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Informaçao incorrecta leva a gasto de 66,42euros

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

S. F.

Para: CTT - Correios de Portugal, S.A.

03/12/2021

Venho por este meio expor a minha situação que decorreu na loja dos CTT Teixeira Gomes , em Portimão, a 19 de Novembro de 2021. Quando chamaram a minha senha, dirigi-me à funcionaria e pedi uma cópia com autenticação digital de documentos que precisava de enviar para a Universidade de Faro a fim de prosseguir estudos . A senhora pareceu algo confusa com a expressão digital, e eu li em voz alta então do documento da faculdade, publicado em Diário da República , que dizia que de acordo com a legislação portuguesa em vigor, poderão certificar cópias as seguintes entidades: CTT, Notários,Advogados,Solicitadores,Conservatórias,Juntas de Freguesia .... A resposta da senhora foi o que fazem nesses sítios todos é o que fazemos aqui. Perante esta afirmação , e, se de facto não há mais nada sem ser isto, pedi então a autenticação de 3 fotocópias , valor total 66,42 euros. Vi que a senhora enquanto autenticava ia colocando dados no computador e fiquei satisfeita a pensar que isso é que deve ser o tal de digital porque os dados estão a ser ali colocados. Paguei e vim embora. Em casa olhei para as autenticações e lembrei-me do certificado covid com QR code e fiquei a pensar se digital não seria algo do género. Mandei um dos documentos autenticados para a Universidade de Faro e eles disseram que as autenticações não eram válidas porque teriam de ter uma assinatura electrónica ou Qr code ou outro tipo de código. Fui no dia 23 de Novembro , horas após ter obtido a resposta da Universidade, aos correios onde me disseram que a venda já não era daquele dia, não conseguiam anular . A gestora responsável disse, nesse dia, e apenas e só nesse dia, que a autenticação digital não é serviço que prestem e que podia consultar online a prova de que não fazem nem no Algarve, nem em zona nenhuma do pais. Também disse que como a funcionaria dos CTT nunca disse Isto é uma autenticação digital estão automaticamente ilibados de qualquer responsabilidade. No entanto, disse que como tenho recibos e documentos todos direitinhos podia reclamar online no site dos Ctt, foi o que fiz . Recebi a resposta dos Ctt a cliente foi alertada que os CTT não tinham serviço de certificações digitais (sem QR code), embora a publicação do Diário da República fizesse menção a um código QR . Primeiro, se eu tivesse sido informada desde inicio que não faziam certificações digitais nunca teria gasto aquela quantia , tinha saído e procurado local onde fizessem. Segundo ,a publicação em Diário da Republica que anexei e enviei aos CTT , NUNCA menciona QR code , aliás, nem é necessário QR code, como depois me informou a faculdade , bastava uma assinatura digital de funcionário legalmente habilitado a passar estas cópias autenticadas. Na respostam dos CTT continuam : A colaboradora que efetuou o serviço terá explicado que apenas seria possível efetuar uma certificação normal.Foi pedido à cliente que consultasse o nosso site, por forma a confirmar o serviço disponível nos CTT.Ainda assim, a cliente aceitou o único serviço disponível nos CTT. Em relação a esta última parte , é mentira que me tenham dito para consultar o site ( isso só aconteceu posteriormente , pela responsável superior), e também não é verdade que a funcionária me tenha dito que apenas seria possível fazer uma autenticação normal ( a funcionária de facto pareceu não entender bem o que era digital mas também não disse que o que faziam era só a normal , em oposição à digital. Pelo contrário, garantiu que o faziam nos CTT é o que se faz nos outros lados que eu li do documento do Diário da Republica. Daí eu ter pensado só pode ser isto então. Hoje sei que é mentira porque felizmente já tenho os documentos com autenticação digital, feitos por uma advogada , portanto, o que se faz nos outros lados , não é, necessariamente , o que faz nos CTT. Em conclusão, compreendo que os funcionários dos CTT não são obrigados a saber o que é ou não digital mas , em caso de dúvida, o normal seria pedir para aguardar um pouco e ir confirmar com quem soubesse e dizer categoricamente que não têm o serviço. Dizer que o que fazem nos Ctt é o que se faz em todos os lados foi a frase que me levou a comprar o serviço, portanto julgo-me merecedora de um reembolso já que esta informação NAO corresponde à realidade. A resposta dos Ctt chega a magoar já que nem se deram ao trabalho de ver o documento que mandei do Diário da Republica onde apenas consta copias com autenticação digital e não menciona Qr codes, e também não se verificaram que eu só fui informada de que todos os serviços que os CTT prestam têm de estar online , na segunda visita aos Ctt, a 23 de Novembro. Peço ajuda para resolver esta situação, da minha parte daqui para a frente não voltarei a pedir serviço nenhum sem confirmar online letra por letra exactamente ao que corresponde e peço que, do lado de lá, neste caso os Ctt , procedam de forma a, em caso de duvida, confirmarem com colegas ou com superiores para não induzir o cliente em erro.

Mensagens (2)

CTT - Correios de Portugal, S.A.

Para: S. F.

03/12/2021

Caro Cliente,Informamos que o seu email foi rececionado nos nossos serviços.Agradecemos a sua preferencia,CTT - Correios de PortugalNota:Caso seja necessário contactar-nos novamente em relação a este assunto, solicitamos que o faça através de resposta a este email, não removendo o número de referencia do seu pedido.O número de referencia da sua solicitação é SR0003944665.[Please type your response above][Customer Entry]FromSent onFri, Dec 03, 2021 at 22:18 :PM GMT[End of conversation]300000833769281

CTT - Correios de Portugal, S.A.

Para: S. F.

07/12/2021

Exmos. Srs: DECO ProtestePor forma a procedermos a averiguações complementares, necessitamos que nos enviem as seguintes informações em resposta este e-mailE-mail e telemóvel do cliente.Com os melhores cumprimentosAna Marques[Type]Nota:Caso seja necessário contactar-nos novamente em relação a este assunto, solicitamos que o faça através de resposta a este email, não removendo o número de referencia do seu pedido:[Please type your response above][Entrada do Cliente]Sent onTue, Dec 07, 2021 at 15:31 :PM GMTnão consigo ver anexo no email interno[Entrada do Cliente]FromSent onFri, Dec 03, 2021 at 22:18 PM GMT[End of conversation]300000836961068


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