Dicas

Truques para estudar e ter sucesso na escola

Envolvimento da família nos assuntos da escola, boa postura do aluno à secretária e descanso – mas também atividade física diária – são alguns dos truques para ter bons resultados escolares. Descubra oito conselhos para garantir sucesso nos estudos.

16 setembro 2022
criança a estudar

iStock

Motivar a criança e acompanhá-la no percurso escolar são fundamentais para garantir o sucesso na escola. Deixamos-lhe oito conselhos para garantir as melhores condições de estudo.

Família envolvida garante sucesso

sucesso escolar é maior quando a família se envolve. Ler em conjunto, conversar sobre os assuntos, falar com os professores, participar nas atividades da escola e ajudar nos trabalhos de casa dão grande vantagem aos estudantes, sobretudo, até ao 6.º ano.

Sessões de estudo curtas, sem desconcentrações

A criança deve estar concentrada; por isso, jogos, televisão, telemóveis e internet ficam à distância quando os deveres chamam.

Vencida a primeira etapa, convém avançar com os trabalhos pedidos pelos professores para a aula seguinte. Quando há tarefas, é importante rever a matéria dada no dia.

As sessões de estudo curtas (20 minutos) são mais produtivas.

Encorajar crianças e jovens a estudar sozinhos

Encoraje a independência do seu filho. Estudos científicos comprovam que sabemos melhor o que descobrimos por nós próprios. Refletir sobre as questões e encontrar a solução é a melhor forma de aprender.

Seja paciente, encaminhe-lhe o raciocínio e resista em dar-lhe a resposta. Reveja os trabalhos, felicite relativamente ao que está bem e corrija os erros.

Brincar com a matéria da escola

Os esquemas e as imagens ajudam a memorizar aspetos mais complicados. Jogos com questões de resposta múltipla ou cartões com perguntas (como o trivial pursuit) são bons auxiliares.

Como preparar os testes?

Ensine o seu filho a definir prioridades, a pesquisar e a sintetizar a informação. Se tem um teste marcado, verifique se a criança está consciente da matéria a estudar. Divida os assuntos pelos vários dias, com revisões no dia seguinte ou passada uma semana, consoante o tempo que faltar para a prova. Este intervalo estimula a memória. Certifique-se de que o último dia não fica sobrecarregado.

Descansar e dormir bem

Descansar bem ajuda a aprender. Para saber quantas horas de sono o seu filho precisa, consulte o nosso dossiê sobre o sono. Na hora de o mandar para a cama, seja firme e não ceda a desculpas.

Estabelecer limites para a TV, por exemplo, ajuda a transmitir uma rotina de deitar.

Boa postura é essencial

Além disso, quando a criança não se senta corretamente, tem mais dificuldade em concentrar-se, pode perder interação com os professores e parecer inquieta. Uma postura confortável melhora a concentração e a destreza manual. 

Manter atividade física diária

Os miúdos dos 5 aos 18 anos precisam de 60 minutos de atividade física todos os dias. Deste modo, melhoram a saúde cardiovascular e dos ossos, mantêm um peso saudável, aumentam a autoconfiança e desenvolvem novas competências sociais.

O ideal é combinarem atividades aeróbicas moderadas (as que aumentam o batimento cardíaco e a respiração, mas que não impedem de falar ao mesmo tempo) com outras mais vigorosas. A maioria destas últimas também fortalece os músculos e os ossos. Ginástica, futebol, artes marciais e ciclismo são bons exemplos.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.