, caso contrario não teria levado a viatura à oficina na 1ª vez que me queixei desse problema e nessa altura a viatura trabalhava sempre a frio. Acabaram por insistir a que fosse levantar a viatura, pois a outra solução de procurarem uma calculadora em 2a mão poderia não ter bom resultado. Acabei por combinar ir buscar a viatura no dia 29-10'-2024. A mesma foi-me deixada a trabalhar, situação que habitualmente não é costume fazerem. Paguei os 1326,95€, trouxe a viatura para casa que é a 2,5km da oficina a una 10 minutos, e quando desligo o carro , mesmo a seguir já não pega. Mesmo dali dentro da viatura ligo imediatamente à oficina e digo o que se passa, tendo-me sido solicitado que voltasse a dar à chave, o que realmente fiz, sendo que puderam verificar pelo som da viatura que a mesma não pegava. Informei que queria a minha viatura reparada e que agora a mesma tinha o seu problema agravado, já que a mesma nunca tinha tido problemas em pegar a frio.
Levei a viatura á oficina novamente no dia 30-10-2024, sendo que informaram que esperasse para que eu falasse com o responsável pela mecânica e explicasse o que se tinha passado. O responsável pela mecânica veio e perguntou-me quantas vezes seguidas tinha colocado a viatura a trabalhar. Na altura expliquei que não tinha efectuado as tentativas seguidas, por me ter sido explicado quando adquiri a viatura que antes de se dar à chave, tem de se ligar a viatura, e após isso esperar uns segundos até que a luz da "resistência/ sistema de injecção electrónica de combustível" se apague, e então só aí se pode dar à chave para colocar a viatura a trabalhar. Na altura parece não ter ligado a esta informação que tinha acabado de lhe dar, pelo que disse que existia uma estatística que a viatura pegava à 2ªa tentativa já náo pegava à 3ª depois pegava à 4ª, etc, e dirigiu-se para dentro da viatura, e para demonstrar a referida estatística a que tinha chegado à conclusão, começou a dar à chave consecutivamente sem sequer esperar os segundos necessários para que a referida luz do painel se apagasse, da "resistência/ sistema de injecção electrónica de combustível" , conforme eu tinha exactamente minutos antes acabado de dizer desse requisito da viatura. Neste momento encontro-me sem viatura e sem prespectivas de quando a recebo de volta reparada, tenho a plena consciência que a viatura agravou a situação em que se encontrava durante o período em que esteve na oficina, e que se realmente a situação de queimar as referidas peças tiver sido de insistir a colocar a viatura a trabalhar, essa insistência terá ocorrido dentro da oficina como pude verificar no dia 30-10-2024. Assim acho que após ter pago uma bateria nova e um motor de arranque novo e custos inerentes à sua substituição, que não me valeram de nada, estes custos que tive paguei e trouxe a viatura em pior estado e muito mais gravoso, foram custos de aproximadamente 500€ e que não me trouxeram nenhuma diferença para melhor, visto a viatura a gora não pegar em circunstancia nenhuma nem a quente nem a frio. Assim têm que avaliar esta situação pois eu estou a ser prejudicada, e a oficina terá de se responsabilizar pois depois de diagnósticos sucessivos (pelo menos 3 diagnosticos foram efectuados no minimo) , que terão sido mal efectuados e mal conduzidos,e ainda assim, ainda deterioraram mais o estado da viatura, tendo sido pagos valores demasiado altos para nada, pois a viatura acabava por pegar com a bateria que tinha, e com o motor de arranque que tinha, sempre que a viatura estava a frio. Encontro-me demasiado desiludida com toda a situação e encontro-me ainda com a viatura na oficina e a aguardar solução, sem nenhuma viatura para me deslocar. Tenho a minha mãe muito idosa muito doente e hospitalizada a precisar de tratamentos ,estando a viatura na oficina ainda e em pior estado de quando foi para oficina.