Burla com IBAN da Segurança Social: verifique se foi afetado
Deixou de receber apoio da Segurança Social na sua conta bancária ou está a detetar um atraso no pagamento fora do habitual? O Instituto da Segurança Social alertou para uma burla que levou à alteração do IBAN de alguns beneficiários. Possibilidade de alterar o IBAN online volta a estar disponível.

Alguns beneficiários da Segurança Social não estavam a receber apoios, como o abono de família ou o subsídio de doença, por o seu IBAN ter sido alterado por cibercriminosos. Segundo o Instituto da Segurança Social, houve "IBAN alterados na Segurança Social Direta sem intervenção dos beneficiários titulares das contas bancárias”. Para conter a burla, esteve suspensa a possibilidade de inserir ou alterar o IBAN online até que o Instituto da Segurança Social e o Instituto de Informática conseguissem reforçar a segurança no processo de inserção ou alteração de IBAN online. Atualmente. já é possível alterar o IBAN através da Segurança Social Direta.
Voltar ao topoNão recebi o abono. Como sei se o número da conta bancária foi corrompido?
Confirme o IBAN associado à Segurança Social seguindo os passos indicados na questão seguinte.
Voltar ao topoComo confirmar ou alterar o IBAN associado à Segurança Social?
Devido às burlas recentes, para informar a Segurança Social do número do IBAN ou fazer qualquer alteração a este nível, foi necessária a deslocação presencial a um serviço de atendimento com a entrega do respetivo comprovativo do banco. Agora, o serviço da Segurança Social Direta já voltou a permitir a alteração online. A Segurança Social garante maior proteção e segurança do que anteriormente. Para verificar o IBAN ou alterá-lo, siga os passos seguintes:
- Faça login na Segurança Social Direta.
- Aceda a Perfil > Conta Bancária.
- Verifique ou registe o IBAN. Depois do primeiro registo, o IBAN não fica automaticamente válido. Tem de juntar o comprovativo de titularidade da conta bancária e aguardar a validação do IBAN pelos serviços da Segurança Social. Este documento pode ser obtido junto do banco, presencialmente ou online. Confirme com o seu banco se a emissão do documento presencialmente acarreta algum custo. Em caso positivo, a emissão online, à partida, será uma alternativa sem comissões.
Não reconheço o número do IBAN associado ao meu perfil. Como ver se é burla?
De acordo com o Instituto da Segurança Social, em caso de suspeita de burla, deve contactar de imediato as autoridades competentes, como a PSP, a GNR ou a Polícia Judiciária. Neste caso, é possível recorrer à plataforma de queixas eletrónicas. Mas também deve contactar a Segurança Social por telefone (210 545 400 ou 300 502 502) ou através de um dos postos de atendimento da Segurança Social.
Voltar ao topoComo prevenir burlas com IBAN?
- Evite clicar em resultados do motor de busca para aceder ao site pretendido. O ideal é digitar o endereço eletrónico correto diretamente na barra de endereços. Certifique-se de que o endereço começa por “https”. Em caso de dúvida sobre a segurança de um URL, use a ferramenta da DECO PROteste para verificar o endereço.
- Se suspeitar de alguma atividade invulgar no seu computador ou tablet, faça uma verificação com o seu antivírus.
- Mantenha o antivírus sempre atualizado e altere com frequência as palavras-passe de acesso.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |